Especialistas apontam: pequenas empresas, com pouca ou nenhuma verba para publicidade, precisam estar bem colocadas na Internet para irem longe
Marina Pita
Um dos grandes desafios das pequenas empresas é entrar na lista de fornecedores de uma gama ampla de compradores, dizem os especialistas.
Muitas vezes, segundo eles, não basta ter um bom produto e preço competitivo, é preciso se fazer conhecer.
Por isso, aprender algumas técnicas para uma comunicação eficiente pode ser tão imprescindível quanto ter capital de giro para o futuro de um negócio.
A boa notícia é que a comunicação digital e, principalmente, a internet, permitiu que as empresas possam divulgar produtos e serviços a um público vasto.
E o custo disso é comparativamente mais baixo do que os tradicionais anúncios de jornal e de televisão.
As plataformas online estão cada vez mais intuitivas e as pessoas cada vez mais conectadas, o que favorece a divulgação dos pequenos negócios por meio da rede mundial de computadores.
O que nem todo mundo sabe, no entanto, são as regras que definem quem aparece e quem não ficará escondido no universo da internet.
Todas as ferramentas de buscas são regidas por algoritmos computacionais, que automaticamente definem quais sites e links aparecerão primeiro no resultado das buscas.
Estar entre os cinco primeiros resultados de uma busca pode significar um fluxo de pedidos e clientes crescentes.
Por isso, nada melhor do que criar um site que atenda, com cinco estrelas, aos requisitos dessas ferramentas de pesquisa na internet.
A primeira coisa que uma empresa precisa saber para se posicionar bem nas buscas online é conhecer que contexto e por quais palavras ela poderia ser procurada.
As palavras-chave devem aparecer com frequência no site, mas de forma natural.
O Google criou uma lista de dicas para ajudar a escolher as melhores palavras-chave, combinações e temas (veja link).
Mas também é interessante checar o sistema de análise de conversões online e verificar quais palavras trouxeram visitantes para o site.
Mas, além da parte de conteúdo, garantir uma boa estratégia para ser encontrado digitalmente depende, muitas vezes, da forma como seu site foi construído.
Por isso, quando for contratar alguém para executar um website, questione o desenvolvedor acerca das exigências para um bom ranqueamento online.
Ou mesmo se for fazer um site por conta própria, busque informações atualizadas sobre SEO (Search Engine Optimization), expressão em inglês que significa otimização de engenharia de busca.
Em 2012, o Google divulgou em vídeo algumas dicas para desenvolvedores de sites de pequenas empresas que podem ser valiosos.