O Ministério da Cultura (MinC) lançou o primeiro edital exclusivo que vai selecionar 90 empreendedores culturais para participarem da 7ª edição do Mercado de Indústrias Culturais Argentinas (MICA). Pela primeira vez, uma seleção pública da pasta levará realizadores do Hip Hop para rodadas de negócios e atividades formativas fora do país. O MICA 2023 ocorrerá entre 1º e 4 de junho, em Buenos Aires.
O valor total de R$ 793 mil destinado ao edital será utilizado para viabilizar a ida e a permanência dos selecionados, bem como o retorno ao Brasil. As inscrições estão abertas até 18h do dia 31 de março de 2023 neste link. Até o momento, foram recebidas mais de 300 inscrições. O chamamento público também está aberto a empreendedores culturais e criativos do audiovisual, circo, dança, teatro, design (incluindo moda), editorial, música e games.
Na área do Hip Hop podem concorrer produtores, grupos, companhias, coletivos, associações, cooperativas, redes, agentes, corpo técnico e artistas, performance e projetos multidisciplinares envolvendo os elementos do Hip Hop: breaking individual /grupo; DJ individual / grupo / beatmakers; graffiti; MC / beatbox individual / grupo; batalhas (MC’s, beatbox, beatmakers, breaking e DJ); e outros projetos multidisciplinares (debate, exposição, intervenção artística, vivência em podcast, literatura, palestra, sarau ou slam).
INOVAÇÕES — Outra novidade é que, pela primeira vez em editais de Mercados Criativos voltados à seleção de empreendedores culturais, as artes cênicas estão em setores separados. A mudança pretende garantir a mesma quantidade de vagas dos demais setores para o teatro, a dança e o circo, que até então "competiam" pelas vagas dentro do setor das artes cênicas.
Para tornar a seleção mais democrática, o Ministério da Cultura estabeleceu critérios regionais para liberação dos recursos que irão custear os gastos com a viagem. Cada pessoa selecionada receberá o valor de apoio correspondente à região em que mora (centro-oeste, nordeste, norte, sudeste ou sul), devendo apresentar comprovante de residência para permitir a verificação da informação. Será contemplado (a), pelo menos, um (a) empreendedor (a) por região brasileira, em cada setor, respeitando os critérios de pontuação do Edital.
INTERNACIONALIZAÇÃO — A chamada pública dá sequência à política de promoção internacional da cultura brasileira, estimulada pelo governo do presidente Lula. Com o evento, os Ministérios da Cultura brasileiro e argentino esperam impulsionar encontros entre os desenvolvedores, programadores, editores, diretores, produtores, técnicos e demais gestores culturais de todos os setores.
REGULAMENTO — O regulamento completo do edital está disponível para consulta neste link. Um tutorial para efetivar a inscrição pode ser acessado clicando aqui. No registro, os empreendedores culturais deverão escolher o perfil de participação (vendedor ou comprador). Entre os critérios de avaliação estão a diversidade, a representatividade, a inclusão e a criatividade das propostas.
MICA — Criado em 2011, o MICA é o evento central do sistema de políticas públicas voltado exclusivamente para a comercialização de produtos e serviços, e para o fortalecimento dos setores das indústrias culturais na Argentina e a nível internacional. O Mercado tem uma programação pensada para o fortalecimento dos vínculos institucionais, comerciais e artísticos entre países. Visa também a estimular reuniões entre instituições governamentais de cultura da Argentina e de outras nações, e incentivar a celebração de acordos de cooperação entre instituições culturais públicas e/ou privadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário