O secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), Amauri Barboza Toledo, e a diretora do Departamento de Políticas de Articulação e Atenção da Sepedi, Alcione Aparecida Vitório Ribeiro dos Santos, receberam nesta sexta-feira (9) o secretário de Desenvolvimento Social de Lorena, Cláudio Freitas; a educadora em Saúde, Tatiana Nunes Pazzini; a presidente e vice-presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de Lorena(CMDPD), Solange Bertolini e Ana Maria dos Santos, respectivamente.
Na oportunidade, os visitantes puderam também conhecer o fluxo de atendimento técnico da Sepedi a partir da demanda do disque 100, 156, Ministério Público, Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania por meio do Cras e Creas (Centro de Referência da Assistência Social e Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e Secretaria de Saúde.
E, ainda, sobre o funcionamento da parceria entre a Sepedi e o Instituto Pró+Vida, Vila Vicentina, Associação Lar São Francisco de Assis, em relação ao atendimento à pessoa idosa do município e com a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) em relação ao atendimento à PcD, na Residência Inclusiva.
“A Sepedi é referência na região e queríamos nos informar sobre as políticas públicas de Caraguatatuba para a pessoa idosa e pessoas com deficiência, mais de perto. Retornamos com muitas ideias inspiradoras para implantarmos no nosso município e continuaremos mantendo contato para estreitarmos as relações entre as nossas cidades”, declarou o secretário Cláudio Freitas.
A presidente do CMDPD, que é cadeirante, ressaltou que a inclusão da PcD começa com a acessibilidade. “Sou curitibana e tive acesso a espaços inclusivos desde cedo.Também tive uma família que sempre esteve ao meu lado, me incentivando nas minhas conquistas. A minha deficiência física não me impediu de ter uma ótima infância, adolescência, fazer faculdade, enfim, alçar voos. Ter acesso a locais, serviços, lazer, educação, enfim, é o principal”, afirmou.
O secretário e a diretora da Sepedi foram convidados a ir a Lorena para palestrarem sobre as experiências de Caraguatatuba.
“Foi um encontro muito agradável. A troca de conhecimentos entre municípios é sempre importante. Estamos à disposição para recebermos nossos vizinhos, em Caraguatatuba, como também levarmos nosso trabalho a outras cidades”, disse Toledo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário