A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Saúde, está promovendo um bate-papo em unidades escolares com alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) sobre a importância dos cuidados com a saúde na adolescência.
Na última semana, alunos dos 8º e 9º anos da EMEF Prof.º Luiz Silvar do Prado, no Casa Branca, participaram da atividade que contou com a presença da psicóloga Jaquelina da Silva, da assistente social Renata Ferreira, que integram a equipe do Pró-Mulher Caraguatatuba, além da equipe de enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACSs) da Unidade Básica de Saúde (UBS) Casa Branca.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, explicou que a ação tem como principal objetivo prover aos adolescentes informações sobre promoção de sua própria saúde, de forma que eles saibam evitar comportamentos que possam colocá-la em risco.
“O desenvolvimento de comportamentos de proteção à saúde na adolescência pode também ter um efeito positivo duradouro nas etapas seguintes da vida, focando na manutenção da saúde e reduzindo a necessidade futura de tratamento de doenças”, disse.
A equipe de profissionais abordou diversos temas sobre promoção da saúde e do autocuidado. Os alunos demonstraram muito interesse e puderam interagir com a equipe realizando perguntas, comentários e esclarecendo dúvidas.
Ao final, foram distribuídos exemplares da Caderneta de Saúde de Adolescente, produzida pelo Ministério da Saúde, que contém informações a respeito do crescimento e desenvolvimento desse grupo populacional,como hábitos de alimentação saudável, prevenção de violências e promoção da cultura de paz, saúde bucal, saúde reprodutiva além do calendário vacinal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário