Pelo menos 18 idosos e pessoas com deficiência (PcD) atendidos no Centro Dia do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso
(CIAPI) tiveram uma quarta-feira diferente. Eles foram passear e almoçar no Festival do Camarão de Caraguatatuba, muitos deles, experimentando o crustáceo pela primeira vez.
A turma foi acompanhada pelos cuidadores e a enfermeira Ticiane Baise, e a coordenadora técnica do Ciapi/Acalento, Karina Mello, explicou que as atividades externas fazem parte de ações para que os atendidos possam se integrar à comunidade.
No local do festival, os idosos e PcD tiveram oportunidade de experimentar um risoto de camarão feita na barraca do Valdir. A iniciativa foi de uma parceria entre a Acalento e a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). O grupo ainda foi agraciado com docinhos fornecidos pela Barraca da Edna.
Com um sorriso de orelha a orelha, Dona Julia Maria de Arruda, 95 anos, aguardava a chegada do prato enquanto apreciava o local “Eu não enxergo muito bem, mas tá tudo muito bonito e estou adorando o passeio”.
Sua amiga de Ciapi, Rosalice Santos Freitas, 60 anos, também estava feliz pela novidade. “Estou feliz porque vou comer camarão pela primeira vez”, disse antes de aproveitar a visita às tendas de artesanato arte.
Conforme Karina Mello, “sempre que possível, o Ciapi promove passeios com os idosos para locais que ainda não tiveram a oportunidade de ir, ou mesmo passar um dia agradável fora da instituição”.
Nesta quinta-feira (21) o passeio será com os idosos atendidos pelo Instituto Pró+Vida. O diretor de Cultura da Fundacc, Felipe Leite, disse que visita dos grupos abrilhanta ainda mais o Festival do Camarão.
Os idosos do Centro Dia passam a manhã e tarde no espaço que é destinado a ofertar o serviço da Proteção Social Especial, proporcionando atenção integral, cuidados básicos e promoção da qualidade de vida, preservando os laços familiares e comunitários para usuários com semidependência e vulnerabilidade social, entre idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência acima de 18 anos.
Os principais objetivos do Centro Dia são o de prevenir situações de risco social; evitar o isolamento; fortalecer vínculos familiares; atender necessidades básicas e ofertar cuidados básicos, possibilitando autonomia, entre outras.
O Ciapi fica à Avenida Jorge Burihan, 30, bairro Jardim Jaqueira e funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário