GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sábado, 26 de outubro de 2019

Paola Carosella ganha o prêmio causa social

A chef incendeia as redes sociais e lança chamas pela luta das causas em que acredita
Pela primeira vez, VEJA COMER & BEBER destaca uma personalidade da gastronomia que desenvolve uma ação social. A escolhida para a estreia desse prêmio essencial é Paola Carosella, cozinheira argentina que se tornou referência pela qualidade da comida servida no restaurante Arturito e na rede de lanchonetes La Guapa.

Uma das estrelas do reality MasterChef Brasil, está à frente do Cozinha & Voz, um projeto de capacitação culinária. A primeira turma de formandos surgiu no fim de 2017, quando Thaís Dumet, oficial técnica para América Latina e Caribe da Organização Internacional do Trabalho (OIT), conheceu a chef e perguntou se ela desenvolveria para a entidade um curso de culinária para pessoas que estivessem excluídas do mercado, como transexuais, gente em situação de rua, população negra e mulheres privadas de liberdade ou vítimas de violência doméstica.
Paola achou que poderia ir além — “Não queria ensinar só receitas” — e se propôs a qualificá-las profissionalmente. “Mostramos, por exemplo, como se organiza uma bancada e qual a postura que se tem em um ambiente profissional”, explica a chef.
De lá para cá, já foram atendidos aproximadamente 250 alunos de diferentes cidades do país em quinze turmas, cinco delas em São Paulo. Paola, que trabalha em parceria com a nutricionista Neide Rigo e a chef Fernanda Cunha, apresentou na capital um aprendizado para pessoas trans — são até vinte por vez. Cerca de 70% delas estão no mercado de trabalho. Da primeira turma, Karoline integra a brigada do Arturito.
Coisa importante, o curso de poesia ministrado por Elisa Lucinda e Giovana Pires, que ajuda na comunicação, diminuindo a timidez e fortalecendo a autoestima, é a primeira etapa do Cozinha & Voz.
“É um projeto de empregabilidade com o objetivo de gerar trabalho digno e inclusão na sociedade”, diz Paola, que não recebe um centavo pela atividade. Com isso, a chef que incendeia as redes sociais também lança chamas pela luta das causas em que acredita. De aplaudir.

Nenhum comentário: