GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Mais de 200 funcionários da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba concluem curso de Manejo Clínico de Aleitamento Materno

Duzentos e doze servidores das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Caraguatatuba receberam os certificados do curso de Manejo Clínico de Aleitamento Materno na última sexta-feira (30/08), no auditório da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), no Centro. O objetivo do curso foi atualizar os profissionais de saúde em relação à avaliação da mamada, traumas mamilares, dificuldades da amamentação, com foco para a diminuição do desmame precoce, apoio às mães com dificuldades para amamentar e prevenção da mortalidade materno infantil.

A cerimônia contou com a presença da presidente do Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, Samara Aguilar; da secretária adjunta de Saúde, Derci Andolfo; da secretária adjunta de Comunicação Social, Malu Baracat; da enfermeira responsável pelo Centro de Atendimento Materno Infantil e Banco de Leite Humano (CEAMI/BLH) da Secretaria da Saúde, Ana Cláudia Tripac; e da nutricionista da unidade, Lilian Gleicy Ehrlich.
A enfermeira Ana Cláudia Tripac, reconheceu o apoio da presidente do Fundo Social às iniciativas voltadas para o aleitamento materno. “Agradeço a primeira-dama Samara por sempre nos apoiar e compartilhar conosco todo o nosso histórico de amamentação no município. Uma enfermeira que não amamenta arrasta uma mãe, uma mãe que amamenta arrasta e fala da importância da amamentação, arrasta 10. Vocês partilharam com a gente a experiência de vocês e levaram o que nós temos no Ciame”, destacou.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samara Aguilar, disse que o prefeito Aguilar Junior busca a descentralização dos serviços públicos. “Não poderia ser diferente com a questão do aleitamento materno e ter hoje multiplicadores dessa ação é muito importante. Isso faz com que a gente demonstre o respeito que temos pelas pessoas nas suas mais diversas situações. O aleitamento materno é um momento de alegria. Muitas de vocês já amamentaram seus filhos e nós sabemos dos desafios e das dificuldades quando iniciamos esse processo”, revela. “A gente vê na televisão que é tão bonito quando uma criança nasce e é colocada no peito da mãe, mas isso exige uma energia muito grande para acontecer. No começo, nem sempre é fácil, a gente precisa de dedicação. Só tenho a agradecer a vocês por ter feito o curso com muito afinco. Então, façam a diferença na vida dessas famílias que estão nascendo ou crescendo”, recomendou.
As aulas ocorreram entre o 2º semestre de 2018 e o 1º semestre de 2019, nas UBS’s e na Escola de Governo da Secretaria de Administração, no Indaiá.
A enfermeira responsável pelo Centro de Atendimento Materno Infantil e Banco de Leite Humano (CEAMI/BLH) da Secretaria da Saúde, Ana Cláudia Tripac, e nutricionista da unidade, Lilian Gleicy Ehrlich, ministraram o treinamento.
A capacitação abordou tópicos relacionados à situação da amamentação, recomendações e políticas nacionais; vantagens do aleitamento materno; o papel das unidades básicas de saúde na promoção, proteção e apoio a amamentação; os dez passos para o sucesso da amamentação na Unidade Básica Amiga da Amamentação; anatomia da mama/ fisiologia da lactação/ pega e posição; ordenha, oferta de leite em copinho, translactação e relactação; composição do leite humano, problemas precoces e tardios da mama; problemas do bebê que dificultam a amamentação/ razões médicas; aceitáveis para complementação/ substituição do leite humano;  e problemas ortodônticos causados por bicos, chupetas e mamadeiras, entre outros assuntos.
O Centro de Atendimento Materno Infantil e Banco de Leite Humano (CEAMI/BLH) está localizado no interior do Centro de Referência da Saúde da Mulher (Pró-Mulher), na Avenida Artur Costa Filho, 2138 – Camaroeiro. O telefone é o (12) 3897-3500.

Nenhum comentário: