GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quarta-feira, 1 de agosto de 2018

O grande líder se faz com as suas ações e atitudes

Qual a maior virtude de um líder segundo o meu ponto de vista?

Não tenho nenhuma dificuldade em refletir nem em responder.

Para mim a maior virtude de um líder é a capacidade de servir. Os modelos de liderança estão sempre vinculados a um contexto de serviço. Mesmo que se definam as ferramentas, as estratégias e os objetivos, a equipe de liderados necessita ter os melhores recursos para serem os mais eficazes e eficientes possíveis. Um líder tem de facultar essas ferramentas e ser orientado a municiar ou a servir a sua equipa. Mais do que delegar, responsabilizar, auditar, decidir, o líder tem de servir.
Quando serve, confia e recebe confiança, dá exemplo aos seus liderados do valor mais importante.  

Assim como na vida publica, devemos orientar todos aqueles que necessitam de apoio, não existe um modelo ideal, mas o líder deve aproximar, fideliza e vincula por muito tempo o relacionamento interpessoal de seus colaboradores e que outros que o servem.

Acredito que o líder não pode ficar refém ou a espera de respostas vinculadas à autoridade, comunicação, trabalho de equipa, delegação. O líder tem que surpreender com o valor que venham permitir os maiores resultados na minha vida profissional e social.


Diria que o primeiro valor seria a gratidão. A gratidão por ter a oportunidade de liderar. Mostrar a alegria que a liderança pressupõe e a oportunidade da mesma, permitindo aos liderados entender que não é uma chatice, mas uma bênção. A gratidão por poder servir. A gratidão com os primeiros, com os seguintes e com os resultados finais. Isso cria um ambiente de gratidão e uma resposta positiva orientada à solução e não ao problema.

Espero que seja um líder mais do que um chefe. Chefes há em todos os lados, líderes há muito poucos verdadeiramente inspiradores.

Nenhum comentário: