GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

terça-feira, 27 de março de 2018

Equipes Gestoras da Rede Municipal de Ensino de Caraguatatuba passam por curso de Primeiros Socorros

A Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba, em parceria com o Corpo de Bombeiros, realiza o curso de reciclagem em primeiros socorros para diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos das unidades escolares. O treinamento vem sendo realizado desde segunda-feira (26/03) e será encerrado na quarta (28/03), na Secretaria de Educação, no Indaiá. Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADI’s), Agente de Apoio Escolar (AAP) e inspetores de alunos farão o curso em abril.

O objetivo é o de atualizar os profissionais sobre as Diretrizes Internacionais de Primeiros Socorros e Reanimação em situações de desmaio, crise convulsiva, crise epilética, engasgamento, queda e parada cardíaca.
O workshop foi ministrado pelo bombeiro Sidomar Gonçalves de Oliveira, que deu dicas importantes sobre a manobra de Heimlich, feita em caso de engasgo. “No caso de crianças com até um ano, colocá-la apoiada em um dos braços e com a outra mão, efetuar massagem cardíaca na altura dos mamilos e, posteriormente, colocá-la de bruços inclinada um pouco para baixo e dar tapas nas costas. Em crianças maiores, ajoelhar e abraçá-la por trás, na altura do umbigo e pressionar com força o diafragma. O mesmo em adultos, porém de pé”, ensinou.
De acordo com Sidomar, desmaios são causados pelo excesso de calor, falta de alimentação, problemas neurológicos, queda de pressão arterial, falta de oxigenação no cérebro, insolação, entre outras causas. Neste caso é preciso deixar o paciente confortável, ou seja, tirar os sapatos, desafivelar o cinto, por exemplo. “Não deem água pura ou com açúcar, nem uma pitada de sal, nem passem álcool nos pulsos. Não chacoalhem a pessoa, ela voltará à consciência em pouco tempo”, afirmou.
No caso de ataque epilético ou convulsão, o socorrista deve proteger ou segurar a cabeça do paciente contra batidas no chão. Deve tentar virá-la de lado para que ela não sufoque com a saliva e tirar qualquer obstáculo do caminho. Colocar uma toalha entre os dentes, nunca a mão, dedos, colher ou qualquer outro objeto. Evitar que se forme multidão ao redor. Conduza o paciente ao hospital em seguida. “Não tenham medo de prestar socorro nessas situações. Manter a calma é o principal”, afirmou.
As manobras foram praticadas em bonecos de treinamento de diferentes tamanhos, disponibilizados pelo Corpo de Bombeiros.
O instrutor explicou ainda que nas quedas, deve-se avaliar se houve fratura ou não, antes de movimentar o indivíduo. Também falou sobre a febre alta: “Um banho morno é aconselhável”.
A vice-diretora do CEI Severino Vitoriano dos Santos (Jardim Gaivotas), Patrícia Helena Pereira, aprovou a capacitação. “As instruções foram muito úteis, porque quem lida com bebês e crianças tem que estar preparado para tomar atitudes rápidas nessas situações”, comentou.
A diretora da EMEI/EMEF Masako Sone (Pegorelli), Angela Oliva Zarella, concordou com a colega: “Relembramos cursos passados e atualizamos as regras internacionais de reanimação cardiopulmonar. Quem lida com crianças tem sempre que ficar de olho”, resaltou.
Já a coordenadora pedagógica do CEI/EMEI Prof. Francisco Assis de Carvalho (Perequê-Mirim), Vanessa Nazareth, disse que foi importante tirar as dúvidas. “O principal mesmo é manter a calma para prestarmos o primeiro atendimento e chamar o resgate”.
Em qualquer situação deve-se acionar a Polícia Militar pelo número 190, Corpo de Bombeiros pelo 193, SAMU pelo 192 ou Polícia Rodoviária Federal pelo 191.

Foto 1 #PraCegoVer Pessoas sentadas em cadeiras azuis em um formato de "U" de frente para um homem vestido em farda de bombeiro e uma mulher de jeans e camisa preta ao lado de um projetor.
Foto 2 #PraCegoVer Foto diagonal de pessoas sentadas em cadeiras azuis assistindo a um homem vestio em farda de bombeiros. Há bonecos de treinamento de salvando no chão em colchonetes azuis.
Foto 3 #PraCegoVer Homem vestido em farda de bombeiros apoiando a cabeça de um boneco de treinamento em suas mãos, encima de um colchonete azul.

Nenhum comentário: