GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Palestra sobre competências socio-emocionais para professores lota Teatro

O escritor, palestrante, consultor organizacional, mestre em neuropsicologia, Eduardo Shinyashiki, cativou os professores da rede municipal de Caraguatatuba presentes no Teatro Mario Covas na noite de terça-feira (3), com sua palestra “Competências Socioemocionais na Educação: Integração entre o Sentir e o Aprender”.

O encontro promovido pela Secretaria de Educação em parceria com a empresa Planneta teve por objetivo proporcionar uma reflexão sobre as práticas diárias na escola e na vida pessoal e sobre como compreender e gerir emoções, definir e atingir metas, sentir e mostrar empatia com os outros, manter relações positivas e tomar decisões responsáveis.
Na abertura, o secretário de Educação, Ricardo Ribeiro, deu boas-vindas ao público e destacou a importância da habilidade de resolver conflitos e lidar com as frustrações no dia-a-dia. “Isso é o que a empresa mais espera do seu funcionário hoje em dia”, afirmou.
Durante a explanação, Shinyashiki disse que a educação oferecida, atualmente, não prepara para a vida e sim para ter conhecimento. Para ele, o aprendizado deve vir de maneira inovadora e não por métodos repetitivos e tradicionais. O ideal, de acordo com o palestrante é que cada pessoa saia do “piloto automático” e faça o seu trabalho de forma diferente e divertida.
“Não é quanto de tempo a gente tem para estar com um filho, aluno, com a pessoa que se ama, por exemplo. Mas o que a gente faz com o tempo que tem. É fazer a diferença com o tempo que se tem”, destacou.
Outro ponto ressaltado pelo escritor é que as pessoas devem reconhecer e exercitar a gratidão antes mesmo que a vida lhe dê em troca. “Qual é a estratégia vencedora no mundo de hoje? A resposta está na capacidade de se comunicar, de influenciar pessoas, de exercer a humildade para pedir o que precisamos e de saber pedir”, pontuou.
“Comunicação é a capacidade de tornar algo em comum e para se comunicar bem, é preciso escolher bem as palavras, o tom de voz e a entonação  e, principalmente, a expressão corporal”, afirmou.
A professora do CEI/EMEI Leonor Mendes de Barros, no bairro Travessão, Adriana Matos, disse que a palestra contribuiu para fazer uma reflexão da postura na vida pessoal e no trabalho.
A colega da EMEF Prof. Alaor Xavier Junqueira, no Travessão, concorda: “Chegar na sala de aula com postura e alto astral com certeza motiva o aluno”.
Já Andrea de Lima Martes, da EMEI/EMEF Benedito Inácio Soares, no Massaguaçu, disse que a palestra cumpriu o papel de despertar a motivação. “A mensagem que ficou para mim, é de que com gratidão, união dentro da escola e bom humor podemos fazer um excelente trabalho”, completou.

Nenhum comentário: