Dados divulgados pela Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, por meio do Comitê Municipal de Vigilância à Violência (COMVIV), apontam que de janeiro a agosto de 2017 foi detectado um alto número de ocorrências de suicídios e violência autoprovocada.
Foram 37 tentativas de suicídio (maioria dos casos com mulheres que tentam a intoxicação com remédios) e 52 lesões autoprovocadas (maioria dos casos com jovens que entraram em grupos de desafios).
Para reduzir essa estatística, o COMVIV está estruturando um plano de combate ao suicídio. A intenção é levar o tema para discussão nas escolas e em órgãos públicos com grande alcance de pessoas, como os Centros de Referência de Assistência Social.
De acordo com a presidente do Comitê, Lídia Ferreira, é fundamental levar esse tema para discussão pública. “Precisamos entrar nas escolas, falar com as famílias, para que possamos ter sucesso na redução de casos de violência autoprovocada e suicídio. Vamos capacitar nossos profissionais para que eles sempre consigam detectar e ajudar pessoas nesta situação”, afirmou.
Ao todo, foram registradas 253 notificações de violência na cidade. Os casos se referem às violências física, psicológica, sexual, autoprovocada, tortura e registros de abandono.
Das 253 notificações, 209 foram contra mulheres (82%) e 44 contra homens, sendo que, no caso da violência contra mulheres, o ato é praticado na maioria das vezes pelo cônjuge ou ex-cônjuge.
Decreto
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, assina no próximo dia 5 de outubro o decreto que cria o Comitê Municipal de Vigilância à Violência (Comviv), que terá grande papel no combate à violência no município, englobando serviços de atendimento oriundos de diversas secretarias municipais.
A intenção do órgão é levantar e analisar casos de violência na cidade, elaborar um fluxo de atendimentos e estabelecer políticas para diminuir o número de ocorrências.
O Comitê será formado por 23 membros e terá representantes das Secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social, Segurança, Educação, Assuntos Jurídicos, Esportes e Fundacc, além da Casa de Saúde Stella Maris e os Conselhos Tutelar, do Idoso, da Pessoa com Deficiência, da Condição Feminina, dos Direitos da Criança e do Adolescente, de Saúde e da Assistência Social.
Lucas Bueno
Nenhum comentário:
Postar um comentário