A Prefeitura de Caraguatatuba ampliou o quadro da equipe multidisciplinar do setor de Educação Inclusiva – fonoaudiólogas, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais -, visando aumentar o número de atendimentos dos alunos com necessidades educacionais especiais (NEE). Hoje são 389 atendimentos por mês e a meta é elevar esse número para 670.
Na prática, os Centros de Referência para Inclusão Escolar e Social (Cries Sul, Centro e Norte) no Perequê-Mirim, Tinga e Casa Branca intensificarão os atendimentos realizados às crianças de forma pluridisciplinar.
O Cries é um espaço de intervenção especializada, que engloba ações de Educação, Saúde e Assistência Social.
Tem o objetivo de potencializar o desenvolvimento e a funcionalidade dos NEE que estão no ensino regular, para atendimentos com especialistas diversos e de Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Esses profissionais também atuam nas unidades escolares realizando orientações à equipe escolar e também aos pais ou responsáveis pelos alunos.
Serão retomados, ainda neste semestre, o grupo de pais/mães com vivências e orientações visando auxiliar de forma pontual sobre as questões que envolvem o contexto familiar, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento do aluno.
De acordo com a diretora da Divisão de Educação Inclusiva, Adriana Coelho, a parceria com a Secretaria de Saúde para o atendimento nas áreas de saúde mental e especialidades médicas também é fundamental. Assim como a parceria com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), por meio de encaminhamentos para cadastro do Código Internacional de Funcionalidades (CIF), aquisição de equipamentos de tecnologia assistiva e equoterapia.
A equipe de supervisão de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação atualmente é formada pela diretora Adriana Coelho, as supervisoras Josiane Alcântara e Maria Tereza Daniel e a coordenadora Juliane Ribeiro.
Segundo o prefeito Aguilar Junior, com a chegada de novos profissionais, a Secretaria de Educação terá mais agilidade nas entrevistas técnicas. “Com isso, vamos identificar as necessidades educacionais e intensificar os cuidados com estes alunos”, explica.
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