GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Caraguá reúne primeiras damas do Litoral Norte Apresentação dos trabalhos do Fundo Social de Solidariedade foi um dos principais destaques

Na tarde de quinta-feira (3/11), as futuras primeiras damas de São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela estiveram em Caraguá para conhecer os trabalhos do Fundo Social de Solidariedade do município e discutir sobre uma possível proposta de parceria entre as cidades. 

As convidadas conversaram com o prefeito Antonio Carlos e com a Presidente do Fundo Social de Solidariedade de Caraguá, Eloiza Andrade Antunes, que após o bate papo as acompanhou durante a visita aos projetos sociais.

No início do encontro, todos foram convidados a assistir o vídeo de prestação de contas de Caraguá, no gabinete do prefeito, referente às suas duas últimas gestões, e puderam observar a importância da construção das políticas públicas, que são essenciais para o desenvolvimento do município. 

A visita contou com a presença de Michelli Veneziani, primeira dama de São Sebastião; Julia Tenório, primeira dama do município de Ilhabela; Sandra Sato, primeira dama de Ubatuba, e demais assessores. Também estiveram presentes ao encontro, a secretária  adjunta de Desenvolvimento Social e Cidadania, Patrícia Botelho; o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Marcelo Paiva; a representante do Fundo Social de Solidariedade de Caraguá, Andréa Parleta; e, o representante do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Jefferson Froes.

Logo depois, os convidados se dirigiram à sala da Chefe de GabineteEloiza, que falou sobre a importância das políticas públicas sociais para o município. Em seguida, todos foram convidados a conhecer as sedes dos Fundos Sociais de Solidariedade nos bairros Morro do Algodão e Travessão. 

No decorrer do encontro, Eloiza explicou que a atual administração exercita a solidariedade educativa, criando programas e ações que visam o resgate da dignidade humana, a capacitação profissional, a geração de renda e emprego. 

A secretária Patrícia, explicou que o Fundo Social de Solidariedade trabalha em parceria com todas as secretarias de Caraguá e, em especial, com aquelas que apresentam maiores demandas sociais, como a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e a Secretaria de Serviços Públicos. 

Durante a visita à estrutura no bairro Travessão, Eloiza mostrou aos convidados que o Fundo Social de Solidariedade desenvolve os seguintes projetos: Campanha do Agasalho, Customização de Escola de Moda, Padaria Artesanal, Praça do Exercício do Idoso, Projeto Bazar Solidário, Projeto Kit Bebê, Projeto Atender, Projeto Geração de Renda e Pólo da Construção Civil. 
São ainda ofertadas aulas para os cursos de pedreiro, encanador e assentador de piso e azulejos

Já no Centro Comunitário do Morro do Algodão, são oferecidos cursos de Padaria Artesanal, aulas de dança e teatro, música e teclado, violão, violino, violoncelo e cavaquinho, artes plásticas, cerâmica e artesanato, manicure e estética e cabeleireiro.

No Centro Integrado de Atividades Sociais, Culturais e Esportivas (CIASC) no Perequê-Mirim, os convidados visitaram as oficinas de arte, música e dança, além do Centro Integrado de Desenvolvimento Educacional (CIDE), onde são oferecidos os cursos de Padaria Artesanal, aulas de violão e teclado, bateria, cabeleireiro, artes e dança. 

Os cursos são realizados pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, em parceria com o Governo Municipal, por meio do Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba e Secretaria de Assistência Social.
Mais tarde, o grupo foi recebido no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI) e na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), pela secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Ivy Monteiro Malerba.
Ivy explicou que a SEPEDI surgiu para contribuir com as políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e dos idosos. Ela apresentou aos convidados as salas de apoio aos conselhos municipais, a sala de capacitação e o salão de aulas, onde são realizadas diversas atividades, como dança, bailes e festas de aniversário. 

Já no CIAPI, os convidados conheceram a sala de descanso dos idosos, sala de cine-video, sala de leitura e aprendizagem, sala de estimulação cognitiva, sala de artesanato, sala de atividades corporais, academia adaptada, oficinas de culinária e artes. 

Na sala de reunião, a secretária mostrou aos convidados um vídeo sobre a importância do tratamento das pessoas com deficiência e idosos, a capacitação para o desenvolvimento humano funcional e o envelhecimento ativo e saudável. Ressaltou ainda que é essencial estimular a participação social e o desenvolvimento por meio de oficinas e cursos. “A transformação está nas mãos de cada um de nós, e a missão da SEPEDI é transformar o olhar de todos”, concluiu Ivy. 

Ao final do encontro, Eloiza agradeceu à participação e colaboração de todos que compareceram e puderam tomar conhecimento das estruturas das políticas públicas do município. 

Secretaria de Comunicação

Nenhum comentário: