GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Manhã Saudável encerra Semana do Idoso Idosos se divertem com tai chi chuan, zumba, stand up paddle, caiaque e até arborismo

A 5ª Semana de Valorização ao Idoso terminou no sábado (8), com uma “Manhã Saudável”, que reuniu idosos, familiares e amigos na Base de Esportes e Lazer Adaptado, na praia do Centro. O evento organizado pela secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI) teve início no dia 5.
A manhã de lazer começou com aula de Tai Chi Chuan, ministrada pelo professor Cleber Dias. Em seguida houve uma parada para descanso e o público pôde usufruir de uma mesa de café, suco e frutas variadas. Depois foi a vez da professora de Zumba, Thieli Nunes Baréa, movimentar a galera com coreografias bem animadas.
Como o dia foi ensolarado, alguns foram desfrutar do projeto Praia Acessível, que proporciona o banho de mar por meio de cadeiras anfíbias, passeio de caiaque ou na prancha de stand padle, com o acompanhamento de monitores.
Outros corajosos foram praticar o arborismo (estruturas – pontes, cabos de aço, redes – que interligam árvores em um caminho suspenso), no Espaço Aventura.
A aposentada Sueli Costa Machado, 67 anos, disse que foi um desafio pessoal o de enfrentar o percurso, mesmo com medo. Presa por um cabo de aço a oito metros do chão, Sueli passou de uma árvore a outra, ora por uma ponte de madeira, ora de pé por uma malha de naylon, ora por um cabo de aço.
Depois foi a vez do marido, Antonio Machado, 72 anos. “Voltei no tempo quando subia em goiabeira, mangueira e jaqueira. O arborismo me fez sentir mais jovem. Foi maravilhoso”, disse.
Já Vera Rezende, 52 anos, que teve um acidente vascular cerebral aos 35 anos e ainda hoje luta contra as sequelas da paralisia dos membros superiores e inferiores, disse que apesar do medo ficou repetindo durante o percurso para si mesma: “Eu consigo, eu consigo, eu consigo”. Há 10 anos em Caraguá, Vera também freqüenta o CIAPI onde faz alongamento, artes, musculação, hidroginástica e aulas com uma fonoaudióloga. “Os professores são ótimos”, afirmou.
Na avaliação da secretária da SEPEDI, Ivy Monteiro Malerba, a missão foi muito bem cumprida.
“Nesses últimos cinco anos avançamos em conquistas para fortalecer o envelhecimento saudável e ativo; o empoderamento da pessoa idosa enquanto cidadão e preparar Caraguá para ser uma cidade amiga do idoso” afirmou Ivy Malerba.
Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário: