GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Comissão da Saúde visita UBS da Tabatinga

Na manhã da última sexta-feira os integrantes da Comissão de Assuntos Relevantes da Saúde da Câmara Municipal de Caraguatatuba, composta pelos Vereadores Aurimar Mansano - presidente, Agostinho Lobo de Oliveira (Lobinho) - relator e Petronilio Castilho dos Santos (Loro Castilho) - membro, estiveram inspecionando a Unidade Básica de Saúde da Tabatinga
Os parlamentares, como fazem em todas as visitas, conversaram com algumas pessoas que estavam no local para ouvir a opinião em relação ao atendimento na UBS e receber reivindicações.
Aurimar, Lobinho e Loro Castilho tomaram conhecimento que no local há médico apenas as terças-feiras, e que nas quintas e sextas há a presença de enfermeiros que fazem a triagem.
Nas quartas-feiras há também o atendimento de um dentista. Os casos de maior urgência quando acontecem são encaminhado para a Unidade Básica de Saúde do Massaguaçu.
Como já haviam constatado em outras unidades, a comissão de saúde manifestou grande preocupação com a demora para atendimento de algumas especialidades.
As informações colhidas dão conta que uma consulta do médico vascular tem uma demora de um ano e meio. Neurologista seis meses, cardiologista de três a quatro meses e oftalmologista dois meses.
Durante a visita, a mãe de uma paciente, Madalena Santos, reclamou da médica Dra. Patrícia Cardoso que em certa ocasião, sem ter nenhum paciente para atender se recusou a atender sua filha por falta de agendamento.
A CAR da saúde já esteve este ano fiscalizando outras unidades básicas de saúde, como as do bairro do Massaguaçu, Jaraguazinho, Tinga, Porto Novo, Morro do Algodão e Perequê-mirim. A Casa de Saúde Stella Maris também recebeu os vereadores, que puderam conhecer melhor a nova gerente responsável.
O presidente da comissão, Aurimar Mansano, participou da reconciliação entre as irmãs e o Poder Executivo. No final de setembro, foi realizada uma audiência pública para tratar sobre a saúde em Caraguá, no plenário da Câmara Municipal.


Nenhum comentário: