GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Funk “educassão”




ATENÇÃO: Vídeo não recomendado para menores de 18 anos.
O vídeo acima já foi visto por mais de 1,6 milhão de pessoas no Youtube. Quatro alunas (provavelmente menores de idade) dançam funk na sala de aula de uma escola não identificada. Sugere-se que a apresentação pra lá de sensual seja um trabalho “curricular” do grupo. Não há confirmação dessa informação.
Independente do que motivou as moças a dançarem desta forma, o que intriga é o local da apresentação – uma sala de aula – e a aparente “felicidade” do que parece ser a “professora” da turma, que surge de relance aos risos durante a gravação feita pelos próprios alunos. Professora, não. Animadora de plateia.
Sou do tempo em que os alunos se levantavam em sinal de respeito quando o professor, tratado como mestre, entrava na sala. A sala de aula era um local quase sagrado porque havia ali transmissão de conhecimento e de valores. Não é o que vimos no vídeo. Não há qualquer construção intelectual em curso nem o estímulo ao pensamento crítico. Há sim a exibição de corpos ainda não totalmente formados em movimentos sensuais. Só isso.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 18% da população brasileira acima de 15 anos são analfabetas funcionais. Pessoas que mal conseguem interpretar uma simples frase ou mesmo escrever o próprio nome. De que adiante ser a sétima economia do mundo e ter índices tão decepcionantes como este? Precisamos reverter essa situação. É urgente.

Nenhum comentário: