Município lidera pelo terceiro ano ranking das cidades mais violentas do Estado de São Paulo
A Prefeitura de Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, publicará em 15 dias edital para contratação de agentes de segurança, que devem começar a atuar em dezembro, quando começa a temporada de verão. Os guardas municipais deverão portar pistolas 380 e ter carabinas calibre 12 para situações mais graves. O efetivo será de 80 homens (20% do sexo feminino).
Caraguatatuba lidera pela terceira vez o ranking de cidades mais violentas do Estado. Segundo levantamento da Secretaria de Segurança Pública sobre os indicadores de violência em 2013, divulgado em 27 de janeiro, o município apresentou taxa de 28,3 homicídios por 100 mil habitantes. A taxa média do Estado ficou em 10,5.
O prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB) diz que só agora sentiu necessidade de um reforço policial na cidade e nega que a ação esteja ligada aos resultados do último índice de violência. Apesar de ter decidido criar a guarda armada, o prefeito contesta a pesquisa e diz que ela não leva em consideração a população flutuante da cidade, que chega a triplicar na alta temporada.
“Esses dados estão errados. Eu nunca pensei antes em implantar guarda, porque sempre confiei no trabalho da Polícia Militar. Mas acho que a cidade está crescendo e agora é preciso ter um reforço policial”, disse o prefeito à “Folha de S. Paulo”. São Sebastião e Ubatuba são as outras cidades do litoral norte paulista que têm Guarda Civil municipal armada.
O Blog do Guilherme Araújo é um canal de jornalismo especializado em politicas publicas e sociais, negócios, turismo e empreendedorismo, educação, cultura. Guilherme Araújo, CEO jornalismo investigativo - (MTB nº 79157/SP), ativista politico, palestrante, consultor de negócios e politicas publicas, mediador de conflitos de médio e alto risco, membro titular da ABI - Associação Brasileira de Imprensa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário