GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

domingo, 1 de dezembro de 2013

Montagem de Piscina no Minhocão é adiada no Centro de SP Intervenção não foi autorizada pela Prefeitura de São Paulo. Piscina teria 50 metros de comprimento e 30 centímetros de profundidade.

Piscina será instalada em pista do Minhocão. (Foto: Luana Geiger)

O projeto de montar uma piscina de 50 metros de comprimento e 30 centímetros de profundidade neste domingo (1º) no Elevado Costa e Silva, conhecido como Minhocão, na região central de São Paulo, foi adiado após a Prefeitura negar o pedido de autorização. A intervenção faria parte da 10º Bienal de Arquitetura de São Paulo, que este ano trouxe como conceito novos modos de fazer e usar a cidade.
A nova data para a instalação da "Piscina no Minhocão" ainda não foi informada. Apesar do adiamento do piscinão, estão previstas neste domingo outras atividades culturais no lugar, como a apresentação de DJs ao longo do dia e oficinas artísticas.
Organizado pela arquiteta Luana Geiger, de 39 anos, em parceria com o movimento Baixo Centro, o evento teria uma piscina rasa e preenchida com água tratada com cloro e trazida por quatro caminhões-pipa. A intenção é que visitantes pudessem entrar e usar a piscina à vontade. A ação é inspirada em iniciativas anteriores do artista carioca Hélio Oiticica e da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi. Para a montagem da piscina, foi arrecadado dinheiro de doações pela internet.
A meta do projeto era alcançar R$ 6.785 em colaborações, com o uso da plataforma virtual Catarse. Entre os materiais financiados, estavam as ferramentas necessárias para a montagem da piscina, a contratação de caminhões-pipa, material gráfico e equipamento de som.
A organização do evento convida a população para levar piscinas montáveis, bolinhas, boias, papel celofane, tecidos azuis, roupas de banho e qualquer utensílio que enfeite e transforme a cidade por pelos menos algumas horas.
Luana participa de ações do movimento Baixo Centro desde o ano passado, quando ajudou a lavar as vias debaixo do Minhocão usando um caminhão-pipa e jogando rosas e água de cheiro na pista. De acordo com a arquiteta, é difícil participar com frequência de iniciativas do movimento, já que ela é moradora de Bragança Paulista, cidade do interior de São Paulo, e as ações acontecem na capital.
Desde 2012, o movimento Baixo Centro organiza eventos que utilizam o espaço do Minhocão para diferentes atividades culturais.
No Festival Baixo Centro,  Minhocão foi transformado em parque (Foto: Letícia Macedo/G1)Ação proposta por Luana fez 'lavagem' das ruas sob Minhocão em 2012

Nenhum comentário: