GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Romário puxa votos para candidatos do Nordeste


Romário puxa votos para candidatos do Nordeste

Pendurar as chuteiras parece mesmo não estar nos planos de Romário. O cara que  jogou futebol até os 41 anos, decidiu entrar na política e fazer adiferença. A decisão botou em jogo a já consagrada imagem de ídolo do esporte. Mas o Baixinho precisou de pouco tempo para mostrar que manteria a fama de artilheiro: em apenas dois anos como deputado federal já marcou muitos gols em Brasília.
 
O ex-jogador está tão à vontade na nova função que não conseguiu ficar distante nem da disputa eleitoral deste ano e entrou em campo para ajudar companheiros de partido nas disputas municipais. Em apenas quatro dias, de 11 a 15 de setembro, o deputado carioca visitou 14 cidades, em seis estados do Nordeste. A agenda foi disputada por candidatos do País inteiro.
 
A programação incluiu os estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão. Agenda fechada minuciosamente pelo líder do PSB na Câmara dos Deputados,Givaldo Carimbão (AL). “Levamos mais de um mês para construí-la. Ele ainda tem visitas programadas em estados do Centro-Oeste em cidades de São Paulo”, conta.
 
Pernambuco foi o primeiro destino. Em Recife Romário gravou para o candidato a prefeitura que lidera as pesquisas, Geraldo Júlio. Em seguida participou de atividades em Igarassu e Camaragibe. Nas últimas duas cidades ele sentiu o que estava por vir, a popularidade adquirida na antiga profissão tirou centenas de pessoas de casa. Muito empurra-empurra, acenos, pedidos de fotos e autógrafos.

Influência

A dúvida era se apenas a imagem do ex-jogador seria capaz de influenciar as disputas municipais. Mas depois de visitar algumas cidades a dúvida já não pairava na ar. Do meio da multidão surgiam mães e pais com crianças com Síndrome de Down no colo, queriam mais que um abraço, queriam agradecer o trabalho de inclusão das pessoas especiais que o parlamentar tem feito. Na capital de Alagoas, Romário era esperado nas ruas do comércio por cadeirantes que também queriam abraçar o novo ídolo, aquele que agora faz gols pela acessibilidade. 
 
Em Petrolina, Romário foi convidado a participar do lançamento de um Plano de Governo em Braile. "Não poderia lançar este documento sem a
 presença da pessoa que mais luta pelas pessoas com deficiência hoje no Brasil", disse Fernando Filho (PSB). O Plano de Governo foi entregue a representantes do CCD - Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência - , a entidade disponibilizou o material aos deficientes visuais da cidade. De acordo com Fernando Filho, Petrolina tem 300 mil habitantes, 60 mil com algum tipo de deficiência.
 
Em Aracaju, onde fez campanha para Valadares Filho, a presença de Romário e do governador de Sergipe, Marcelo Deda, reuniu uma multidão em um dos bairros mais populares da cidade, o Bugio. A empolgação das pessoas nas ruas e o jingle em ritmo de axé transformou a carreata em carnaval fora de época. O deputado carioca elogiou o colega da Câmara de Deputados. Ressaltou a importância de pessoas jovens e íntegras na política e até arriscou prever um aumento nas intenções de voto. "Acho que depois dessa visita ele sobe uns quatro pontos nas pesquisas. Se tiver segundo turno, volto aqui para ajudar ele", prometeu Romário.  Valadares está em segundo lugar nas pesquisas. 
 
A mobilização que o ex-atacante estava causando nas cidades começou a incomodar. Deputados e senadores que apoiavam candidatos adversários ligaram para pedir incisivamente que Romário desistisse de algumas agendas. Temiam a influência nas pesquisas. E essa confirmação não demorou a chegar. De acordo com o deputado federal Domingos Neto (PSB-CE), só o anúncio da visita de Romário à cidade de Tauá (CE) para apoiar a candidata Patrícia Aguiar influenciou as intenções de voto. A pesquisa estimulada do Ibope realizada entre os dias 10 e 11 de setembro, véspera da visita do ex-jogador, deu 68% de vantagem para a candidata. 

Depois de visitar quatro cidades no sertão cearense, o parlamentar seguiu para o último destino desta maratona no Nordeste. Pegou um vôo de duas horas para Santa Inês, no Maranhão. Mas não conseguiu pousar na cidade, já passava das 18h e a pista não tinha iluminação. Era fim de jogo, última cidade da agenda, milhares de pessoas esperando o Baixinho. Ele, então, desembarcou em São Luiz e enfrentou mais de três horas de viagem de carro, chegou depois das 23h e não decepcionou. "Foi o maior comício que já teve em Santa Inês", testemunhou o candidato Ribamar Alves (PSB).

E a pequena cidade no interior do Maranhão talvez também tenha presenciado um dos maiores discursos do Romário político. Falou emocionado por quase dez minutos sobre a importância do voto consciente e das consequências para quem vende seu voto. Por fim, agradeceu a população. "Todo meu cansaço, a correria desta viagem, vale a pena quando recebo o carinho de vocês". E pegou a estrada novamente,  embarcou para o Riode Janeiro, onde tinha compromissos políticos na manhã seguinte.

Nenhum comentário: