GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Escolher e Usar Óleos de Massagem


Escolher o óleo de massagem adequado é quase tão importante como massajar a pessoa.


O principal objetivo dos óleos de massagem é lubrificar a pele para reduzir a fricção enquanto aplica as técnicas de massagem. Ao usar o óleo de massagem fará com que a pele fique mais maleável e fácil de massajar.

O óleo de massagem previne irritações, comichões da pele. O óleo de massagem atua ainda como base para óleos essenciais aromáticos.

Atributos dos Óleos de Massagem

Há vários atributos que podemos comparar quando queremos optar por um tipo de óleo. A forma como se espalha, facilidade como é absorvido, as suas capacidades de mistura e o cheiro.

Outros fatores a considerar sobre óleos de massagem são os preços, a facilidade de limpeza e a forma como é processado.

O melhor tipo de óleo para massagem é o extra-virgem, pois tem um elevado grau de pureza e a maioria dos nutrientes naturais.
  • Óleo de Massagem de Amêndoas – provavelmente o mais usado. Espalha-se facilmente e é muito nutritivo para a pele. O seu cheiro não é intenso. Pode ser encontrado na maioria das lojas a um preço razoável.
  • Óleo de Massagem de Uva – é absorvido pela pele, mas não deixa a sensação de gordura após aplicação. É um pouco mais caro do que o óleo de massagem de amêndoas.
  • Óleo de Massagem de Girassol – é uma alternativa de baixo custo e pode ser encontrado na mercearia do seu bairro. Espalha-se facilmente, mas pode deixar a sensação de gordura após aplicação. Este tipo de óleo de massagem tem um tempo de vida curto.
  • Outros Óleos Base de Massagem – há óleos específicos para peles secas, envelhecimento de pele precoce ou eczemas. Estes óleos podem ser adicionados em proporções variadas aos óleos primários como óleo de azeite, de jojoba ou de trigo.
  • Óleo de Massagem Aroma terapêuticos - este tipo de óleo difere dos óleos base de massagem pois são concentrados em determinadas essências de várias plantas e frutos. Essências essas que durante a massagem provocam efeitos profundos aos sentidos corporais. Nunca deve aplicar estes óleos individualmente directamente sob a pele, devem sempre ser diluídos em óleos base para massagem essenciais.
  • Óleo de Massagem Essencial de Lavanda – deverá ser o mais usado e comum entre os óleos essenciais. Tem um efeito de calma perante a mente e é também um anti-séptico. É um dos dois óleos que pode aplicar directamente na pele m casos de queimaduras ou alívio da dor. O óleo de massagem de lavanda pode ser encontrado em quase todas as lojas e cosméticos.
  • Óleo de Massagem Essencial de Ylang-Ylang – é provável que seja o óleo de massagem essencial com mais capacidades. Tem um efeito sedativo perante o sistema nervoso o que ajuda na relaxação, enquanto estimula a circulação sanguínea e a produção de endorfina, analgésicos naturais do nosso corpo. É também adequado para todo o tipo de peles pois ajuda a melhorar as condições da pele, bem como a pele oleosa e a acne.
  • Óleo de Massagem Essencial de Folhas de Chá – óleo de massagem essencial que pode ser aplicado em zonas da pele sem ser diluído como anti-séptico ou anti-inflamatório. Quando usado na massagem ajuda a promover a cura de lesões da pele e apoiar um sistema respiratório saudável.
  • Óleo de Massagem Essencial de Eucalipto – tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a tratar lesões, espasmos e nós musculares. Ajuda ainda com problemas de pele e tem a capacidade de prevenir e cicatrizar tecidos

Nenhum comentário: