GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

O Senador Eduardo Lopes defende fortalecimento dos poderes regionais e locais‏


Em pronunciamento nesta quarta-feira (30), o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) defendeu o fortalecimento dos poderes regionais e locais no ajuste do pacto federativo que está sendo feito por uma comissão de notáveis instituída pelo Senado com esse objetivo.

A própria instituição da comissão, observou o senador, decorre da constatação de que as  relações entre a União, estados e municípios não correspondem à realidade política e administrativa do país.

Eduardo Lopes ressaltou que não há uma definição clara da correlação das competências, do grau de autonomia e dos instrumentos de cooperação entre os estados federados. Além disso, afirmou, o desequilíbrio federativo se manifesta principalmente em consequências insatisfatórias na alocação de recursos financeiros no setor público.

O senador lembrou que a comissão de notáveis atua em quatro temas: critérios de distribuição dos recursos do Fundo de Participação dos Estados (FPE); divisão dos royalties do petróleo; regras de cobrança apropriada do ICMS; e mudança no indexador de correção das dívidas dos estados junto à União.

Eduardo Lopes afirmou que o Brasil é provavelmente a única federação que coloca os municípios na condição de entes federados. Segundo ele, o federalismo brasileiro não contempla na sua plenitude os municípios, que na prática são os responsáveis diretos pelo atendimento das demandas da população.

- É preciso que essa Casa fortaleça os poderes regionais e local. Estados e municípios devem ser colocados efetivamente na condição de principais agentes do desenvolvimento social – afirmou.

Nenhum comentário: