GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

domingo, 20 de maio de 2012

O desafio de conviver com as diferenças

A proposta de redação do ENEM chegou a ser engraçada. Eu vinha pensando e discutindo sobre o assunto há dias, mas quando li o tema O Desafio de conviver com as diferenças, pensei na hora: Que diferenças? Tive um ímpeto maluco de escrever exatamente isso na redação, mas minha futura bolsa de estudos falou mais alto, ainda bem :)
Então saiu algo assim: (Como não esperei o absurdo de 4 horas para sair com meu caderno de questões, estou confiando na minha memória, que acabou esquecendo de um parágrafo ou dois.)
“O Brasil é o país da diversidade. São raças, religiões, ideologias e situações econômicas. Apenas para citar alguns fatores que comprovem tal afirmação.
No momento em que pensamos em diferenças, é impossível não destacar as diferenças econômicas como fator marcante que rege nossa sociedade. Todos os dias, nas filas de banco, nos cinemas, nas ruas e em qualquer lugar público, vemos pessoas de diferentes classes sociais convivendo de forma harmônica. Ou não.
O preconceito existe sim, e não é difícil nos depararmos com situações em que os menos favorecidos economicamente são, mais uma vez, desprezados.
Contudo, esse é só o começo dos problemas. Ao analisarmos o aspecto ideológico-religioso, vemos a cada dia o surgimento de novas igrejas, de novas ceitas e de novos falsários. Assim, cada vez mais, se nosso futuro está em Deus, nosso presente está no conflito, na guerra e na enganação.
O problema não é a religião em si, mas a forma como ela é abordada, tanto pela população, quanto pelos aproveitadores que se valem dela para atingir seus humildes objetivos. Ora, não sejamos hipócritas, a Igreja não é mais respeitada nem como órgão doutrinador, nem muito menos como instituição. E a culpa é toda dela.
As diferenças estão em todo lugar, o que a torna, ao mesmo tempo, inexistente. Mas não é hora para questões metafísicas. Cabe a cada um de nós saber tolerar as individualidades e mais ainda, abrir os olhos para o mundo ao nosso redor.”
Realmente, dá pra ver de longe que está faltando um pedaço. Mas na prova creio que ficou tudo certo :).
Ah! Meu resultado?  52 acertos. Até que gostei.

Nenhum comentário: