GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

A galinha, o porco, o boi e nós.

Um certo dia o rato olha pelo buraco de seu esconderijo e vê o fazendeiro preparando uma ratoeira. Sai correndo pela fazenda gritando “cuidado há uma ratoeira na casa”
   A galinha deu um sorriso e comentou, ratoeiras só dizem respeito os ratos. Já o porco, manifestando solidariedade ao rato disse “cuide-se”. E o boi indiferente, fingindo não ver o desespero do rato, continuou ruminando.
   Na mesma noite, a ratoeira funcionou. Só que invés do rato, acabou fisgando o rabo de uma cobra venenosa.
   Que picou a mulher do fazendeiro, que foi levada imediatamente ao pronto-socorro.
   Devidamente medicada, a mulher passou duas semanas de cama, com muita febre. Só que para atenuar a febre nada melhor que uma canja e lá se foi à galinha. Amigos, vizinhos e parentes vieram visitar a mulher e o porco foi para o forno.
   Para comemorar a recuperação dela, nada melhor que um bom churrasco e desta vez, o “voluntário” foi o boi.
    Este conto é uma analogia sobre o que acontece nos dias atuais.
    Recentemente li uma reportagem onde revelava dados da favelação de Porto alegre o que na verdade acontece em todo o Brasil. Veja os números.
    Dados do Departamento Municipal de Porto Alegre apontam que em 1973 o percentual de favelados em POA era de 10,67%. Já o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), DE 2002. Apesar de antigo é o mais atual aponta um percentual de 21,31% de favelados em Porto Alegre.
    Fazendo um calculo aproximado da população teremos então 426,000 (quatrocentos e vinte e seis mil) pessoas morando em favelas.   
    Ninguém pode prever qual será o futuro da Humanidade com base nas condições sociais, econômicas, ambientais, políticas e espirituais do mundo atual.
    Mas, podemos imaginar com base nestes dados que não podemos esperar um mundo melhor,temos que fazer um mundo melhor.
   O relatório das Nações Unidas apresenta alguns dados das condições dos seres humanos em todo o planeta. Veja a seguir: ( DADOS DE 2001 )
Condição atual:
- 968 milhões não dispõem de água potável
- 2400 milhões não têm saneamento básico
- 34 milhões com AIDS
- 854 milhões de analfabetos
- 325 milhões de crianças sem escola
- 1200 milhões ganham menos de um dólar por dia
- 2800 milhões ganham menos de dois dólares por dia
- 163 milhões de crianças desnutridas menores de cinco anos
- 11 milhões de crianças morrem de doenças que já têm tratamento
      Vivemos como a galinha, o porco e o boi, estamos vendo a coisa acontecer, mas damos de ombro como se os interesses em jogo não fossem os nossos.
     Mas quero falar principalmente a quem é Espírita ou Espiritualista, pois estes sabem que amanhã estarão aqui para colher aquilo que semeamos hoje. 
     Devemos fazer alguma coisa e esta coisa não é ir a uma sociedade espírita e escutar uma palestra ou ficar meditando sob uma pirâmide escutando musicas New Age, e esperar que a coisa mude por si.
     Principalmente os Espíritas devem saber que a idéia comodista de que Deus faz e nós desfrutamos ou suportamos não tem lugar no Espiritismo. Pelo contrário, neste se sabe que o fazer de Deus no mundo humano se realiza através dos homens capazes de captar sua vontade e executa-la.       
     A verdade é que nós todos necessidades uns dos outros.  
     E Deus também tem necessidade de nosso trabalho, pois foi este nosso passaporte para o mundo humano. Cada espírito encarnado trás consigo sua tarefa e a sua responsabilidade individual e intransferível. Quem não cumpre fracassa. Por isso temos naufragado mil vezes por nossa própria incúria.
      Mas o que uma única pessoa pode fazer sempre é esta a duvida que nos assalta quando pensamos em fazer alguma coisa. Pois eu como trabalho com comunicação vou colocar em circulação um informativo chamado de “Sobre o Natural” onde vou esmiuçar a doutrina espírita para que um número maior de pessoas tenham conhecimento do espiritismo e para atingir aqueles que não tem acesso à internet.
      E me coloco a sua disposição para você fazer o mesmo em sua cidade, você pode fazer um blog, um website ou ter também nosso informativo circulando ai.
      Como afirmo Kardec no Livro dos espíritos “A desordem e a imprevidência são duas chagas que só uma educação bem entendida pode curar. (nota da questão 685)”.
     Assim, antes de dar com os ombros e dizer que os favelados que existem espalhados por todo o Brasil é problema do governo e de melhores políticas sociais, pense duas vezes e tome providências, porque mais cedo ou mais tarde isto vai acabar impactando sua vida.
     Estamos na hora da verdade, das proposições claras e precisas, da posição destemida de alerta e vigilância.
      Este texto não tem um final. A partir daqui a decisão é sua.

Nenhum comentário: