GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sábado, 19 de março de 2011

Município quer atingir metas no programa de saúde bucal

O sorriso de uma criança fica mais bonito quando ela mostra dentes saudáveis e sem cáries. A prevenção de doenças bucais é essencial para que, quando essa criança chegar à vida adulta, tenha a consciência da importância de escovar os dentes após as refeições e visitar o dentista pelo menos uma vez a cada seis meses. Em Caraguá, essa conscientização começa nos Centros de Educação Infantil (CEI), Escolas Municipais de Educação infantil e de Ensino Fundamental (Emei/Emef) e nas Unidades Básicas de Saúde. Em 2010, foram realizados mais de 340 mil procedimentos relacionados à saúde bucal de crianças, adolescentes e adultos.

Além desses procedimentos que visam a melhoria da saúde da população, prevenir sempre é o melhor remédio. Para isso, foram promovidas palestras e escovação supervisionada e levantamentos do índice de dentes cariados, perdidos, obturados e destruídos (CPOD) com a comunidade.

Para 2011, a meta da Secretaria de Saúde é atingir o número mínimo de procedimentos mensais, de acordo com a Portaria 600, do Ministério da Saúde, de 23 de março de 2006, nas seguintes especialidades: periodontia (60), cirurgia oral menor/diagnóstico bucal (80), pacientes com necessidades especiais (80) e endodontia (35).

De acordo com o diretor de Saúde Bucal, Flávio José de Oliveira, em 2011, cinco equipes desse setor vão atuar durante 40 horas semanais no Programa de Saúde da Família (PSF) das UBS.

O projeto “Sorrindo Para o Futuro”, do Governo Municipal, iniciado em janeiro de 2009, continuará nos CEI’S, EMEI’S e EMEF’S com escovação supervisionada, levantamento do índice de dentes cariados, perdidos, obturados e destruídos, palestras e a distribuição de, aproximadamente, 20 mil kits de Saúde Bucal para os alunos da rede municipal de ensino.

Balanço de 2010


O setor de Saúde Bucal contabilizou em 2010, 195.595 procedimentos realizados nas escolas municipais. Entre eles, aplicações de flúor e selante, atendimentos coletivos, restaurações, pulpotomia, exodontias e outros serviços. Foram distribuídos 16 mil kits de saúde bucal para os alunos da rede municipal de ensino.

Já as UBS tiveram 116.656 procedimentos entre atendimentos, primeiras consultas, restaurações, pulpotomia, exodontias, entre outras ações. O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) registrou 33.703 procedimentos, que incluem aplicações de flúor e selante, restaurações, pulpotomia, exodontias, atendimentos de urgência e outros trabalhos. Foram entregues à população 587 próteses, entre total e parcial removível.

Serviço

Divisão de Saúde Bucal
Rua: Vereador Antonio Cruz Arouca, 121, bairro Indaiá
Telefone: (12) 3897-2114
Responsável: Flávio José Evangelista Oliveira

Nenhum comentário: