GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Michelle Obama com samba no pé

 


Integrantes do carro abre-alas da Unidos da Tijuca contaram que Michelle Obama é simpática e leva jeito para o samba


A primeira-dama americana, Michelle Obama, visitou o barracão da Unidos da Tijuca, na Cidade do Samba, na tarde deste domingo. A visita, considerada programa privado da família Obama, foi fechada para o público e para jornalistas. De acordo com integrantes da escola de samba, Michelle, que estava na companhia das filhas Malia e Sasha, e da mãe Marian Robinson, foi muito simpática e arriscou até um samba no pé.
- Ela até que tem ritmo. Tinha que treinar um pouco, mas leva jeito - contou Jacó Vasconcelos, integrante do carro abre-alas.
Segundo o carnavalesco Paulo Barros, que esteve ao lado das americanas o tempo todo e dispensou a presença de um intérprete, a família Obama tomou água de coco e guaraná, e ficou emocionada com a apresentação.
- Mostramos que a escola de samba pode ser muito profissional. Elaboramos um pequeno show e acho que elas ficaram bem felizes. Na hora que as cabeças da comissão de frente caíram, Michelle falou “amazing” (que quer dizer incrível) - contou o carnavalesco.
Além do sambinha no pé, a primeira dama e suas filhas tocaram chocalho e tamborim, e levaram de presente os dois instrumentos.

Noiva atrai a atenção de curiosos que esperam por Barack Obama em frente ao Hotel Marriot, em Copacabana

 


Marcela foi aplaudida pelos curiosos que estão em frente ao Hotel Marriot


Uma situação inusitada teve como palco o trecho da calçada da Avenida Atlântica em frente ao Hotel Marriot, em Copacabana. Uma noiva atraiu a atenção de dezenas de curiosos que estão no local à espera do presidente Barack Obama, que se hospedará lá com a família. Marcele Santana, de 29 anos, foi aplaudida pelas pessoas. Ela passou o dia no hotel se produzindo para a cerimônia e depois passará a noite denúpcias numa suite do Marriot.
- Ele é que é meu convidado. Estou com medo que o Obama se atrase para minha festa - disse Marcela ao site G1.

Menina conta como conseguiu sentar-se ao lado de Barack Obama

A menina Milena Torres, de 12 anos, roubou a cena na visita de Barack Obama à Cidade de Deus ao sentar-se entre o presidente americano e o Governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. Além de conseguir um lugar privilegiado, ainda contou com um interprete de peso, o prefeito Eduardo Paes. Cercada por tantos poderosos, Milena não se abateu, e ainda bateu uma bolinha com as filhas do presidente Barack Obama. Assista ao vídeo onde Milena conta como foi parar ao lado do presidente americano, apesar de todos as medidas de segurança.

Dois centros de operações cuidaram da segurança do presidente americano

Centro de operações do exército no Forte do Leme de onde foi coordenada a segurança do presidente Obama no Rio de Janeiro (Foto: Camilla Maia / Agência O Globo)

RIO - Até o início da noite de domingo, o esquema de segurança do presidente americano era considerado um sucesso pelo comando brasileiro. Mesmo sendo comunicado, na última hora, pelo serviço secreto americano, sobre as alterações na agenda de Barack Obama dois centros de operações garantiram a segurança dele e de sua família.
( Vídeo: General Sardenberg relata que esquema de segurança está bem-sucedido )
Segundo o coordenador de segurança de área, general de brigada Fernando Lavaquial Sardenberg, a união de todos os órgãos envolvidos na visita foi de extrema importância:
— Tanto em nosso centro de comando, no Forte do Leme, quanto no dos americanos, instalado no Hotel Marriot, em Copacabana, tinha gente nossa e deles. Todo mundo atuou dentro da sua competência: serviço reservado americano, Exército, Marinha, Aeronáutica e as polícias Federal, Civil e Militar. Além disso, o Corpo de Bombeiros e os órgãos da prefeitura, como CET-Rio e Guarda Municipal, trabalharam integrados.
Segundo Sardenberg, a segurança de Obama foi um ensaio das forças que serão usadas durante a Copa, em 2014, e os Jogos Olímpicos, em 2016.
— Foi uma prévia do que o Rio de Janeiro vai viver futuramente. Testamos o Flir, um sistema de imagem térmica no helicóptero da Polícia Civil, que atendeu às expectativas, trazendo imagens em tempo real para nossos telões. Acompanhamos todos os deslocamentos com segurança. Felizmente, não houve nenhum incidente — comemorou o militar.

Discurso de Barack Obama no Rio é recado à comunidade internacional

Presidente Barack Obama discursa no Theatro Municipal (Foto: Pablo Jacob / Extra / Agência O Globo)


RIO - Entre as referências ao filme “Orfeu Negro” e ao futebol brasileiro, além das citações a Jorge Ben Jor e Paulo Coelho, Barack Obama mandou seu recado à comunidade internacional em seu discurso no Theatro Municipal. Ao balizar sua teoria política em conceitos universais, procurou justificar sua práxis de governo em meio às turbulências no mundo árabe — com uma nova frente de guerra aberta na Líbia — e discordâncias na diplomacia internacional. Obama fez uma vigorosa defesa da democracia como valor universal e modelo exclusivo de governo capaz de promover o progresso, a paz social e o desenvolvimento humano. Com agudeza, mas num sincero gesto em relação ao seu anfitrião, usou o Brasil, país com o qual os EUA experimentaram fricções nos últimos dois anos, para sustentar seu pensamento.

Presidente Barack Obama discursa no Theatro Municipal (Foto: Ivo Gonzalez / Agência O Globo)
O Brasil é um dos maiores exemplos de transição de um regime ditatorial para a democracia, disse, aludindo aos novos governos que surgirão após as revoltas que derrubaram líderes autoritários no Egito, na Tunísia e ameaçam outros países da região. Obama não relembrou, mas é sabido que o Brasil costurou laços de amizade com o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, e disse não às sanções contra Teerã, por causa de seu programa nuclear. Semana passada, o Brasil se absteve na votação na ONU que autorizou a ação militar na Líbia.

Ao mesmo tempo em que quis passar de forma elegante uma mensagem ao Brasil, disparou contra conhecidos desafetos de Washington em termos de desrespeito aos direitos humanos e liberdade democráticas, como China, Irã, Cuba e Venezuela, mesmo sem citá-los.
Com os laços com o Brasil reatados, e lançadas as bases para uma nova relação entre os dois países, Obama fará hoje no Chile um discurso de teor mais político, centrado em sua visão de governo para as Américas do Sul e Central.

Presidente repete fórmula bem-sucedida na campanha eleitoral e satisfaz público que lotou o Municipal

Plateia aplaude Barack Obama durante discurso no Theatro Municipal (Foto: AFP)


RIO - Ele mudou pouco desde a época em que fazia campanha e empolgava as massas nos Estados Unidos, com a sua promessa de um mundo melhor. Quase três anos depois, já desgastado por um governo impopular e iniciando uma nova guerra, Barack Obama mostrou que ainda tem o charme de um rock star e o talento de um encantador de serpentes, ao discursar para um público vip no Theatro Municipal do Rio, salpicado por representantes do movimento negro e de frequentadores de projetos sociais.

Vestido com a sua clássica camisa branca engomada e sem gravata, um pouco mais magro e com seu eterno sorriso, ele deixou em todos a sensação de que sua passagem por ali era um momento histórico.
— Não dava para perder isso — exclamou o diretor da Editora Objetiva, Bob Feith, repetindo as palavras ditas um pouco mais cedo pela cantora Alcione.
O pessoal adorou. De Henrique Meirelles, a nova autoridade olímpica, a Abdias do Nascimento, o decano do movimento negro, passando pelo senador Eduardo Suplicy e por Jaciara da Silva, do grupo da terceira idade de Bangu. A ex-candidata Marina Silva criticou a falta de ênfase a medidas contra o aquecimento global, e o presidente do Olodum, João Jorge, reclamou que ele não deu um apoio explícito à ambição brasileira de ter um lugar permanente no Conselho de Segurança da ONU. Mas, ressalvas à parte, todos se renderam ao carisma de Obama.

Barack Obama discursa no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. (Foto: Marcelo Carnaval / Agência O Globo)
O discurso do presidente parecia feito sob medida para os cariocas, e era. “ Alô, Cidade Maravilhosa, boa tarde para todo o povo brasileiro”, gritou ao entrar no palco saudando uma ou outra pessoa da plateia. Os gestos e palavras de Obama, que soaram originais e graciosamente espontâneos, na verdade seguiam uma fórmula, repetida milhares de vezes, na campanha de 2008, no palanque de grandes cidades ou em pequenos auditórios, sejam eles nos Estados Unidos ou no Brasil. Disciplinado, Obama mantém um controle absoluto de sua imagem. Parece que improvisa mas repete sempre a mesma mensagem, recheada de referências locais —- a cidade abençoada por Deus, de Jorge Ben Jor, ou o bolo de laranja de Kansas City — e, inevitavelmente, relembra as suas raízes multiculturais que fazem dele um símbolo do sonho americano.
“O Rio é ainda mais bonito do que no filme que a minha mãe viu”, disse, contando de novo a história de que “Orfeu Negro” foi inspiração para a mãe se apaixonar pelo seu pai, um negro do Quênia. “Ela jamais poderia imaginar que eu viria aqui pela primeira vez como presidente da América.”
— Ele é inspirador, sinto como se tivesse aprendido uma lição — disse Júnior, do AfroReggae, um dos responsáveis por povoar com rostos das comunidades cariocas o templo da elite carioca.
Obama foi puro charme ao dizer para os cariocas que voltará ao Rio nas Olimpíadas de 2016 e elogiar a ação da prefeitura e do governo do estado na favela que acabara de visitar.
“As pessoas têm que ver as favelas não com pena mas como fonte de engenheiros, advogados, médicos com soluções globais para o Brasil”, disse, para alegria do governador Sergio Cabral e do prefeito, Eduardo Paes, que junto com o embaixador brasileiro em Washington, Mauro Vieira, assistiam ao discurso de camarote. Um pouco mais atrás, o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, era só sorrisos.
— Ele tocou nas questões mais importantes da alma brasileira — disse Abdias do Nascimento.
Foi na trajetória de Lula e Dilma, de luta pela liberdade e de uma vida melhor, que Obama foi buscar os exemplos de “yes, we can”.
— No fim e no fundo, é a nossa história que nos dá a esperança de um mundo melhor — afirmou.
Mas “o cara”, que mais uma vez deixou a plateia em êxtase com suas palavras de esperança, cometeu um único engano, ao citar o escritor errado para concluir sua mensagem: “É por isso que acreditamos nas palavras do Paulo Coelho: com a força do nosso amor e vontade, podemos mudar nosso destino”, disse.
A sofisticada plateia recebeu com frieza a frase do mago, mesmo ao ser reforçada pelo político mais midiático do planeta. Mas, depois do “muito obrigado ” de Obama, todos estavam contentes e enlevados, como na saída de um grande espetáculo.

Para governo e empresários, mau momento de Obama nos EUA limita avanços na redução de barreiras tarifárias


BRASÍLIA - A debilidade política do presidente Barack Obama nos Estados Unidos limitou os avanços na agenda econômico-comercial durante a visita oficial ao Brasil, avaliam governo, analistas e empresários brasileiros. Sem forças para aprovar no Congresso americano projetos como a reforma do sistema de saúde e o Orçamento, Obama não deu sinais de nenhum avanço concreto sobre demandas centrais endereçadas pela presidente Dilma Rousseff: redução de barreiras comerciais a produtos brasileiros e mudança de orientação nas ações que visam à recuperação dos EUA, cujo efeito colateral é a diminuição da competitividade brasileira.

Ainda assim, a avaliação geral é que a viagem foi carregada de simbolismos positivos, como o apreço pela pretensão brasileira a uma vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU — gesto considerado uma vitória pelo Planalto e pelo Itamaraty —; o reconhecimento do Brasil como liderança global, em pé de igualdade com China e Índia; e a definição do país como parceiro estratégico na área de energia e nos investimentos.
Por mais que Dilma tenha sido assertiva em seu discurso na defesa da abertura do mercado a produtos como etanol, suco de laranja e aço, o Executivo dos EUA não tem poder para decidir sobre tarifas e subsídios. Além disso, o lobby de setores como o agrícola e o siderúrgico é bastante forte entre os congressistas.
As ações macroeconômicas dos EUA, que mantêm o dólar fraco, não serão alteradas. A indústria brasileira, que enfrenta a forte concorrência dos chineses no mercado interno e em outros mercados, não consegue manter suas exportações ao mercado americano, e o Brasil já amarga déficit comercial com aquele país de quase US$ 8 bilhões ao ano.
Para o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, cuja pasta é responsável pela maior parte dos temas econômicos tratados na visita de Obama, o fato de não ter havido grandes avanços na agenda econômica proposta pelo Brasil não deve ser visto como frustração:
— Em uma viagem desse tipo não se deve esperar um efeito imediato. É o início de um processo numa relação de prazo mais longo. Houve sinalizações concretas na direção que imaginávamos. E isso vai prosperar.
A própria reforma do Conselho de Segurança da ONU, na qual se encaixa a pretensão brasileira de ser o sexto membro permanente, continua mergulhada em dúvidas. Isso porque os países-membros da ONU travam debates mornos a respeito, e uma revisão e ampliação do conselho, segundo especialistas, só deverão acontecer a partir de 2014.

Barack Obama visita o Cristo Redentor ao lado da família

RIO - O presidente dos Estados Unidos Barack Obama, foi ao Corcovado, visitou o Cristo Redentor acompanhado da primeira-dama, Michelle e as filhas Sasha e Malia.
A visita, inicialmente prevista para a parte da manhã, foi transferida para a noite, O presidente americano precisou mudar sua programação inicial, para reunir-se com assessores e realizar uma teleconferência internacional para tratar da crise na Líbia.

Artistas marcam presença no discurso de Obama



Angélica acompanhou o discurso de Obama de um dos camarotes do Municipal

A apresentadora Angélica foi uma das famosas que compareceu ao discurso de Barack Obama, no Theatro Municipal, na tarde deste domingo. A loura assistiu ao evento de um dos camarotes, acompanhada do filho mais velho, Joaquim.
Luciano Huck, Alcione, Arlete Salles, Thaís Araújo e Lázaro Ramos também estiveram por lá.

Enquanto aguardava para entrar no teatro, Alcione sorriu para os fotógrafos 

Enquanto aguardava para entrar no teatro, Alcione sorriu para os fotógrafos 

Thaís Araújo e Lázaro Ramos também estavam entre os convidados

Obama elogia pacificação de favelas e cita Paulo Coelho e Jorge Ben Jor em discurso no Rio

 

Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, em discurso no centro do Rio

SINTONIZAÇÃO COLETIVA‏

Amigos,
Creio que não temos dúvidas quanto ao grave momento pelo
qual passa nossa humanidade e o planeta.
Não são apenas visões de lunáticos, ou predições de místicos, são fatos
que se desenrrolam frente ao nosso olhar impotente!
A hora nos pede união, compaixão pelas vítimas de todos
sofrimentos, das catástrofes pessoais e coletivas!
Eis aqui um convite para juntos utilizarmos nosso poder mental,
desejando juntos a PAZ E A HARMONIA para nossa morada: A TERRA!
A prática de vibrações amorosas coletivas realizadas em mesmo
 horário não é nova, porém, o importante é neste momento enviarmos
nossos melhores pensamentos envolvendo o planeta em muita luz,
afim de minimizarmos estes fatos impactantes e, ao mesmo tempo,
colaborarmos para a implantação de um estágio mais feliz!

Um grande abraço a todos,

domingo, 20 de março de 2011

Homenagem as Mulheres

Para vocês, mulheres...

A “mulher do Lula” ganhou as eleições e se tornou a primeira “presidenta” do Brasil. Mais uma conquista das mulheres, especialmente das brasileiras.

É cada vez maior a participação das mulheres em atividades que, outrora, eram exclusivamente desempenhadas por homens.

Nos Estados Unidos, a divisão de empregos entre os dois sexos já está bem próxima da igualdade matemática: lá, as mulheres, que em 1950 ocupavam apenas 30% dos postos de trabalho, hoje ocupam 48%, quase a metade. No Brasil, a participação das mulheres no mercado de trabalho já atinge 44%.

Também no âmbito da chefia familiar as mulheres vêm-se destacando mais. Informa o IBGE que entre 1995 e 2005 o número de brasileiras que chefiam famílias aumentou oito vezes. Atualmente, elas proveem economicamente a 28% (quase um terço) dos lares do Brasil.

Num campo concreto, de grande importância, as mulheres já superaram os homens: 56% das pessoas que, no Brasil, têm 12 ou mais anos de estudo são mulheres e apenas 44% são homens. Muitos postos no ensino superior estão, atualmente, ocupados por mulheres, assim como na magistratura e até mesmo nas Forças Armadas e nos órgãos policiais.

As mulheres têm expectativa de vida maior do que os homens, no Brasil e em todo o mundo. Se nós, homens, não tomarmos cuidado, muito em breve poderemos ser nós o "sexo frágil"...

35 mulheres foram, até o momento, premiadas com o Nobel. Uma mulher, a búlgara Daniela Simidchieva, é considerada atualmente a pessoa mais inteligente do mundo. Seu QI atinge a incrível cifra de 192! Mais de 500 prefeitas estão, no momento, à testa de municipalidades de todo o Brasil. Vários países ─ inclusive dois da América do Sul ─ têm atualmente presidentes de sexo feminino.

Uma grande cientista brasileira, a física Dra. Belita Koiller, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, recebeu em 2005 o ambicionado prêmio Unesco-L'Oreal, no valor de 100 mil dólares, devido às pesquisas que desenvolveu acerca das propriedades dos cristais e sobre sua aplicação nas modernas tecnologias digitais.

Antes da Dra. Belita, outras duas cientistas brasileiras já haviam recebido o mesmo prêmio: a geneticista Dra. Mayana Zats, no ano de 2001, e a bioquímica Profa. Lúcia Mendonça Previato, no ano de 2004.

Vemos, assim, que em todas as áreas, na Ciência, no mundo empresarial, na cultura, nas artes, na política etc., em todas elas vocês, mulheres, estão marcando presença, estão disputando espaço com os homens e estão conquistando posições...

Há só um campo em que vocês não podem competir conosco. Não podem competir... porque não precisam competir. É um campo em que a superioridade de vocês é incontestável...

É o campo da Beleza, da Maternidade, do Eterno Feminino!

Às mulheres brasileiras, apresento minhas felicitações pela conquista feminina e fico na torcida para que, cada vez mais, vocês contribuam, como só vocês são capazes de contribuir, para o bem estar da Humanidade, com seu talento, com seu dinamismo, com sua cultura, com seu encanto tão especial.

À “Presidenta” Dilma, apresento minhas felicitações e meus votos sinceros para que, tenha sucesso em todos os desafios que enfrentará na presidência e, sobretudo no desafio de presidir o Brasil para todos os brasileiros.

Será uma moleza, depois de tudo que enfrentou e superou na campanha.


Álvaro Alencar Trindade é advogado e empresário

sábado, 19 de março de 2011

Agenda cultural para o final de semana


Neste final de semana, atrações culturais prometem movimentar Caraguá. A programação reúne artesanato e teatro.

Entre os dias 18 e 20 de março, haverá a 2º feira em homenagem ao dia do artesão, comemorado no dia 19 de março. A exposição acontece na sexta-feira (18) das 18h às 23h e no sábado e domingo, das 9h às 23h, na Praça Cândido Motta.

O evento reunirá 32 artesões que vão exibir seus trabalhos, com técnicas diversas e produtos que utilizam fibras naturais, conchas e argilas.

Neste sábado (19) tem o espetáculo ‘As Unhas’, da Cia E Ponto. A apresentação será no auditório da Fundação Educacional e Cultural de Caraguá (Fundacc), às 19h e às 21h.

A peça conta a história de uma família de retirantes que tenta encontrar a tão sonhada cidade grande. Uma procissão que revela quem são os homens e do que são capazes. Nove atores compõem o elenco.

Os ingressos podem ser adquiridos no Teatro Mario Covas, R$ 10 (inteiro) e R$ 5 (meia).
Serviço:

Fundação Educacional Cultural de Caraguá (Fundacc)
Rua Santa Cruz, 396 – Centro
Tel: (12) 3897-5660
                                                                                      
Teatro Mario Covas
Avenida Goiás, 187 – Indaiá
Tel (12) 3881-2623

Dados Preliminares Censo 2010


 

Nossa Escola, Nosso Futuro

PROGRAMA: MELHORIA DA QUALIDADE DE ENSINO
PROJETO: NOSSA ESCOLA, NOSSO FUTURO!

1. INTRODUÇÃO
O levantamento de dados sobre o ensino brasileiro deixa estarrecido qualquer estudioso do assunto.
A apresentação dos indicadores brasileiros sobre ensino-aprendizagem, em comparação com países em desenvolvimento, mostra que o Brasil está mal. É preciso que se tomem medidas urgentes.
Os indicadores educacionais em Caraguatatuba, embora melhores do que em muitos municípios brasileiros, também estão muito aquém do que seria o ideal.
Os indicadores das escolas municipais de Ensino Fundamental de Caraguatatuba, em 2008, foram os seguintes, tendo como base o total de 10.451 (dez mil quatrocentos e cinqüenta e um) alunos matriculados:
1. EVASÃO: ...........03,30%;
2. RETENÇÃO........07,85%
3. PROMOÇÃO.......88,85%
Abaixo, o quadro apresenta o IDEB de Caraguatatuba correspondente aos anos de 2005 e 2007, valendo lembrar que a apuração deste índice iniciou-se em 2005:
IDEBs observados em 2005, 2007 na rede Municipal - CARAGUATATUBA

IDEB
Fonte: Prova Brasil e Censo Escolar

Os dados revelam dois problemas centrais:

- há uma perda com Evasão e Repetência da ordem de 11,15% dos alunos, ao longo dos nove anos de escolaridade básica; e
- o município somente mudará seus índices para melhor, se conseguir melhorar
seus indicadores.
Por outro lado, embora o município de Caraguatatuba apresente um ÍNDICE PAULISTA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL – IPRS, em 2007, bastante elogiável, na comparação com outros municípios do Estado de São Paulo, não apresenta crescimento de emprego na proporção de suas necessidades.
Por esta razão há uma grande necessidade de capacitar mão-de-obra para novos empreendimentos, porque muitos trabalhadores, desempregados, vivem de empregos sazonais, ou de curta duração, devendo estar sempre aptos a aceitar as oportunidades que se lhe apresentem. Observe-se que, segundo os dados do SEADE, em 2007, o número de empregados formais, no município, correspondia a apenas 53% do total de empregados.
Neste conjunto de problemas, é preciso buscar um projeto que, ao mesmo tempo tenha seus objetivos voltados para a qualidade de ensino, mas não perca de vista a comunidade na qual está inserida a escola. De nada adiantará buscar as famílias para participarem da escola se, numa situação de pobreza, a escola não puder fazer absolutamente nada, no sentido de abrir novas perspectivas aos desempregados, mesmo que numa proporção longe do desejável.
Assim, todos os esforços, como uma espécie de mutirão geral, devem ser feitos para colocar a Educação como o objetivo maior da administração municipal, que está se iniciando em 2009, estabelecendo uma meta ambiciosa: cem por cento dos alunos que se matriculam na escola têm direito a nela permanecer e aprender. Não é outro o espírito da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).
Contar com os pais no cotidiano da escola produz uma verdadeira revolução no ensino, se de forma bem organizada. Ajudar os pais necessitados a se recolocarem no mercado de trabalho é o mesmo que ampliar a potencialidade dessa revolução.
Outra questão fundamental é criar condições para que os pais compareçam à escola. É preciso convencê-los da necessidade da presença deles, mas é preciso também que a escola se transforme num pólo atrativo para os pais.
Não podemos supor que os pais não vêm à escola porque não querem. Um olhar mais profundo precisa ser produzido, o mais próximo possível da realidade das famílias.
Esse olhar poderá fazer com que a escola perceba que um projeto elaborado para conseguir a presença dos pais na escola, deve trazer em si um retorno, que venha a oferecer alguma alternativa às famílias mais pobres.
A transformação do espaço físico escolar em um ambiente acolhedor e seguro, com a participação da Associação de Pais e Mestres, tornando-o atrativo aos alunos e servindo quase como um convite à presença da comunidade, eixo central do Projeto “NOSSA ESCOLA, NOSSO FUTURO!”, que vem descrito aqui, deve ser acoplado a um outro objetivo não menos nobre: oferecer uma remuneração aos pais que cuidam da escola, como também permitir-lhes a realização de cursos de capacitação para melhorar suas condições em uma possível nova inserção no mercado de trabalho.
O objetivo da escola é melhorar seus indicadores, mas não pode deixar de lado necessidades das famílias que ela possa ajudar a suprir, tais como:
1. encaminhamento dos pais desempregados, que prestem serviços à escola, para cursos supletivos, ampliando a escolaridade deles, para mais fácil recolocação no mercado de trabalho;
2. encaminhamento dos pais a cursos profissionalizantes de curta duração, existentes nos bairros, objetivando a qualificação profissional;
3. estabelecimento de uma relação próxima com o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) sempre tendo em vista a recolocação dos desempregados.
Desta forma, com a ajuda dos pais e mães envolvidos com as Associações de Pais e Mestres, os gestores escolares e a Secretaria Municipal de Educação poderão oferecer às famílias e aos alunos espaços limpos, higienizados, bonitos e seguros contra a depredação e a invasão de desconhecidos, com intenções estranhas ao lugar. Mais ainda, poderá oferecer aos pais oportunidade de requalificação para o trabalho, com oportunidades novas na vida.
Atenderá, assim, ao que vem transcrito no Artigo 32 – Inciso IV da Lei Nº 9394/96 (LDB), a saber:
“Art. 32º. O ensino fundamental, com duração mínima de nove anos, obrigatório e gratuito na escola pública, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:
................................................................................................................................
IV - o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana...”
Assim, o presente Projeto tem no seu horizonte o fortalecimento dos laços que unem a escola, as famílias e a comunidade. Para tanto, contará com os próprios membros da comunidade que têm filhos na escola, para torná-la esse ambiente acolhedor como o colo de mãe e seguro como as mãos do pai, sem esquecer que tornará possível a muitos pais colocar os olhos no horizonte, com mais certezas.
2. JUSTIFICATIVA:
Caraguatatuba, infelizmente, apresenta indicadores que mostram a necessidade de atuação em todas as áreas do ensino, para busca da melhoria desses indicadores, sem perder de vista as necessidades dos pais. Se a escola pode se tornar um centro social de ajuda aos pais desempregados, por que não fazê-lo?
Uma das vertentes implicadas, especialmente nos indicadores de baixa freqüência à escola e de repetência, é a pouca participação da família na vida escolar de seus filhos. Entendendo-se, aí, família como “aqueles que cuidam da criança ou do adolescente”, já que o modelo tradicional de família está bastante alterado nos tempos modernos.
A presença da família no cotidiano da escola, em Caraguatatuba, como nos demais municípios, é quase um sonho ainda não realizado.
Trazer os pais para escola, fazer com que participem de seu cotidiano é um desafio. Mas é desafio maior trazer os pais à escola e oferecer aos mais carentes algumas perspectivas de futuro. É o que pretende este Projeto.
Por esta razão, a Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba tem procurado desenvolver projetos diferenciados com grande repercussão. Haja vista o Projeto “Tempero de Mãe”, premiado pelo CEPAM. Este Projeto, como o que está sendo elaborado aqui, tem uma função bem definida: incentivar as famílias a se
envolverem com o cotidiano da escola, já que está bastante claro que tem sido muito difícil contar com os pais como partícipes do processo ensino-aprendizagem, naquilo que deve ser tarefa deles.
O Projeto “NOSSA ESCOLA, NOSSO FUTURO!” terá a preocupação básica de incentivar pais e mães a comparecerem à escola, envolverem-se com a Associação de Pais e Mestres, e cuidar dela como se cuida da própria casa.
Como moradores do bairro, poderão mais facilmente relacionar-se com os outros pais e, mesmo, com outros órgãos ou entidades existentes no bairro, que possam participar do grande mutirão da aprendizagem. Para aprender, primeiro é preciso que a criança e o adolescente compareçam à escola, permaneçam nela e sejam ajudados pelas famílias no cotidiano escolar.
Assim, o projeto ora desenhado torna-se necessário para garantir a qualidade da escola, no que toca à sua transformação em um lar, com toda a extensão de seu significado.
3. OBJETIVOS GERAIS:
Este Projeto tem como objetivos gerais:
· transformar a escola em um lugar agradável e convidativo, com a ajuda de pais e mães, envolvidos com a Associação de Pais e Mestres;
· incentivar a presença dos pais no cotidiano da escola, com a intenção de transformá-la em um lar para cada um e para todos os alunos;
· Subsidiar o trabalho de pais e mães, envolvidos no projeto pela APM, através de subvenções repassadas mensalmente pela Secretaria Municipal de Educação, de tal forma que os pais e mães atuem na escola, mas
tenham horários fixados para a melhoria da escolaridade e requalificação para possibilitar a volta ao mercado de trabalho;
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Este Projeto tem os seguintes objetivos específicos:
1. elaboração, por parte das Associações de Pais e Mestres, e um Plano de Trabalho, onde conste:
4.1.1 as possibilidades de melhoria de escolarização ou de requalificação para as mães e para os pais que foram selecionados para prestar serviços na escola;
4.1.2 as oito horas de trabalho que as pais e mães, Agentes da Escola, dedicarão à Unidade Escolar, divididas de tal forma que fique claro quantas horas serão de fato dedicadas ao trabalho e quantas horas serão dedicadas à melhoria da escolaridade ou à requalificação deles, para melhores possibilidades na recolocação no mercado de trabalho;
5. formar e capacitar grupos de pais selecionados para prestarem serviços nas escolas para que:
5.1.1 visitem as casas das famílias cujos filhos deixaram de comparecer às aulas, sem motivos explicitados, incentivando a presença deles e, se possível, procurando envolver os seus pais na vida da escola;
5.1.2 visitem casas do bairro, localizando crianças e adolescentes que estejam fora da escola para encaminhá-los às Unidades Escolares mais próximas;
5.1.3 visitem casas do bairro, localizando pessoas com necessidades educacionais especiais ou adultos que não tenham freqüentado a escola, nem estejam freqüentando, para providenciar a matrícula deles, havendo acordo com as famílias;
5.1.4 estejam presentes na escola, especialmente nos momentos de entrada e saída dos alunos, evitando que pessoas mal intencionadas abordem as crianças e adolescentes nesses momentos;
5.1.5 busquem informações sobre os equipamentos sociais existentes no bairro, com qualidade para capacitação de mão-de-obra, com o objetivo de inserção no mercado de trabalho.
6. OPERACIONALIZAÇÃO:
O Plano de Trabalho da Associação de Pais e Mestres especificará objetivos, metas e ações a serem desenvolvidos, através do Projeto “NOSSA ESCOLA NOSSO FUTURO!”.
O Plano de Trabalho deverá ser aprovado pela Diretoria da Associação de Pais e Mestres e pelo Conselho de Escola e homologado pela Secretaria Municipal de Educação. O Plano de Trabalho deverá, também, conter a estratégia que a Associação de Pais e Mestres utilizará para envolver os pais no Projeto “NOSSA ESCOLA NOSSO
FUTURO!” e explicitar como serão selecionados os pais e mães que serão contratados como Agente da Escola. O Projeto deverá:
· autorizar as APMs das escolas, com aprovação do Conselho de Escola, a selecionar grupos de pais para trabalharem na escola que atendam às seguintes características:
· tenham filhos na escola municipal;
· morem no bairro onde está inserida a escola, ou em bairro próximo;
· estejam envolvidos com os trabalhos da Associação de Pais e Mestres da
escola;
· frequentem a escola com assiduidade;
· sejam carentes e estejam desempregados;
· estejam dispostos a incentivar a presença dos outros pais na escola;
· comprometam-se, perante a Associação de Pais e Mestres, a tornarem realidade os objetivos deste Projeto;
· aceitem o desligamento do projeto quando:
- não tiverem mais filhos matriculados na escola;
- transferirem os filhos, por quaisquer motivos;
- não sejam avaliados positivamente, nas avaliações que as APMs farão a cada seis meses; ou
- conseguirem um novo emprego A APM deverá prever formas de:
o capacitar os pais para aprenderem a tornar a escola um lugar agradável, acolhedor e seguro;
o capacitar grupos de pais e mães para visitarem as famílias, cujos filhos estão deixando de comparecer às aulas, sem motivos;
o capacitar grupos de pais e mães para visitarem as famílias, onde haja portadores de necessidades educacionais especiais e adultos, que nunca foram à escola, buscando convencer a famílias a matriculá-los;
o pesquisar no entorno escolar a existência de equipamentos sociais que poderão ser utilizados pelos pais, em busca de mais preparo para sucesso no mercado de trabalho.
7. METAS:
1. METAS A CURTO PRAZO:
7.1.1 envolver os membros da Associação de Pais e Mestres e do Conselho de Escola na elaboração das diretrizes e das estratégias para envolvimento dos pais e mães no desenvolvimento do Projeto “NOSSA ESCOLA
NOSSO FUTURO!”;
7.1.2 selecionar os pais e mães que tenham o perfil delineado pelo Projeto em questão;
7.1.3 estabelecer as ações a serem realizadas pelos pais e mães selecionados;
7.1.4 elencar cursos supletivos e cursos de capacitação para adultos, existentes nas proximidades da escola, para oferecer aos pais e mães engajados no projeto.
2. METAS PARA 2010:
7.2.1 diminuir a evasão escolar em 10%;
7.2.2 diminuir a retenção escolar em 20%;
7.2.3 aumentar a participação dos pais na vida da escola em 200%;
7.2.4 transformar 100% das escolas em um ambiente agradável, convidativo e seguro para os alunos e seus pais; e
7.2.5 criar condições para a requalificação de todos os Agentes da Escola para nova inserção no mercado de trabalho.
8. RECURSOS HUMANOS
Para desenvolver o projeto haverá a necessidade de envolver os seguintes profissionais:
8.1 Assistente Social
8.2 Diretores de Escola
8.3 Supervisores
9. RECURSOS INSTITUCIONAIS
9.1 Prefeitura Municipal de Caraguatatuba
9.2 Secretaria Municipal de Educação
9.3 Conselho de Escola
9.4 Associação de Pais e Mestres
9.5 Sociedade Amigos do Bairro
10. RECURSOS MATERIAIS
10.1 Materiais de Limpeza
10.2 Uniforme completo e acessórios (Botas, luvas e toucas)
10.3 Ferramentas para limpeza
10.4 Recursos audiovisuais
10.5 Computador
11. RECURSOS FINANCEIROS
O necessário para suprir às necessidades da limpeza de cada Unidade Escolar.
O repasse para APM deverá ser feito através de subvenção por renda per capita por alunos matriculados nas UEs.
12. Duração do Projeto
* 01 ano, prorrogável após a avaliação da Unidade Escolar e APM.
13. AVALIAÇÃO
A avaliação dos resultados do Projeto “NOSSA ESCOLA, NOSSO FUTURO!” será realizada mensalmente pela APM e, ao final do ano, em reuniões específicas da Associação de Pais e Mestres de cada escola, do Conselho de Escola de cada Unidade Escolar e do Conselho Municipal de Educação.
14. BIBLIOGRAFIA
a. Jerusa Vieira Gomes “Relações Família e Escola Continuidade/Descontinuidade no Processo Educativo”
b. Revista Aprendizagem – Ano 2 – Nº 7 – Julho 2008.
c. Revista “Escola” - Nº 217 – Novembro de 2008.
d. Site www.mec.gov.br
ANEXO
Serviços de limpeza de prédio, mobiliário e equipamentos escolares, visando à obtenção de adequadas condições de salubridade e higiene.
A Limpeza no ambiente Escolar consiste na limpeza e conservação dos ambientes e de superfícies fixas, de forma a promover a remoção de sujidades; mediante aplicação de energias química, mecânica ou térmica, num determinado período de tempo, nas superfícies das diversas áreas, o que inclui tetos, pisos, paredes/divisórias, portas, janelas, mobiliários, equipamentos, instalações sanitárias, etc.
Os serviços serão executados em superfícies, tais como: pisos, paredes/divisórias, tetos, portas/visores, mobiliário escolar e administrativo, inclusive equipamentos de informática, etc.
PRINCÍPIOS BÁSICOS DE LIMPEZA
Os procedimentos de limpeza a serem adotados deverão observar a prática da boa técnica e normas estabelecidas pela legislação vigente.
· habilitar os profissionais de limpeza para o uso de equipamentos específicos destinados à limpeza das áreas;
· identificar e/ou sinalizar corredores e áreas de grande circulação, durante o processo de limpeza, dividindo a área em local de livre trânsito e local impedido;
· observar os procedimentos que devem ser realizados com a utilização de luvas;
· realizar a coleta do lixo nas freqüências indicadas, ou quando o conteúdo ocupar 2/3 do volume total.
· usar técnica de dois baldes, sendo um com água e solução detergente/desinfetante, e outro com água para o enxágüe;
· lavar os utensílios utilizados na prestação de serviços (mops, esfregões, panos de limpeza, escovas, baldes, etc) nas áreas de utilidades, diariamente, ou sempre que necessário;
· utilizar na prestação dos serviços somente produtos que possuam garantia de qualidade