GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Programa Professor Alfabetizador capacitará educadores da Rede Municipal

O Programa Professor Alfabetizador iniciou o ano letivo nesta segunda (6) com reunião entre as coordenadoras do projeto, Erika Miskolci, Laura de Oliveira e Soraia de Cássia dos Reis Lima, e educadores da Secretaria de Educação. 

O objetivo do programa, já implantado há sete anos, é proporcionar formação continuada aos professores do 1º ano e discutir a prática pedagógica junto aos alunos. Os encontros entre os educadores acontecerão semanalmente.

Para a coordenadora Erika Miskolci, este é o momento de possibilitar a troca entre os profissionais. “Buscamos redimir dúvidas e aprofundar os conhecimentos científicos voltados ao aprendizado da criança e aprimorar práticas pedagógicas”, ressalta.
                                                         
Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Cristiane Demarchi (demarchi.cris @gmail.com)
Jornalista

APAE de Caraguatatuba sofre arrombamento e furto

Funcionários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE Caraguatatuba, se depararam com uma péssima surpresa, nesta segunda (6/2), no primeiro dia de volta às aulas. A unidade localizada na Avenida Bahia, no Indaiá, foi arrombada e furtada em vários equipamentos.

Entre os pertences subtraídos estão dois celulares motorola; uma TV LG de 50 polegadas; uma câmera fotográfica digital cannon: um notebook ACER, um netbook Positivo, um jogo de uniforme de futsal da cor amarela, dois conjuntos de uniforme de ciclista com logomarca da APAE, 60 kg de feijão, 40 kg de arroz, 10 kg de açúcar, 10 kg de macarrão, 20 frascos de óleo de cozinha, 10 kg de achocolatado em pó, 8 kg de biscoito, 6 litros de suco e 320 reais em dinheiro.

De acordo com a diretora, Ana Maria Ferraz Liebana, os assaltantes entraram no fim de semana, arrombaram a secretaria e pegaram o chaveiro para entrar nas salas. Hoje a APAE Caraguatatuba atende a 134 alunos.

“A APAE Caraguatatuba atende, atualmente, 134 alunos. Tudo o que foi levado fará falta nas atividades do dia a dia. Pedimos que se alguém souber informações sobre o furto, entre em contato com a polícia”, solicitou Ana Maria.

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Claudia Moysés (claudiagrega@gmail.com)
Jornalista

Inscrições de projetos para o FIDA terminam na próxima quarta (15) em Caraguatatuba

Os projetos e currículos esportivos para o Fundo de Incentivo ao Desporto Amador (FIDA) podem ser entregues até quarta-feira (15), na Secretaria de Esportes e Recreação. O horário de atendimento é das 8h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira. Os projetos e currículos aprovados recebem uma bolsa-auxílio de R$ 1500 mensais, para serem desenvolvidos durante o ano de 2017.

O edital está disponível no site www.caraguatatuba.sp.gov.br. As propostas selecionadas pelo Conselho Municipal de Esportes e Recreação em votação deliberativa serão submetidas à aprovação da Comissão Interna de Avaliação e Fiscalização da secretaria.

A iniciativa é voltada para pessoas e empresas, que apresentem profissionais com Graduação/Bacharelado em Educação Física, além de instrutores (provisionados) e atletas de rendimento.

Os projetos devem estar inseridos nos segmentos: Esporte Educativo com Metodologia Lúdica (4 a 5 anos), Esporte Educacional (6 a 17 anos), Esporte de Participação (acima de 17 anos) e Esporte de Rendimento (competição).

Além das propostas elaboradas conforme o edital, também é necessário apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, CREF, Diploma, Atestado de Antecedentes Criminais e Atestado Médico, para professores e provisionados; e RG, CPF, Atestado de Antecedentes Criminais, Atestado Médico e Escolar para os menores de 18 anos, para atletas. Não serão recebidos projetos e currículos remetidos pelo correio, fax ou e-mail. A apresentação de mais de um projeto é facultativa.

A Secretaria de Esportes fica na Av. José Herculano, 50 – Jardim Britânia. Outras informações pelo telefone (12) 3885-2200.

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Hilton Learte (hiltonleartif@gmail.com)
Jornalista

Em parceria com o DER, Prefeitura limpa a Rodovia Rio-Santos

Quem transita pela Rodovia Rio-Santos pode ver o trabalho de capina e limpeza que vem sendo feito às margens da estrada. Em parceria com o governo do Estado, a Prefeitura de Caraguatatuba está realizando um grande mutirão de limpeza na Rio-Santos, no trecho que vai do centro da cidade até o bairro Perequê Mirim, região Sul.

O mutirão é comandado pela Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) e pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER), cujas equipes trabalham em entrosamento para que a rodovia fique em boas condições de tráfego.

O secretário Roberti Costa explica que é a Sesep a responsável pela capina, roçada e varrição das laterais da rodovia e o DER fica com a limpeza do canteiro central.

“O trabalho em sintonia com o DER é positivo para a cidade, pois conseguimos mais agilidade na realização dos serviços”, explica o secretário. “Com a parceria, dobramos o número de funcionários trabalhando no local e diminuímos o tempo gasto”.

A mesma parceria funciona para a rodovia dos Tamoios, no trecho de entrada da cidade. No início do mês, a Sesep e o DER fizeram toda a limpeza na região, incluindo a pintura de guias e canteiro central. “Foi um trabalho que durou cerca de 10 dias e valeu a pena, pois a entrada da cidade é nossa sala de visita. Agora, é só fazermos a manutenção periódica, sempre contando com o apoio do DER”, diz Roberti Costa.

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Márcia de Paula (clamorena@hotmail.com)
Jornalista

Lei concede isenção de IPTU para contribuintes de baixa renda em Caraguatatuba

A Lei Complementar nº 48/2013 dispõe sobre a concessão de benefícios fiscais para os contribuintes de baixa renda. Entre os benefícios oferecidos pela lei está a isenção total do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para contribuintes com renda familiar inferior a três salários mínimos e de 50% para pessoas com rendimento de três a cinco salários mínimos. O cidadão tem até o dia 31 de agosto para requerer o benefício. 

Além da situação econômica e financeira, o interessado precisa atender os seguintes requisitos: o imóvel deve ser utilizado para fins de moradia do solicitante, excluídos os imóveis usados para veraneio ou locação para temporada; o contribuinte tem que estar em dia com as demais obrigações tributárias perante à prefeitura que não sejam objeto do requerimento; e residir em Caraguatatuba há pelo menos três anos, comprovados por meio de título de eleitor, carteira de saúde, comprovante de residência ou outro documento que comprove o domicílio na cidade.  

Nos casos de existirem duas ou mais construções em mesmo terreno, é necessário verificar se a renda familiar do contribuinte requerente é realmente composta com auxílio dos demais moradores daquele núcleo. Cada caso também poderá ter a situação econômica analisada individualmente. 

Apartamentos e imóveis com piscinas não se enquadram no critério baixa renda. Dessa forma, é vedado o deferimento de qualquer benefício fiscal aos proprietários destes imóveis, salvo se os apartamentos tiverem sido construídos por meio de programas oficiais para moradia de pessoas de baixa renda.

O contribuinte que possua um único imóvel e nele resida, com área construída não superior a 125 m², e área territorial não superior a 250 m², devidamente cadastrado no município em nome do requerente e que comprove renda familiar superior a três salários mínimos, e inferior a cinco salários mínimos, poderá obter um desconto de 50% sobre o valor do respectivo tributo. 

A autoridade competente possui a possibilidade de flexibilizar os critérios da legislação para conceder o benefício nos casos em que o contribuinte requerente for idoso ou estiver acometido de doença grave. 

Pela Lei, são considerados bairros de baixa renda os bairros Massaguaçú, lado do morro, Olaria, Morro do Querosene, Casa Branca, Tinga, Jardim Gaivotas, Rio do Ouro, Jaraguazinho, Praia das Palmeiras, Porto Novo, Travessão, Perequê-Mirim, Pegorelli, Jaraguá, Vapapesca, Jardim Tarumãs, Jardim Itaúna, Jardim Jaqueira, Balneário Golfinhos, Morro do Algodão, Barranco Alto e Poiares.

Documentação – O cidadão precisa apresentar na Seção de Tributação cópias simples dos seguintes documentos: comprovante de rendimentos e das demais pessoas que habitam o imóvel tais como o contracheque, holerite, declaração de imposto de renda e documentos congêneres; documentos pessoais de todos os moradores (RG e CPF); comprovante de residência; e fotografia da fachada interna e externa de todas as construções do imóvel.

Após ter dado entrada do pedido no Setor de Tributação, a solicitação será encaminhada a Seção de Cadastro, para verificar se o solicitante tem outro imóvel em seu nome. Posteriormente, a documentação será encaminhada para a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania para análise socioeconômica. 

A decisão final sobre o pedido de benefícios fiscais estipulados nesta Lei caberá ao secretário municipal da Fazenda, ou a autoridade expressamente por ele delegada, mediante prévio parecer da Procuradoria Fiscal do Município. 

A decisão proferida no processo administrativo de concessão de benefícios fiscais não gera direitos adquiridos. A isenção poderá ser revogada de ofício, sempre que se apurar que o beneficiário não satisfaz ou deixou de cumprir os requisitos para a concessão do benefício fiscal, cobrando-se o crédito tributário corrigido monetariamente, acrescido de juros de mora e demais encargos legais.

Mais informações podem ser obtidas pelo (12) 3897-8210. A Seção de Tributação da Secretaria da Fazenda está localizada na Rua Luiz Passos Junior, 50 – Centro. 

Outros casos de isenções de IPTU
O benefício da isenção de Imposto Predial e Territorial Urbano estende-se aos imóveis locados para instalações de repartições públicas do Município, para entidades religiosas e assistenciais, mediante a apresentação do respectivo contrato de locação; além dos pertencentes a particulares, quanto à fração cedida gratuitamente para o uso da União, do Estado, do Município, ou de suas autarquias e fundações; em utilização por órgãos Federais, Estaduais, Municipais ou destinados para instalação da Justiça Federal ou Estadual; declarados de utilidade pública para fins de desapropriação, a partir da parcela correspondente ao período de arrecadação do imposto em que ocorrer a imissão na posse ou a ocupação efetiva pelo poder expropriante, pessoas jurídicas de direito público; decorrentes de expressa previsão em cláusulas de convênio, contratos ou acordos homologados judicialmente, contados das respectivas assinaturas, e no último caso, do trânsito em julgado, retroagindo a fatos pretéritos; e localizados em áreas consideradas de risco.

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Jornalista

Caraguá Luz acelera implantação de iluminação LED

Até julho de 2018, Caraguatatuba terá o total de 19.987 pontos de iluminação em LED de acordo com contrato firmado entre a empresa Caraguá Luz S.A, concessionária do serviço, e o município.

O secretário de Obras, Leandro Borella Barbosa, explicou que a economia com a troca das lâmpadas de vapor de mercúrio por LED proporcionará economia de 70% de energia. “Temos um canal permanente de comunicação entre a Prefeitura e a companhia para acelerar o cronograma de modernização da iluminação da cidade e expandir novos pontos”, disse.

A modernização também prevê monitoramento real em todos os pontos da cidade, que estará disponível inclusive dentro da sede da Prefeitura. “Saberemos em tempo real onde há algum problema em todos os bairros”, afirmou o diretor da Caraguá Luz S.A, Pedro Vicente Iacovino.

De acordo com o contrato de concessão, firmado em 2015 e com duração de 13 anos, cabe a Caraguá Luz S.A a elaboração do projeto, implantação, expansão, modernização, reparação e manutenção da iluminação pública do município. Cabe à Administração Municipal identificar e determinar os novos pontos de instalação dos postes.

Para solicitar reparos na rede ou troca de lâmpadas, o consumidor deve entrar em contato pelo número 0800-774-1777 e até março a empresa também terá um site interativo.

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Claudia Moysés (claudiagrega@gmail.com)
Jornalista

Concessionária Tamoios entrega iluminação da Serra dia 20 e firma parceria de monitoramento com Prefeitura

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Júnior, recebeu na manhã desta quinta-feira (02/02) o diretor-presidente da Concessionária Tamoios, Marcelo Stachow Machado, e o assessor Marcos Elia. 

Eles entregaram o convite oficial da empresa para a entrega da iluminação do trecho de Serra da Tamoios. A inauguração será dia 20 de fevereiro, às 19h30, no Km 77,4 da rodovia no sentido Litoral. 

Os representantes da empresa anunciaram também que em breve será disponibilizado um aplicativo com informações da rodovia como: tempo de viagem, acidentes, 0800, entre outros serviços.

“Além disso, teremos cinco estações meteorológicas na rodovia com informações da previsão do tempo e também de risco de erosões. Vamos também disponibilizar as informações à Prefeitura”, explica Machado.

Outra parceria com o município será a disponibilização das câmeras de monitoramento da Concessionária Tamoios com o futuro Centro de Controle de Operações da Prefeitura, que será implantado em breve.

O prefeito Aguilar Júnior disse que a parceria servirá para ajudar na segurança do município.

O executivo aproveitou a oportunidade da reunião para convidar o prefeito e os secretários para conhecer as obras na nova Serra, que deverão ser entregues em 2020.

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Acacio Gomes (acacioegomes@gmail.com)
Jornalista

EDP Bandeirantes capacitará os educadores da Rede Municipal

Os coordenadores de Projetos da Secretaria de Educação, Mario Luis da Silva e Sandra de Paula, se reuniram com os diretores das escolas inscritos noPrograma de Eficiência Energética nesta quinta-feira (8), para a apresentação da proposta da EDP Bandeirante. A capacitação foi ministrada pelo consultor Valter Ebram, na secretaria.

O Programa de Eficiência Energética “Boa Energia nas Escolas” é realizado pela EDP Bandeirante, em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação. A iniciativa capacitará os educadores de seis escolas municipais, do Ensino Fundamental 1 e 2, sobre o uso eficiente da energia elétrica.  

O projeto segue a metodologia Procel Educação e tem o objetivo de promover a qualificação dos professores para que possam ensinar aos alunos como usar de forma segura e eficiente a energia elétrica e reduzir o desperdício nas unidades escolares e residências.

Para Valter Ebram, o programa prevê mudanças de hábitos. “O professor será um multiplicador da eficiência enérgica e do combate ao desperdício de energia elétrica. Já o aluno que receber esse aprendizado será o multiplicador em sua casa.” 

Após a capacitação as escolas receberão um kit com o material didático e pedagógico (livros, jogo e vídeo educativos) para ser utilizado em sala de aula com os estudantes. A Unidade Móvel de Ensino (UME) passará pelos colégios envolvidos no programa. A UME é utilizada nas atividades educacionais e pedagógicas, palestras temáticas e na oficina de experimento.

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Conselho de Educação aprova calendário escolar 2017

O Conselho de Educação aprovou por unanimidade o calendário letivo de 2017, em uma reunião extraordinária nesta quinta-feira (2), na Secretaria de Educação de Caraguatatuba. A decisão ratifica a escolha feita pelos professores na abertura do ano letivo no Teatro Mario Covas.

De acordo com o calendário, as aulas deste ano seguirão até o dia 15 de dezembro. Os profissionais de educação terão dois sábados para compensar os pontos facultativos e feriados.


O primeiro será no dia 4 de fevereiro, para que os professores possam fazer as entrevistas com os pais o outro sábado está reservado para a festa junina da unidade, a melhor data será definida pela escola.

Na pauta da reunião também estava a apresentação dos novos integrantes do conselhoe foi acrescentado um pedido de explicação, pelo conselheiro Paulo Roberto de Oliveira, sobre o motivo da revogação do decreto 610, que alterava a situação dos professores adjuntos.

O secretário de Educação, Ricardo de Lima Ribeiro, presente na reunião, disse que a administração anterior não fez estudo de impacto orçamentário. “Logo que tivermos este estudo em mãos, a situação será resolvida”, disse.

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