O Ministério Público do Estado de São Paulo propõe uma ampla mobilização da sociedade em um assunto que atinge os interesses da criança e do adolescente expostos diariamente à propaganda de cerveja.
Sabia que a exposição à publicidade de bebidas alcoólicas está relacionada com um consumo maior e mais precoce, principalmente entre adolescentes e adultos jovens? Quer ajudar a impedir que isso aconteça? Faça parte da campanha que o Ministério Público de São Paulo está organizando.
A campanha "Cerveja Também é Álcool" propõe a alteração do parágrafo único do artigo 1º da Lei Federal 9.294/96 para que as restrições à publicidade passem a abranger toda e qualquer bebida, com graduação alcoólica igual ou superior a 0,5 grau Gay-Lussac, conforme definição técnica do Decreto 6.117/2007, que institui a Política Nacional Sobre o Álcool. Pela atual redação, a restrição só é aplicada às bebidas com teor alcoólico superior a 13 graus Gay-Lussac, o que contribui para o consumo indevido de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes.
Todo mundo pode participar. Divulgue também nas redes sociais com a hashtag #cervejaéalcool. Você tem visto como as mobilizações chamam a atenção da imprensa e, por consequência, dos políticos.
Esta campanha tem o apoio de:
Cúria Metropolitana de São PauloPastoral da Sobriedade/CNBBPastoral Fé e Política da Arquidiocese de SPPastoral da Educação do Regional SUL 1/CNBBFederação Espírita BrasileiraInstituto AlanaAliança de Controle ao TabagismoSociedade Brasileira de PediatriaConselho Federal de MedicinaConselho Federal de FarmáciaConselho Regional de FarmáciaConselho Regional de Medicina do Estado de São PauloSecretaria de Saúde de São Bernardo do CampoConselho Tutelar de São Bernardo do CampoFundação Criança de São Bernardo do CampoConselho Municipal de Álcool e Drogas de GuarulhosCoordenação de Políticas sobre Drogas do Estado de São Paulo (COED), Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania (SJDC)
https://www.change.org/p/congresso-nacional-inclua-qualquer-bebida-alco%C3%B3lica-dentro-das-restri%C3%A7%C3%B5es-%C3%A0-propaganda-de-%C3%A1lcool