Dúvida do leitor: Moro numa cidade com 100 mil habitantes. Como pesquisar para encontrar a franquia certa para mim?
Respondido por Guilherme Araújo, especialista em franquias
Vamos adotar a máxima para instalar um negócio: nunca procure um negócio para o seu
ponto, mas procure um ponto para o seu negócio!
É fácil, basta seguir algumas regras para não cair em armadilhas, que muitas vezes você mesmo monta.
Regra 1 – tenha clareza com que negócio você se identifica
Se estiver pensando: “Na minha cidade está faltando este ou aquele negócio!” Pare já!
De nada adianta se você não tiver uma forte identificação com este negócio que falta na sua
cidade. Não adianta gostar de comer pizza, você precisa saber se gosta de fazer, servir, entregar, cobrar e manter o local que faz a pizza.
Regra 2 – É pizza! Agora sim vamos ver o tamanho de seu mercado
Para medir o potencial de seu mercado para, por exemplo, uma
pizzaria, vá ao site do IBGE e veja quantas famílias residentes há na sua localidade (vamos calcular que dos 70 mil habitantes tenhamos 15 mil famílias).
Entenda que nem todas essas famílias estarão dispostas a consumir a sua pizza. De um mercado potencial de 22.500 pizzas (15 mil famílias multiplicado por 1,5 pizzas por mês de consumo médio), você conseguirá conquistar no máximo 3%. Ou seja, nada mais que 675 pizzas mensais.
Considerando um ticket médio de 45 reais, você terá um faturamento estimado em 30 mil reais por mês. Nada mal, existe mercado para o seu sonho. Mas lembre-se que 78% dos consumidores de um estabelecimento não se deslocam mais de 1 km para consumir. Localização perto de seu público alvo será fundamental.
Regra 3 – Buscar um negócio com o qual você se identifica e com mercado na sua localidade
Dê um Google e busque
franquias de pizza, veja todas e comece uma seleção visitando o franqueador e conhecendo pessoalmente o negócio.
Esta visita pode sair cara, mas é absolutamente fundamental para você eliminar aquelas franquias que:
• Possuem modelos de negócios fora do conceito que você deseja;
• Você não tenha sido bem atendido pelo franqueador, ou mesmo que tenha sido atendido por intermediários (consultores/corretores), o que define o tipo de atendimento quando você for franqueado;
• A COF (Circular de Oferta de Franquias), documento de oferta do negócio, não corresponde exatamente com o que lhe falaram, e mais, nada tem em comum com as unidades que você visitou;
• Os franqueados ou ex-franqueados (a lista deve estar na COF) visitados (pelo menos 4 de cada franquia) não lhe estimularam a entrar no negócio ou mesmo lhe passaram informações que não combinam com o estipulado na COF;
• Possuem vários modelos que tentam se adaptar a vários mercado – você vai comprar a experiência de um franqueador que conheça profundamente um negócio, e não vários;
• O franqueador não tem unidades próprias (onde ele testa primeiro para depois passar aos franqueados) em funcionando há mais de 2 anos;
• O franqueador não faz um cuidadoso estudo de mercado e localização para garantir que o negócio tenha sucesso, ou mesmo lhe diga que o modelo dele funciona em qualquer mercado ou ainda que você poderá adaptar o negócio ao mercado local.
Regra 4 – Agora o seu capital x A necessidade daquela sua franquia escolhida
Agora o drama! O capital exigido para abrir aquela sua franquia escolhida é superior à sua disponibilidade. Bom, duas coisas podem estar acontecendo: uma é que o modelo de negócio não é adequado ao mercado (que lhe dará um faturamento estimado de R$30 mil no exemplo), exigindo um investimento muito alto sem o retorno prometido.
Outra: o modelo e o investimento são adequados, mas você não possui os recursos exigidos. Não desista, passe o “chapéu” pela família, amigos e, lembre-se que você deverá ter uma reserva para o Capital de Giro pelo menos para os primeiros seis meses do negócio.
Regra 5 – Sucesso antes de trabalho somente no dicionário
É franquia, e boa! Foi muito bem selecionada e você treinou muito. Mas não funciona sozinha, você vai ter que trabalhar e muito. Sabe aquela boa vida que uma cidade de 100 mil habitantes lhe oferece? Acabou!
Mas uma promessa de vida estressante dirigindo e operando uma franquia, associada a sucesso e felicidade, vale a pena.
Guilherme Araújo é sócio- fundador da consultoria GAA.