GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sábado, 14 de setembro de 2013

Dono do Rock in Rio explica como escolhe bandas e revela sonhos Roberto Medina fala dos bastidores do festival, presente em três países

No dia 30 de outubro, um ano antes de acontecer o Rock in Rio 2013, àquela altura ainda sem programação definida, a pré-venda viu esgotarem-se em 52 minutos os 80 mil ingressos disponíveis. Na venda oficial, no dia 4 de abril, todos os ingressos foram vendidos em 4h e 4 minutos.
O que provoca tal frisson, que leva alguém a comprar ingresso para um show que nem sabe qual será? Um pouco, obviamente, é pela lenda do primeiro grande megafestival de rock do País (que completa 29 anos este ano). Sem contar o leque infindável de atrativos musicais: mais de 160 atrações (somente no Palco Mundo, 30 artistas nos 7 dias de evento). Mas há outras razões.
Chama a atenção, na Cidade do Rock, a profusão de logotipos. Serão 73 marcas presentes, o que provoca um certo incômodo. Mas o realizador do festival, Roberto Medina, 66 anos, diz que tudo só existe por causa dessas ações.
Como você explica que o Rock in Rio passe ao largo da turbulência que afeta no momento o show biz nacional?
O Rock in Rio vendeu 600 mil tickets em quatro horas, e havia 2 milhões e 200 mil pessoas esperando no sistema para comprar. "Com isso, dava para fazer cinco Rock in Rio", espantaram-se alguns empresários. Eu respondi: "E, ainda assim, é o evento mais barato do Brasil". "Mas então você é um mau empresário", disseram alguns amigos. Veja como funciona: as empresas patrocinadoras têm uma quantidade de ingressos em mãos para fazer as suas promoções durante o festival. Com a busca exacerbada pelos ingressos, o valor da promoção dessas empresas parceiras do Rock in Rio é 10 vezes maior do que aquilo que está no mercado. Vira uma coisa rara. É um outro valor que eles têm em mãos, e é isso que muita gente não entende. O meu foco é na plateia. Não é meu foco só aqui no Brasil, mas no mundo todo. Busco uma relação com aquilo que o espectador sente, mas não vê. É uma filosofia completamente diferente da que vigora nos Estados Unidos, na Europa. Fiz um levantamento da qualidade dos serviços nos festivais americanos, porque estou tentando instalar em Las Vegas um Rock in Rio, em 2015, e é um desastre completo. Elegi o festival mais importante deles, não vou dizer o nome para não melindrar ninguém, e a única coisa em comum com o Rock in Rio são as bandas. O investimento do Rock in Rio em estrutura é algumas vezes mais do que o deles. Isso acontece apenas porque nós temos as marcas junto. Antes, não era possível botar em pé um festival aqui no Brasil. Inventamos esse conceito (de iniciar a divulgação e a comercialização anos antes) que nos permite criar um vínculo maior com o patrocinador. Quando fomos a Lisboa, o maior festival de Portugal arrecadava algo em torno de 600 mil e, no primeiro Rock in Rio lá, arrecadamos 12 milhões. Em Madri foi a mesma coisa, arrecadamos 14 milhões.
Como você chegou a esse conceito?
Isso não surgiu como uma coisa planejada, mas como uma necessidade, por causa da sobrevivência. No primeiro Rock in Rio, com ingressos a US$ 10, calculamos que teríamos de vender um milhão de ingressos para pagar 50% do festival. E a outra parte? E daí fomos desenvolvendo nosso sistema. Você pega hoje a Live Nation, que é a maior empresa de shows do mundo, e eles fazem 20 mil espetáculos por ano. Desse total, apenas 4% é patrocínio. No Rock in Rio, é de 50% a 55%. Isso obriga a manter um padrão de qualidade excepcional. Este ano teremos menos gente, tiramos 15 mil pessoas de cada dia. Havia gente demais. Não vai abolir as filas, isso sempre tem, mas haverá menos fila. Segundo pesquisa do Ibope, a nota atribuída pelo público ao festival é 9,2. Nós queremos melhorar isso. Tudo aqui estará melhor este ano: os telões de LED serão maiores, a iluminação é mais sofisticada. Teremos espetáculo de fogos de artifício na abertura e no encerramento. Trouxemos uma iluminação colorida para a plateia, para dar cor ao público. O palco Sunset sozinho é um dos maiores festivais do Brasil. Nossa área VIP, este ano, tem banheiros de azulejo e sanitários de louça. A tenda eletrônica é uma aranha gigante. A Rua do Rock é toda feita em fibra de vidro, o que nos permite levar daqui para Lisboa. Os camarins dos artistas foram transferidos para o Rio Centro, para evitar atropelos ali nos fundos. Haverá lá um pianista tocando um piano de cauda o tempo todo, massagistas, todo tipo de conforto. Eu não estava satisfeito, é um caminho muito estreito. Ainda assim, teremos dois camarins de apoio do lado de dentro da Cidade do Rock.
Recentemente, você anunciou a venda de 50% do Rock in Rio para o empresário Eike Batista. E agora, parece que ele está quebrando. Isso não compromete o futuro do festival?
Não tem nada a ver comigo. Ele é um sócio capitalista, a gestão é minha. Eu nunca venderia a gestão do festival. Além do mais, o Rock in Rio é extremamente rentável. Ele veio com recursos, já me pagou. Só tenho a lamentar que um símbolo do empreendedorismo esteja passando por essa situação delicada. Não posso dizer, no entanto, se ele vai ou não vender ações, mas de qualquer modo vem outra pessoa que não ele. O meu projeto está crescendo e acredito que ele vá ter uma rentabilidade excelente pelo investimento. Eu compro a parte dele, se ele quiser focar em outra atividade. Mas ele nunca tocou nesse assunto, não me procurou por nenhum motivo desses.
Dizem que você cada vez coloca mais pop e até axé music no festival e o rock está sumindo. O que diz disso?
Olha, eu tava na Espanha e contratei a Shakira. Tinha lá um rapaz que monitorava as redes sociais para a gente e fazia um tipo de aconselhamento. Ele fez um carão e me disse: "Olha, o pessoal das redes sociais não tá satisfeito..." Cada atração mais pop ele me olhava desolado. Aí teve um dia que ele veio e me disse: "O sr. virou um rei, só estão falando maravilhas do sr. nas redes sociais!". Eu tinha acabado de contratar o Rage Against the Machine. Acontece que o show do Rage Against the Machine foi um dos que menos pessoas levou à Cidade do Rock na história do Rock in Rio. O cara que se manifesta nas redes sociais é o mais radical, o mais ativista, é mais duro e mais heavy. Muitos incorrem no erro de dar peso demasiado às redes sociais. Tem de olhar também, mas com cuidado. Tem dois dias de heavy metal no festival. E é o público mais pacífico, gosta muito de música, são respeitosos e querem ouvir suas bandas.
Quais são as bandas que você escolheu pessoalmente na escalação do festival?
Bruce Springsteen é meu mesmo. Vi o show dele nos anos 1980 aqui, naquele show da Anistia Internacional, e foi fraco. Quando o vi este ano em Portugal, pirei. Não sosseguei enquanto não fechei. Vai ser o grande show do festival, em minha opinião. A nossa programação é escolhida pelos fãs, primeiramente. As pesquisas nos mostram o que as pessoas querem ouvir aqui e agora. Claro que não é fácil, às vezes o artista não tem agenda, não pode viver. Consumo entre dois meses e dois meses e meio do ano vendo isso, quando está faltando 7 meses para o festival. Os curadores trabalham com os encontros. O Palco Sunset ganhou notoriedade, importância, veio cobrir um buraco dos grandes shows. Este ano nós estamos levando ao paroxismo a ideia de festa, com os shows de street dance, free dance. Já tem a Rock Street, que é um sucesso, leva os fãs a uma coisa irresistível, aquele lance de brincar de casinha, de voltar a ser criança.
E a globalização do festival? Você chegou a anunciar o Rock in Rio Buenos Aires, que não vingou.
Ah, o que aconteceu na Argentina foi um pecado... A presidenta não deixa mandar o dinheiro para o exterior. O governador de Buenos Aires ainda constrói a Cidade do Rock, nós já tínhamos fechado todos os patrocínios. Não entendo como um país pode fazer as coisas com uma intervenção dessas. É uma tontería absoluta. Não percebe o impulso que o festival dá aos negócios, que continuam mesmo após o evento. Nós voltaremos a tentar Buenos Aires quando o ambiente político e econômico for favorável, agora é impossível, não há garantias de que conseguiremos honrar os compromissos. No ano passado, só em produto de licenciamento, o festival gerou R$ 3 milhões. Este ano teremos 630 produtos licenciados, é um volume extraordinário de negócios. Estou cumprindo meu sonho de criar a maior marca de música do mundo.
O Rock in Rio desfruta de um prestígio curioso: uma empresa da TV Globo, a Geo Eventos, fazia o Lollapalooza, que não conseguia tanto espaço na programação da TV. Qual o seu segredo?
Não é nada complexo. Eu sou especialista em comunicação, tenho uma estrutura permanentemente pensando em como apresentar o festival para a população. O que seduz a televisão? O que dá audiência. E o Rock in Rio dá audiência, as notícias em torno do festival são atrativas. Sempre tenho o cuidado de oferecer isso seletivamente para os veículos. Em Portugal, a maior emissora é a SIP. Pois bem, a SIP está aqui, está cobrindo. Somos um projeto de comunicação, enquanto os outros são eventos com bandas. Sabemos criar o fato jornalístico. Agora mesmo, pintou um garotinho que canta Metallica e nós vamos levar o garoto para cantar para o Metallica. Os outros não sabem fazer isso. O ensaio da Angelique Kidjo em Nova York, nós abrimos para a imprensa. Isso é matéria. Quando eu crio um prêmio de US$ 1 milhão na internet, dizem que estou jogando dinheiro fora. Não, é fundamental, aquilo dá babado, confusão, vira notícia. Como não tenho as armas da infantaria, eu vou para a guerrilha.

Números do Rock in Rio A organização do festival informa que, até as 19h30, 73 mil pessoas tinham entrado na Cidade do Rock. Confira...

A organização do festival informa que, até as 19h30, 73 mil pessoas tinham entrado na Cidade do Rock. Confira outros números do evento:
247 atendimentos médicos foram registrados, a maioria causados por desidratação e queda de pressão
160 funcionários, entre médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros e maqueiros revezam-se no atendimento nos seis postos
100 volumes, como  documentos, mochilas, casacos e carteiras foram encontrados e enviados para o setor Achados e Perdidos
6,7 mil pessoas já passaram pela roda gigante
5 mil fás foram ao turbodrop
4,3 mil pessoas andaram na montanha russa
390 fãs utilizaram a parede de escalada
1.400 pessoas por dia é a média de pessoas que tem passado pela tirolesa. Cerca de o dobro da última edição

Nos 200 anos de Kierkegaard, colóquio e nova tradução atestam sua atualidade Professora Pia Søltoft fala ao Estado sobre o filósofo

Do conceito da ironia ao paralelo entre seu pensamento e o do contemporâneo Adorno, a filosofia do dinamarquês Søren Kierkegaard (1813-1855) foi lembrada em seu bicentenário de nascimento no colóquio internacional realizado esta semana na USP com a presença de especialistas em sua obra, destacando-se a participação da professora Pia Søltoft, mestre em teologia da Universidade de Copenhague. A filósofa concedeu ao Estado uma entrevista exclusiva ao lado do professor Álvaro Valls, que lançou durante o evento sua tradução de Pós Escrito (1846) – obra de Kierkegaard dedicada à discussão da verdade do cristianismo e da relação subjetiva com essa verdade para tornar-se cristão.
Kierkegaard, considerado o "pai do existencialismo", talvez seja o filósofo do século 19 com maior ressonância entre os contemporâneos – e isso não só pelo número de sociedades criadas no mundo (inclusive no Brasil) para discutir sua filosofia, mas também pela citações diretas ou indiretas na literatura (de Albert Camus a Flannery O'Connor), no cinema (Carl Dreyer, Ingmar Bergman, Lars von Trier), no teatro (Samuel Beckett) e na própria filosofia (Adorno, Derrida, Habermas).
A professora Pia Søltoft abordou no colóquio dois temas caros a Kierkegaard: a inteligência das emoções e a paixão. Ele, afinal, foi um filósofo que fez tudo para escapar ao estereótipo do pensador no sentido hegeliano do termo. Se Hegel desenvolveu o idealismo absoluto com base na racionalidade, Kierkegaard elegeu a paixão como marco zero, perseguindo uma simetria entre razão e emoção. O dinamarquês critica a filosofia hegeliana por meio de um dos seus muitos pseudônimos, Johannes Climacus, para quem a filosofia, longe de começar com o assombro, como queria Descartes – ele diz que o "penso, logo existo" é uma tautologia –, tem na dúvida sua chave-mestra.
"Kierkegaard é, de fato, um escritor da paixão, o que explica, em parte, sua ressonância entre os contemporâneos, embora seja necessário enfatizar que o seu é um existencialismo cristão", observa a professora dinamarquesa, chamando a atenção justamente para os muitos equívocos cometidos pela modernidade em nome de Kierkegaard, associando-o a Nietzsche e Sartre. Ao contrário dos modernos, ele queria ancorar sua verdade filosófica num porto mais seguro que o da consciência. O ceticismo de Kierkegaard não é o mesmo dos contemporâneos. "Habermas e Derrida, sem dúvida, devem muito à filosofia de Kierkegaard, assim como Camus, mas não se pode esquecer que, ao contrário dos modernos, ele fala do absurdo de situações de personagens bíblicos como Jó e Abraão para mostrar que há algo superior à a razão, incompreensível a quem não está inclinado à fé."
Kierkegaard, como lembra o professor Álvaro Valls, "antecipa a crítica de Nietzsche à Igreja", mas, ao contrário do filósofo alemão, aceita o intangível. Valls diz que, ao contar a história bíblica de Abraão, Kierkegaard quer, de fato, desafiar, mostrando que a fé é uma paixão. Referindo-se à conturbada relação do filósofo dinamarquês com seu pai, um severo protestante, Valls associa a crítica de Kierkegaard à ética racionalista, especialmente a hegeliana, como um meio de afirmar sua crença na angústia amalgamada à fé como meio de salvação. "Ele faz da filosofia não autoajuda, mas um meio de pensar a partir da vida, rejeitando a cátedra e tornando-se um filósofo de teatro, vale dizer, antiacadêmico."
As contradições de Kierkegaard, traduzidas no uso de pseudônimos – que são como personagens desse teatro –, desembocam numa peça que Adorno considerava barroca. Ela termina numa provocação inscrita na lápide do filósofo, observa o tradutor Valls. Nela, em tom irônico ou não, evoca-se uma frase de Hans Adolph Brorson em que o filósofo diz repousar entre flores, conversando sem cessar com Jesus. Os versos simples do bispo dinamarquês Brorson são, segundo Valls, "uma provocação aos filósofos deslumbrados".
A filósofa dinamarquesa Pia Søltoft conclui que os elementos biográficos e as reflexões filosóficas de Kierkegaard têm uma ligação tão estreita que é impossível desvinculá-los. Até nisso o filósofo dinamarquês antecipou a modernidade.


A locomotiva Ivete Julio Maria Se o Rock in Rio fosse um ser, ele seria Ivete Sangalo. Com todos os polegares para cima...

Se o Rock in Rio fosse um ser, ele seria Ivete Sangalo. Com todos os polegares para cima e para baixo que a definição possa significar, é esta mulher quem representa melhor o que o festival se tornou desde 1985, quando começou a fazer história. Grande, com um alvo de longo alcance, mais para entreter do que fazer pensar, Ivete é uma locomotiva indomável sobre duas pernas esculturais, movida por uma urgência de vida. Seu show de ontem foi um tratamento feito a base de choque, administrado por longas doses de adrenalina desde a primeira canção. É como se a montanha russa de Ivete não tivesse subida, só descida. E como se não convidasse, mas sim sequestrasse aqueles que pasam por perto para um longo passeio.
É como se tudo viesse pensado para fazer as pessoas tirarem o pé do chão o tempo todo. Os ranzinzas que estão no público precisam ter personalidade. País Tropical, Real Fantasia, Arerê, Berimbau Metalizado, Não Quero Dinheiro, Festa, Acelera Aê. Jogadas assim parecem repertório de festa de formatura. Mas no palco fazem sentido, com seus arranjos bem amarrados. Muito além do axé, ela migra para o rock, o funk, o reggae, mas tudo para ser absorvido por qualquer um. Ivete não parecer querer ganhar status entre cantores e críticos. Sua sucesso é medido pela quantidade de cabeças em movimento. E no Rock in Rio, não houve um instante em que ela permitiu que esse movimento parasse. Quando pareceu acalmar, colocando um piano na festa, começou a cantar Love of My Life, do Queen, para espertamente lembrar do momento mais emocionante de todas as cinco edições do Rock in Rio. Fez o mundo que estava a sua frente cantar a música que um dia foi regida no mesmo Rock in Rio por Fred Mercury. Nenhuma tirada poderia ser melhor. Até Orlando Moraes, se fizesse o mesmo, colocaria a Cidade do Rock a seus pés. O Rock in Rio que não é mais apenas rock tem em Ivete Sangalo, que não é mais apenas axé, sua mais completa descrição.

Pessoas tentam invadir Cidade de Rock, vindo de barco - Aconteceu na noite de hoje.

Dezenas de pessoas tentaram invadir os fundos da Cidade de Rock, vindo de barco até o local - que tem um braço de água ao fundo do palco principal. O local é cercado de alambrado, mas as pessoas pulam.
Para reprimir a tentativa, os seguranças do Rock in Rio usaram gás pimenta - mas o feitiço voltou-se contra o feiticeiro, o gás foi rechaçado pelo vento e acabou irritando olhos de operários que trabalham na organização. Cerca de 20 pessoas reclamaram de intoxicação.
O uso do gás foi confirmado por um segurança, que não quis se identificar. Para impedir qualquer "penetra" de entrar pela área, os seguranças também patrulham a área com cães, que soltam nos invasores.

Caso Amarildo: Dois meses depois, 'ninguém sabe, ninguém viu', diz esposa

Elizabete Gomes da Silva já perdeu as contas de quantas vezes contou a história, mas dois meses depois, repete como quem está com a vida parada no mesmo dia.
O marido saiu de casa para comprar limão e alho para preparar o peixe. Quando não pescava sábado, pescava domingo. Naquele fim de semana, a pescaria fora no domingo e o pedreiro Amarildo Gomes da Silva, seu parceiro dos últimos 27 anos, voltara com dez peixes graúdos.
Amarildo limpou os peixes na escada de entrada do barraco de um cômodo que dividia com a mulher e os seis filhos na Rocinha. Guardou-os na geladeira e saiu.
Chegando à birosca onde compraria o alho e o limão, Amarildo foi levado por policiais da Unidade de Polícia Pacificadora da Rocinha 'para verificação'.
Elizabete o viu pela última vez entrando numa viatura policial. Mais tarde, a UPP informou que Amarildo já tinha sido liberado e estaria voltando para casa.
Mas Amarildo nunca apareceu e a família não teve estômago para comer os peixes que ele pescara. Deu para os vizinhos.
'Meu marido sumiu, ninguém sabe, ninguém viu. Não tenho resposta da Justiça, do prefeito, do governador. A vida que estou vivendo agora, parece que estou vegetando,' diz Elizabete, que tem 47 anos e é conhecida por todos como Bete.
Dois meses se passaram desde aquele 14 de julho. De lá para cá, o caso motivou protestos Brasil afora com cartazes de 'Onde está o Amarildo?', campanhas de entidades como a Anistia Internacional e o Rio da Paz e até um 'gritaço' convocado nos últimos dias no Rio, convocando moradores na cidade toda a gritarem de
suas janelas, às 20h da última quarta-feira - 'cadê o Amarildo?'.
'Sob tutela da polícia'
O desaparecimento do pedreiro está sendo investigado pela Polícia Civil, pelo Ministério Público (MP-RJ) e pela Corregedoria da Polícia Militar (PMERJ).
O caso foi encaminhado à Delegacia de Homicídios da Capital da Polícia Civil (DH) no dia 31 de julho, que desde então ouviu depoimentos de familiares, vizinhos e amigos de Amarildo, bem como de todos os policiais militares lotados na UPP da Rocinha.
A investigação está em fase de conclusão, segundo a assessoria de imprensa da Polícia Civil. A DH trabalha com duas linhas de investigação: a hipótese de que o crime tenha sido cometido por traficantes da favela ou por policiais militares.
De acordo com a UPP, quatro policiais sob investigação foram afastados de funções operacionais até que termine o inquérito e estão fazendo trabalho administrativo. A corporação afirma que não há indícios da participação de policiais no desaparecimento de Amarildo, já que ele teria sido liberado ao fim do interrogatório.
Mas mesmo antes da conclusão da investigação em curso da Polícia Civil, o cientista político João Trajano Sento-Sé afirma que a polícia não pode se eximir de responsabilidade no caso.
'Independente do que aconteceu, não há como escapar disso. A PM é coautora desse desaparecimento. Ele estava sob tutela da polícia, então e PM tem responsabilidade no episódio', diz Sento-Sé, do Laboratório de Análise da Violência da Universidade do Rio de Janeiro (Uerj).
O pesquisador afirma que o caso envolve 'erros de procedimento' por Amarildo ter sido levado para verificação em um posto avançado - a UPP da Rocinha - e não em uma delegacia, como mandaria a norma. Isso teria colocado o pedreiro em uma situação de vulnerabilidade.
'Ele desaparece em uma circunstância em que é posto numa situação de risco pela agência do Estado, e não é protegido por ele. Foi visto pela última vez sob a custódia da polícia, então a polícia tem que responder por esse desaparecimento', diz.
Golpe para UPP
Para Sento-Sé, o desaparecimento de Amarildo foi um golpe muito duro - 'talvez o mais grave até agora' - na política de pacificação, uma das marcas do governo Sérgio Cabral.
'Estamos falando de profissionais lotados no grande programa de segurança pública de aproximação polícia comunidade, que é a UPP. Isso foi muito ruim para o programa e para a credibilidade da política de segurança do Brasil hoje', diz.
No escritório brasileiro da Anistia Internacional, que no mês passado incentivou pessoas do mundo todo a postarem suas fotos na internet perguntando por Amarildo, as preocupações principais são com a segurança da família de Amarildo e com o empenho das investigações.
Átila Roque, diretor da Anistia no Brasil, diz que a falta de agilidade das investigações e a demora em afastar policiais envolvidos geram dúvidas sobre o interesse efetivo de levar o inquérito às últimas consequências.
Ele critica o fato de que o comandante da UPP, major Edson Santos, só foi afastado um mês e meio após o desaparecimento e não está sendo investigado. No início do mês, a major Pricilla de Oliveira Azevedo assumiu o comando da UPP da Rocinha, como parte de um remanejamento geral do comando das UPPs do Rio.
'A impressão que se dá é que se está constituindo uma espécie de blindagem da UPP. É muito importante que o Estado não coloque o interesse de preservar a imagem da UPP acima do interesse da Justiça e das pessoas envolvidas', diz Roque.
'É com transparência e investigação de qualquer malfeito que o Estado vai preservar a imagem de uma instância. O Estado sai mais forte se punir do que se ocultar violações de direito', afirma.
Roque ressalta ainda que o caso ocorreu depois de denúncias recebidas em abril pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos (CEDDH) de casos de tortura e uso de eletrochoque por policiais para interrogar moradores da Rocinha e obter informações sobre tráfico de drogas no local.
Tais denúncias estão sendo investigadas pelo MP-RJ, que instaurou procedimento para apurar crimes de tortura, ameaça e abuso de autoridade por policiais militares da UPP.
'Safada' e 'abusada'
Nas últimas duas semanas, agentes da DH realizaram duas reconstituições como parte das investigações do desaparecimento, a primeira levando cem homens para a Rocinha para traçar os últimos passos do ajudante de pedreiro, e a segunda para refazer o trajeto percorrido pela viatura em que Amarildo entrou ao sair da sede da UPP da Rocinha.
Campanha por Amarildo. Foto: AFP
"Campanha por Amarildo. Foto: AFP"
Enquanto espera a conclusão do inquérito, Bete e os seis filhos de Amarildo, que têm de 6 a 21 anos, estão vivendo em um quarto de fundos na casa de uma das irmãs do ajudante de pedreiro, dormindo em uma cama de casal e um colchonete que ela coloca no chão.
Bete não quis ficar na casa onde viva com o marido por diversos motivos: medo, saudade e más condições de moradia. A casa estava em obras e o marido que faria tudo com as próprias mãos. Agora o material de construção está sem destino.
'Tiraram a coluna da minha casa, que era o meu marido. Ele que trabalhava e botava as coisas dentro de casa, o pão, o leite, tudo, enquanto eu cuidava das crianças. A nossa vida está toda destrambelhada depois do sumiço dele', diz.
Ela diz que vem sendo intimidada por policiais e já foi chamada de 'safada' e 'abusada' ao passar por eles nas vielas da favela. Ela e os filhos estão evitando sair sozinhos.
'Os policiais não gostaram da atitude que a gente tomou. Porque quantos Amarildos já morreram? Quantas pessoas não morreram dentro do morro, e a família não falou nada por medo? A gente botou a boca no trombone, protestou, fechou boca de túnel, entrou ao vivo na TV. Estamos gritando e pedindo justiça', diz.
Bete diz que a família só vai parar de gritar quando o corpo do marido aparecer.
'A família não tem nem os ossos para enterrar. Isso é uma coisa muito dolorosa. É uma ferida aberta para sempre no corpo da gente, que nunca se fecha. Pelo amor de Deus, cadê o corpo dele? Para a gente enterrar com dignidade! Não é um animal.'

Governo federal e do Rio assinam contrato para construção da Linha 3 do metrô

Os governos federal e estadual assinam hoje (11) o contrato de financiamento para a implantação da Linha 3 do metrô do Rio de Janeiro, que vai ligar as cidades de São Gonçalo e Niterói, na região metropolitana. O projeto custará mais de R$ 2 bilhões. A União deverá arcar com dois terços desse total, enquanto o governo fluminense será responsável pelo restante.
Inicialmente, a linha terá 14 estações distribuídas em 22 quilômetros. Em um segundo momento, o trajeto deverá ser estendido até o município de Itaboraí, onde está sendo construído o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), um projeto bilionário da Petrobras.
Os investimentos fazem parte do Plano de Mobilidade Urbana do governo federal e a assinatura do contrato ocorrerá em uma cerimônia às 11h, no Clube Mauá de São Gonçalo, com a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff. A Linha 3 do metrô é um projeto antigo, que originalmente previa a integração dos dois municípios com a capital fluminense.

Conferência debate reforma agrária e políticas públicas para a agricultura familiar

A reforma agrária e as políticas públicas para o desenvolvimento da agricultura familiar estiveram no foco das discussões da 2ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário que terminou hoje (11) em Nova Friburgo, na região serrana fluminense. O evento foi promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em conjunto com o Programa Rio Rural, do governo estadual.
O delegado do MDA no estado do Rio, José Octávio Fernandes, disse à Agência Brasil que o encontro debateu ainda os quatro eixos temáticos da conferência nacional que ocorrerá em outubro próximo, em Brasília. 'As propostas aprovadas trabalham em três eixos transversais, relacionados à questão da mulher, à juventude rural e ao etnodesenvolvimento [princípio que compreende o respeito à autonomia dos povos indígenas]', declarou.
Independentemente das 40 recomendações que serão encaminhadas à 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, foi aprovado um conjunto de propostas que vão ser usadas para a elaboração de um plano estadual de desenvolvimento rural sustentável.. Durante o encontro, foram eleitos também 30 delegados do Rio de Janeiro que vão colaborar na criação do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, sendo 20 representantes da sociedade civil e dez do Poder Público.
Na avaliação do delegado do MDA, o estado do Rio de Janeiro ainda está muito aquém do seu potencial na área agrícola. 'Como foi construída a política voltada para a agricultura no estado do Rio, a gente ainda não conseguiu potencializá-la'. Disse, porém, que a agricultura familiar tem um peso fundamental na produção dos alimentos que vão para a mesa dos consumidores. Ele acredita que as propostas aprovadas durante a conferência, que envolvem metas de curto, médio e longo prazos, 'sendo implementadas', permitirão dar um salto de qualidade na agricultura familiar fluminense.
'Na região serrana, que mais produz no estado em relação à agricultura familiar, a gente ainda tem problemas de conflito agrário'. Segundo Fernandes, no norte fluminense há registro, inclusive, de trabalho escravo, além de conflitos no campo. 'Na delegacia, a gente tem tido uma preocupação muito grande com o Território da Cidadania, que é um programa nosso, por conta desses problemas e que, na verdade, refletem a estrutura agrária do nosso país. A gente tem que avançar nisso'.
Sustentou que embora o Rio de Janeiro seja um dos estados brasileiros com menor índice de concentração de terra, 'infelizmente, em Campos, esse índice é muito elevado e a gente ainda tem a ocorrência de trabalho escravo'.
O delegado do MDA indicou que outro entrave ao desenvolvimento da agricultura no Rio de Janeiro é a falta de investimentos por parte do governo do estado. Além disso, citou a dificuldade para a emissão da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), conhecida como DAP, que dá ao agricultor acesso ao financiamento da produção. No caso do Rio de Janeiro, essa declaração é emitida pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).
'São muito poucos os sindicatos de trabalhadores rurais habilitados a emitir o DAP'. Segundo ele, tanto o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) como o Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (Iterj) têm dificuldades em efetuar o trabalho de emissão da declaração nos assentamentos rurais federais e estaduais.
'A gente está trabalhando para reverter esse quadro'. O objetivo, disse o delegado do MDA, é ter um número maior de declarações no estado que reflita o total de agricultores que efetivamente estão em atividade produtiva, 'para que a gente possa potencializar o estado do Rio de Janeiro no tocante à agricultura'.
A 2ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário encerrou um ciclo de encontros que ocorreram em todas as regiões fluminenses e que reuniram pequenos produtores e representantes de segmentos ligados ao desenvolvimento do meio rural e da agricultura familiar.

Empresa que poluiu assina TAC no Rio de Janeiro para recomposição ambiental

Dentro de 30 dias, com aval do governo do estado do Rio de Janeiro e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), entrará em vigor o termo de compromisso de ajustamento de conduta (TAC) entre o Ministério Público Federal (MPF) em Resende (RJ), o Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro e a empresa Servatis.
No acordo, a indústria responsável pelo vazamento, em 2008, de 8 mil litros de produtos químicos nos rios Pirapetinga e Paraíba do Sul, em Resende, na região sul fluminense, se compromete em reparar os danos ambientais causados pelo acidente. De acordo com a procuradoria, caso a empresa descumpra o termo de compromisso, pagará uma multa de R$ 1 milhão, por mês.
O TAC, assinado na segunda-feira (26), inclui compromissos como estudo de viabilidade para investimento em atividades de baixo impacto ambiental, como fertilizantes orgânicos. Também foi pedido o financiamento de projetos socioambientais para dar suporte e orientação a pescadores artesanais da região, a implantação do Núcleo de Apoio à Conservação do Rio Paraíba do Sul e o monitoramento de espécies de peixes, águas e sedimentos.
A Servatis, fabricante de agroquímicos, também fará um projeto destinado à recuperação de áreas degradadas da Mata Atlântica, especialmente na região de Resende, e ainda implantar o tratamento de esgoto de bairros do município, além de elaborar projetos de reflorestamento dos 9 hectares devastados. Um hectare corresponde a 10 mil metros quadrados, o equivalente a um campo de futebol oficial.
Para a procuradora da República Izabella Brant, responsável pelo TAC, o termo é um meio rápido e eficiente de resolver os danos. 'Por meio do acordo, a empresa reconhece que causou o dano e como causou, tomando medidas efetivas para prevenir que próximos acidentes aconteçam. Mesmo com certa dificuldade financeira, a Servatis tem agilizado o processo de reestruturação da empresa e de atuação no meio ambiente, começando suas atividades desde janeiro deste ano', informou.
Segundo o diretor de Segurança e Meio Ambiente da Servatis, Carlito Marques de Almeida, a empresa já vem tomando medidas para sanar os danos, antes mesmo de o TAC ser firmado. 'Desde 2009, já indenizamos mais de mil pescadores. Além disso, o tratamento de esgoto da comunidade local vai fazer dois anos que está sobre nossa responsabilidade, e avançamos em 80% a etapa inicial do Núcleo de Apoio à Conservação do Rio Paraíba do Sul , previsto apenas para abril de 2014', explicou.
O acidente ocorreu quando um caminhão da Servatis teve uma falha no descarregamento, despejando 8 mil litros de produtos químicos nas águas dos rios Piratinga e Paraíba do Sul. Com isso, a captação das estações de tratamento de água foram interrompidas, provocando o desabastecimento de água potável de 1 milhão de pessoas. Além disso, os danos ambientais causaram a morte de inúmeras espécies de peixes.

Usinas de incineração do “lixo” urbano, na contramão da sustentabilidade.

A implantação de usinas de incineração do lixo urbano no Brasil merece uma reflexão. Discutir exaustivamente de forma clara, colocando os prós e contras, é um dever das autoridades federais, estaduais e municipais do Executivo, do Legislativo e do Judiciário, com envolvimento necessário dos brasileiros, pois uma decisão errônea poderá colocar em risco a saúde da população e do meio ambiente.
Na presente análise, apresento minhas observações, como brasileiro, empresário ligado à reciclagem e com a responsabilidade de lutar para que tenhamos no futuro um mundo melhor, menos poluído e com melhor qualidade de vida para as gerações presentes e futuras. E o faço com a consciência de cidadania, totalmente isento de interesses econômicos ou políticos.

CONSIDERAÇÕES
Não há a menor dúvida de que a destinação do lixo é uma preocupação de todos. Há muitas observações a respeito das instalações de usinas de incineração, para recuperação de energias e é interessante colocá-las a público para o engrandecimento do debate. Vejamos algumas:
A – O Coletivo de Entidades Ambientalistas do Estado de São Paulo analisou, tecnicamente, a viabilidade dessas usinas, e destaca em documento que:
1. O processo de monitoramento e controle da poluição gerada por incineradores é economicamente inviável. No Brasil é impensável, considerando-se a composição físico-química de nosso lixo. (1).
2. A incineração do lixo é hoje um grande lobby para a venda de tecnologia que vem sendo desativada na Europa. Só no Estado de São Paulo estão sendo anunciadas mais de 20 usinas de incineração. Essa proposta provocaria a manutenção do sistema usual de produção, que é insustentável, retirando mais e mais elementos preciosos da natureza, enquanto materiais recicláveis seriam incinerados, sob a desculpa de “recuperação energética”. Essa proposta vai contra toda a lógica de reutilização de materiais recicláveis. (1).
3. A recuperação energética alardeada é uma farsa sem precedentes. Incinerar plástico e outros materiais recicláveis, de alto poder calórico para geração de energia é um absurdo, já que para sua produção foram consumidas muita água e muita energia. O balanço energético não fecha. Uma nova produção destes materiais gastaria mais energia do que a obtida com sua combustão (1).
4. A reciclagem de materiais é o caminho da sustentabilidade, enquanto a incineração é a forma fácil de se livrar do lixo, mantendo um sistema produtivo insustentável e predador. Além disso, as emissões aéreas são incontroláveis e as cinzas dos incineradores são classificadas como resíduos Classe I – Perigosos, necessitando de tratamento e armazenagem em função da sua toxicidade (1).
5. Tratado – Na Convenção de Estocolmo, em 2004, o Brasil ratificou o tratado da Organização das Nações Unidas (ONU), e reconheceu que os incineradores são uma das principais fontes de formação de dioxinas e furanos, poluentes orgânicos persistentes e bioacumulativos dos mais tóxicos produzidos pelo ser humano. De acordo com a Convenção, é recomendável que o uso de incineradores seja eliminado progressivamente (1).
B- O Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental, Proam, também se manifestou contrariamente à instalação de usinas incineradoras de lixo, elencando:
1. Na contramão da sustentabilidade e da própria norma em vigor, o Brasil, assim como outros países da América do Sul e Índia, é objeto de um forte lobby que pretende vender e patrocinar usinas de incineração de lixo em desuso na Europa, por restrições conceituais e ambientais (2).
2. “É preciso que as forças vivas da sociedade mobilizem-se contra esta onda que se traveste de recuperação energética”, afirmou Carlos Bocuhy, presidente do Proam, referindo-se ao processo de incineração de materiais de alto valor calórico como plástico e papelão. “É um absurdo que materiais que tiveram alto custo em água e energia para a sua produção não sejam reciclados e sua incineração seja classificada de forma mentirosa como “recuperação energética” e “usinas verdes”. O que ocorre é que estão tentando ‘pintar de verde’ a prática mais poluente das alternativas para a disposição final do lixo” (2).
C- O Ministério Público também tem posição sobre o tema. O promotor público de Taubaté, Wagner Giron falou a respeito das usinas, em reunião realizada no Vale do Paraíba. Vejamos suas colocações sobre o impacto ambiental dessas usinas:
1. Além de alertar a sociedade, no que diz respeito a essas energias, temos que levar em consideração a ética e promessas feitas pelos governos federal e estadual, que firmaram um compromisso de reduzir em 20% a emissão de gases nocivos do efeito estufa até 2020 (2).
2. O anúncio de patrocínio a usinas e termelétricas, feito pelo Governo do Estado de São Paulo, viola o senso ético e afronta as leis. É um absurdo, um estelionato ambiental (2).
3. O Ministério do Meio Ambiente é contra usinas de incineração. Essa posição foi defendida pela ministra Izabella Teixeira, em reunião realizada em seminário promovido pelo Sindicato dos Metalúrgicos, em outubro de 2011, em São Bernardo do Campo. “Cuidado com as armadilhas”, disse ela por três vezes, alertando os prefeitos em relação ao lobby das empresas que comercializam as usinas de lixo.
Na mesma linha de raciocínio, discorre Sonia Hess, consultora de Meio Ambiente do Ministério Público Federal. Diz ela que “a incineração deve ser a última opção de tratamento de lixo”, por não crível o controle de resíduos. (3).
4. Ulisses Girardi pontua: O Brasil contabiliza experiências negativas com tecnologias importadas. Um bom exemplo são as usinas nucleares, que eram vistas como solução energética limpa. Hoje há programas para desativar todas as usinas nucleares da Alemanha. No Brasil, a Câmara dos Deputados vem debatendo o destino dos rejeitos nucleares. Há polêmica em torno da transferência de rejeitos nucleares das Usinas Angra I e II para Goiás. Não se sabe qual será o destino. Criamos problemas ambientais desnecessários a custos astronômicos. Enquanto os outros países adotam programas para desativar as usinas, o Brasil continua construindo. (4)
OBSERVAÇÕES
Minha experiência ao longo de anos, tendo como atividade profissional a reciclagem e compostagem, com a transformação de resíduos em fertilizantes orgânicos, aliada à participação em seminários e congressos ligados à preservação do meio ambiente, incluindo o Fórum Mundial de Sustentabilidade, permite-me colocar as observações, alicerçadas também em depoimentos de técnicos e profissionais de envergadura na área. Os itens seguintes são oferecidos para a discussão das autoridades e da população.
1. Os projetos são dispendiosos, não se sabe seus verdadeiros custos e nem o valor que será pago pela queima do lixo.
2. Não existem dados que comprovem a viabilidade econômico-financeira do projeto.
3. Essas usinas têm tecnologias obsoletas e estão sendo desativadas em países europeus. Em 1958, o Brasil desativou a usina de incineração em Manaus- Amazonas.
4. Não geram empregos, aliás, causam o desemprego das pessoas envolvidas com o processo de coleta e reciclagem.
5. Não há segurança em relação à eliminação dos gases – altamente cancerígenos – e as cinzas tóxicas. As dioxinas e furanos são altamente tóxicos e acumulativos. Eles são prejudiciais ao meio ambiente e aos seres humanos pela inalação e também pela contaminação das plantações alimentícias, e das águas de nossos córregos e rios, em outras palavras, entram na cadeia alimentar.
6. Entidades que lutam em favor do meio ambiente e pela melhoria da qualidade de vida são totalmente contra esses projetos, incluindo autoridades do Ministério Público e a própria ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.
7. As usinas nucleares, termoelétricas ou simples incineradoras, têm sido notícia na imprensa, constantemente, pelos vazamentos. Na implantação foram “vendidas” como de alta segurança.
8. Em 2003, a Companhia Energética de São Paulo, a Cesp, tentou implantar uma termoelétrica em Mogi Mirim/SP, projeto abortado por um único motivo: perigo de contaminação, através de gases tóxicos, formadores da chuva ácida.
9. Na Convenção de Estocolmo, em 2004, do qual o Brasil foi signatário, há a recomendação para a eliminação gradativa dos incineradores de lixo.
CONCLUSÃO
Os estudos me permitem sugerir:
1. Coleta seletiva do lixo, com a mão de obra de catadores, a ser executada através de cooperativas. É trabalhosa essa organização, mas basta a vontade política por parte dos chefes de Executivos. Existem departamentos municipais para isso, como os de “Meio Ambiente”. Essa prática é limpa e gera centenas de empregos dentro da formalidade.
2. A reciclagem transforma o lixo em matérias-primas para produção de novos produtos, beneficiando famílias dos mais carentes. Os resíduos sólidos orgânicos transformados em fertilizantes orgânicos podem ser um grande aliado na recuperação de solos degradados, aumentando a produção de alimentos, minimizando a fome do mundo e a pressão do desmatamento – prática sustentável.
3. Essas práticas, além da geração de empregos, protegem a população dos efeitos nocivos de gases e fumaças tóxicas.
4. O custo é infinitamente inferior aos das usinas.
5. A cidade de Curitiba estuda o sistema de biodigestão, em sequência à reciclagem, e compostagem, descartando a incineração, vista como projeto perigoso à saúde de sua população e do ambiente.
Considerações Finais:
1. A nova lei nacional de resíduos sólidos urbanos (nº. 12.305/2010) mostra uma maneira adequada para a destinação dos resíduos sólidos urbanos. Entendendo que a indicação mais apropriada é a redução, reutilização, coleta seletiva, reciclagem e compostagem. (4)
2. A reciclagem é a que mais emprega e estimula a criar inúmeras cooperativas de coletores de materiais recicláveis, em um movimento de inclusão social que ficaria travado na incineração de suas matérias  primas.
3. Se as usinas de incineração do lixo urbano para recuperação de energia fossem eficientes e sustentáveis, elas comprariam sua matéria prima para produção de energia. Dentro desse contexto, o projeto se condena por si só. Sem considerar os aspectos negativos para o meio ambiente e para as pessoas.
4. As cinzas precisam ser armazenadas em “aterros” especiais. Qual será o custo para sua implantação e manutenção? Porque transformar resíduos nobres em fumaça tóxica e lixo?
5. Autoridades governamentais, Ministério Público, engenheiros e cientistas estudiosos em destinação do lixo, como também pessoas ligadas à preservação do meio ambiente, são unânimes em afirmar que se as usinas de incineração do lixo urbano forem instaladas marcará o maior retrocesso da agenda socioambiental nacional.
6. O estudo em torno do tema enriqueceu infinitamente meu conceito e visão em relação às usinas de incineração do lixo urbano, de verdes e sustentáveis para poluidoras e insustentáveis.
Apoio o desenvolvimento não destrutivo com preservação e equilíbrio socioambiental.

ONG Teto inicia atividades em Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro

O consultor de negócios e políticas & Blogueiro foi conhecer o trabalho social da “A ONG Teto”.
A ONG Teto iniciou suas atividades no Estado do Rio de Janeiro em Jardim Gramacho, bairro da cidade de Duque de Caxias, que até junho do ano passado abrigava o maior lixão da América Latina.
'A Teto optou por iniciar suas atividades nesta região do Estado do Rio de Janeiro para poder denunciar a situação de extrema pobreza em que as famílias vivem', disse o diretor operacional da ONG de origem chilena no Brasil.
Segundo a organização, a desativação do despejo agravou a situação dos moradores do local, em vez de melhorar.
Dedicada a mobilizar voluntários para construir casas para famílias pobres, a Teto já atua a 06 (seis) anos em São Paulo e só em agosto chegou ao Rio.
Em um final de semana de agosto, com a ajuda de 80 universitários voluntários e de moradores da região, construiu 06 (seis) casas para as famílias mais pobres.
Foi realizada uma aproximação com a comunidade de Jardim Gramacho, por meio de reuniões das quais participaram cerca de 200 pessoas, para conhecer melhor a realidade deste bairro no qual vivem cerca de 5000 (cinco) mil famílias, cuja maioria dependia financeiramente do lixão desativado.
'As pessoas de Jardim Gramacho estão com muitas dificuldades para se sustentarem após a remoção do lixão, que era sua principal fonte de renda', explicou Macena.
O depósito, com cerca de 1,3 milhão de m², no qual o lixo era acumulado ao ar livre durante 34 anos, foi desativado no dia 3 de junho de 2012 em uma iniciativa do governo para melhorar as condições ambientais para a população.
No local chegou a ser depositada uma montanha com cerca de 60 milhões de toneladas de lixo que praticamente extinguiu um mangue vizinho e que contaminou as águas da Baía de Guanabara.
Jardim Gramacho ganhou fama internacional em 2011 quando entre os indicados ao Oscar de melhor documentário ficou a co-produção brasileiro-britânica 'Lixo Extraordinário', que retrata a relação do artista plástico Vik Muniz com os coletores do bairro, que lhe forneciam objetos utilizados em suas obras de arte.
Desde 1976, a maior parte das 8.400 toneladas de resíduos geradas diariamente no Rio de Janeiro era disputada por aves de rapina e cerca de 1.600 pessoas que viviam da coleta de material reciclável.
Foi à negociação com estes coletores que atrasou por vários meses o fechamento do depósito. Ao final, cada um recebeu uma indenização de cerca de R$ 13.700 por terem perdido sua fonte de trabalho.
Poucos aproveitaram a indenização, e a maioria gastou toda a quantia em menos de um ano, de acordo com que os moradores disseram a ativista da ONG Teto.
Segundo um primeiro diagnóstico da ONG Teto, 30% das 5000 mil famílias de Jardim Gramacho vive em situação de extrema pobreza, em casas de madeira e lona construídas às margens de rios e em áreas clandestinas de vazamento de detritos.
'Aos problemas de falta de renda se soma a vulnerabilidade de viver em uma região tão marginalizada, sem assistência e insalubre', acrescentou Macena.
'As casas da região são muito precárias, muitas com o piso de chão batido, e quase todas sem nenhum tipo de acesso aos serviços públicos essenciais, como água, esgoto e energia', garantiu.
Um dos objetivos da ONG Teto é aproveitar seus voluntários para que ensinem ofícios às pessoas que perderam sua fonte de renda, para que possam montar pequenos negócios.
'Queremos fortalecer os vínculos entre a organização, os voluntários e as famílias para que no futuro seja possível fomentar ainda mais o desenvolvimento comunitário local com mais ações e não apenas com a construção de casas de emergência', disse Macena.
A ONG Teto, que surgiu no Chile em 1997 - onde opera com o nome 'Techo', conta atualmente com cerca de 400 mil voluntários, dos quais 3000 (três) mil trabalham permanentemente em bairros pobres, onde foram construídas 94 mil casas.

Rio de Janeiro recebe sua 16ª Bienal do Livro

Começa nesta quinta-feira a 16ª edição da Bienal do Livro do Rio de Janeiro, evento que esse ano tem como país homenageado a Alemanha e tem público estimado de 600 mil pessoas, que devem visitar o espaço de 55 mil metros quadrados dividido em três pavilhões, onde estão instalados 950 expositores.
A Bienal - que vai até o dia 8 de setembro - mais uma vez acontece no Riocentro, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade.
Entre outras novidades, a Bienal do Livro Rio, que homenageia a Alemanha, abre um espaço dedicado aos jovens, coloca em pauta a literatura de futebol, traz ao país 27 autores estrangeiros - recorde de todas as edições - e inaugura um salão de negócios para profissionais do mercado.
Serão mais de cem sessões de debates e bate-papos, nas quais homens e mulheres, crianças e jovens, adeptos dos e-readers e aqueles que não abrem mão do bom e velho papel poderão interagir com um grande e variado time de autores do qual fazem parte best-sellers, e alguns dos nomes mais respeitados da literatura brasileira e internacional.
Entre os convidados internacionais, destaque para o americano Nicholas Sparks, um dos autores mais lidos do mundo ('Diário de uma Paixão', 'Querido John' e o recente 'À Primeira Vista'); seu compatriota James C. Hunter ('O Monge e o Executivo'); e também o moçambicano Mia Couto, que venceu recentemente o Prêmio Camões - a mais importante honraria relacionada à literatura em língua portuguesa - por conta de obras como 'Terra Sonâmbula' e 'O Último Voo do Flamingo'.
No Encontro com Autores brasileiro, destaque para Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica, no dia 1º de setembro. E mantendo o tradicional ambiente dedicado aos pequenos leitores, o evento prestará uma homenagem a Ziraldo, autor que, presente em cada edição, se tornou parte indissociável da Bienal.
No Planeta Ziraldo, seus muitos personagens inesquecíveis, como Menino Maluquinho e Pererê, ganharão vida por meio da cenografia de Daniela Thomas e Felipe Tassara.
A Bienal do Livro Rio terá pela primeira vez, em sua 16ª edição, um salão de negócios (agent center). Atendendo a uma demanda do mercado, o espaço receberá agentes literários e profissionais do livro de várias partes do mundo.
O evento estará aberto à visitação escolar. Bienal. Serão seis dias destinados ao programa: 30 de agosto e 2, 3, 4, 5 e 6 de setembro. Este ano as inscrições foram realizadas em tempo recorde: em apenas duas horas em meia as instituições de ensino do Rio de Janeiro cadastraram 170 mil alunos para a visitação escolar.
Os ingressos para a Bienal podem ser adquiridos antecipadamente pelo site www.ingressomais.com.br ou no local. O valor da entrada é de R$ 14, enquanto estudantes e maiores de 60 anos pagam meia.
Professores, profissionais do livro e bibliotecários têm acesso gratuito ao evento por meio do cadastramento no site da Bienal e apresentação de documento de identificação e comprovante de profissão na bilheteria do Riocentro.
O horário de funcionamento ao público é das 13h às 22h nesta quinta-feira; das 9h às 22h nos demais dias úteis; e das 10h às 22h nos finais de semana.

Rock in Rio 2013 começa na 6ª feira com expectativa de atrair 600 mil pessoas

A 13ª edição do Rock in Rio, um dos maiores festivais de rock do mundo, começa na sexta-feira no Rio de Janeiro com todas as 595 mil entradas esgotadas para as sete noites de música, que terão atrações como Metallica, Iron Maiden, Slayer, Bon Jovi, Sepultura e Beyoncé.
A edição de 2013 tem apresentações programadas para os dias 13,14,15,19,20,21 e 22 de setembro, assim como diferentes atrações para os 85 mil presentes que são esperados todos os dias na Cidade do Rock, um espaço de 150 mil metros quadrados na zona oeste da cidade.
O festival, qualificado por seus organizadores como o maior do mundo, começa na sexta-feira com uma apresentação especial da Orquestra Sinfônica Brasileira que, ao ritmo de rock, dará as boas-vindas à Ivete Sangalo, ao DJ francês David Guetta e à estrela principal da noite, a americana Beyoncé.
Guetta, ganhador de três prêmios Grammy pelas músicas eletrônicas que colocou entre as mais vendidas do mundo, será o primeiro DJ a se apresentar no palco principal do Rock in Rio.
O primeiro dia do festival contará com um concerto em homenagem a Cazuza, que morreu em 1990 vítima de Aids.
Após uma primeira noite dedicada à música popular brasileira e ao pop internacional, o Rock in Rio ganhará baterias e guitarras no sábado com The Offspring e Marky Ramone, Muse, Thirty Seconds To Mars e Florence and The Machine.
O primeiro fim de semana do festival terminará no domingo com o dia menos roqueiro desta edição. Justin Timberlake, Alicia Keys, George Benson e Jota Quest serão os protagonistas dessa noite.
Por outro lado, na quinta-feira da próxima semana, o rock pesado ganha espaço com Metallica, Alice in Chains e Ghost B.C., que terão a companhia de Sepultura e Rob Zombie.
No dia seguinte, o ritmo volta de forma mais suave com a apresentação de Bon Jovi, que confirmou presença no Rio apesar de ter cancelado a maioria dos shows marcados neste mês na América do Sul. Nessa mesma noite, Nickelback, Matchbox Twenty e Ben Harper também se apresentam.
A principal atração do sábado, dia 20, será o veterano americano Bruce Springsteen, de quem é esperado um concerto de até três horas e que será precedido por Philip Phillips, John Mayer e Skank.
E no domingo da próxima semana, para fechar com chave de ouro, o Rock in Rio voltará a ver shows de Iron Maiden, Avenge Sevenfold e Slayer. Essa mesma noite também terá as apresentações do Sepultura, Destruction e Krisiun.
A Cidade do Rock, construída no Parque dos Atletas que o Rio de Janeiro preparou para os Jogos Olímpicos de 2016, contará com dois palcos principais (Mundo e Sunset) e com três secundários, um dedicado à música eletrônica, outro à música popular e o último aos populares bailes de rua, em onde serão promovidos concursos e 'batalhas'.
O complexo também contará com atrações como uma montanha-russa, uma tirolesa que atravessará de lado a lado o principal palco, uma enorme roda-gigante e outras atrações mecânicas, assim como restaurantes e lojas temáticas.
A anterior edição do festival no Rio de Janeiro, em 2011, atraiu em sete dias cerca de 700 mil pessoas para ver grupos como Metallica, Coldplay, Maná, Snow Patroll, Rede Hot Chili Peppers e Guns N'Roses, e cantares como Elton John, Stevie Wonder e Shakira.
Os organizadores, no entanto, decidiram reduzir neste ano de 100 mil para 85 mil pessoas a capacidade de cada noite a fim de facilitar o trânsito e aumentar a comodidade.
A edição deste ano será a 13ª do festival e a quinta no Rio de Janeiro, onde o evento nasceu em 1985, antes de começar a passar por cidades como Madri e Lisboa.
As autoridades do Rio de Janeiro calculam que o festival atrairá cerca de 300 mil turistas e terá um impacto econômico de cerca de US$ 480 milhões, valor 15% superior ao de 2011.

Mesmo sem grandes astros, Palco Sunset levanta público ao abrir o Rock in Rio


Após dois anos de espera e diante de um visível contraste - entre as reclamações em torno das atrações e as 595 mil entradas esgotadas -, o Rock in Rio abriu sua 13ª edição (a quinta em terras cariocas) nesta sexta-feira 13 longe da essência de outros tempos, mas convenceu o publico antes dos principais shows, de Ivete Sangalo, David Guetta e Beyoncé.
Apesar do forte calor na Cidade do Rock, no bairro da Barra da Tijuca - a sensação térmica na sombra era de 40 graus -, o público começou a chegar a partir das 14h e, pouco antes do anoitecer, os 150 mil metros quadrados do espaço construído no Parque dos Atletas já estavam praticamente dominados pelas 85 mil pessoas esperadas - não mais 100 mil, como em 2011.
Mesmo com a redução de público, que não evitou o problema das longas filas de até 6 horas para se jogar na tirolesa, por exemplo, o festival espera receber 600 mil pessoas (300 mil só de turistas) até o próximo dia 22. Os organizadores calculam que essa edição movimentará mais de R$ 1 bilhão, um valor 15% superior ao da última edição no Rio.
'Foi difícil chegar, mas isso aqui está lindo. Cheguei cedo para aproveitar os brinquedos do parque, a 'rua rock' (Rock Street, uma temática rua londrina cheia de atrações) e arrumar um bom lugar para o show da Ivete', declarou Ângela Souza, que veio do Espírito Santo de ônibus para o festival. 'É aproveitar o fim de semana aqui e ir para casa', completou.
Quem optou por chegar cedo, além de evitar os previsíveis transtornos da chegada ao local, também pôde aproveitar as atrações do Sunset, o palco alternativo que abriu o festival com quatro curiosos encontros: Flávio Renegado e Orelha Negra, Vintage Trouble e Jesuton, Maria Rita e Selah Sue e, por fim, Living Color e Angélique Kidjo.
Após o primeiro deles, que misturou o hip-hop brasileiro e português com uma Cidade do Rock ainda vazia, a banda californiana Vintage Trouble entrou em cena e levantou o público com uma explosiva mistura de rock e blues no palco que abrigará 58 artistas em 32 shows ao longo dos sete dias de festival.
'Acompanhamos o Rock in Rio pela televisão e hoje estamos realizando um sonho', afirmou o animado vocalista Ty Taylor, que veio acompanhado de Nalle Colt (guitarra), Rick Barrio Dill (baixo) e Richard Danielson (bateria) e não poupou elogios ao descrever a convidada Jesuton, cantora britânica radicada no Rio de Janeiro.
Com um sorriso aberto e cheia de swing, a cantora que ganhou fama nas ruas da cidade trouxe brasilidade ao encontro e, até por isso, ganhou os presentes com sua sonoridade. Uma versão de 'Mais Que Nada', canção de Sergio Mendes imortalizada na voz de Jorge Ben Jor, coroou sua boa apresentação.
Na sequência, com o Palco Mundo já aberto, quem assumiu o Sunset foi a cantora belga Selah Sue, que, logo após apresentar seu 'Raggamuffin' ao público, anunciou o esperado nome de Maria Rita, talvez o mais conhecido do primeiro dia do Sunset entre os brasileiros.
A parceria entre as duas surpreendeu e agradou bastante. A filha de Elis Regina assumiu as rédeas e deu sequência a um swingado show. Esbanjando carisma, a cantora apresentou alguns de seus principais hits e, já de noite, encerrou a apresentação pontualmente, assim como as demais.
Por fim, quando o palco se mostrava realmente alternativo, tendo em vista que muitos preferiram ficar guardando lugar para as principais atrações, o Living Colour assumiu o (des)controle da noite e fez uma memorável exibição, com direito a um passeio junto ao público e tudo mais.
Com sua inconfundível mistura de funk metal, a banda americana formada ainda em 1984 começou o show com uma sequência alucinante ('Cult of Personality', 'Middle Man' e 'Desparate People'), sem falar na presença de palco do veterano vocalista Corey Glover, que, por sinal, estava na plateia quando chamou Angélique Kidjo. A diva africana trouxe regionalidade ao som do quarteto e fechou o palco Sunset com chave de ouro.
'Esse palco é o melhor do Rock in Rio. Aqui você verá uma nata de artistas excepcionais, mas todos fora da grande mídia. Essa sacada de formar encontros foi ótima para integrar os ritmos e fazer uma festa só. Já o Living não é melhor e nem pior que Beyoncé, é único e por isso está aqui', declarou o animado carioca Marcus Hill, que se disse 'vizinho da Cidade do Rock'.

Com casa cheia, Rock in Rio fecha primeira noite com Ivete, Guetta e Beyoncé

Após uma agradável tarde de muita música e sol, o público enfim tomou os 150 mil metros quadrados do Parque dos Atletas, e a 13ª edição do Rock in Rio (a quinta em terras cariocas) correspondeu à expectativa dos 85 mil presentes com as três principais atrações da primeira noite: o 'furacão' Ivete Sangalo, o 'deus balada' David Guetta e a 'diva das divas' Beyoncé.
Embora as atrações anunciadas tenham recebido muitas críticas, principalmente em relação aos citados destaques do dia de abertura, dedicado à música brasileira e ao pop internacional, as 595 mil entradas disponíveis estavam esgotadas desde abril e o público presente realizado em ver de perto o que queria, seja micareta, balada ou uma megaprodução internacional.
Se o palco Sunset empolgou os mais alternativos com seus encontros, o palco Mundo - o principal do festival - encheu a casa e contagiou a multidão, mesmo na ousada exibição da Orquestra Sinfônica Brasileira, que, junto ao peso da guitarra e da bateria, tocou Richard Strauss ('Assim Falou Zaratustra'), a quinta sinfonia de Beethoven em Dó Menor e as Bachianas de Villa-Lobos com arranjos de Nelson Ayres.
Alternando entre a regionalidade de Luiz Gonzaga e o peso do Iron Maiden ('Wasted Years'), a Orquestra Sinfônica Brasileira, com todos os instrumentistas em cena, abriu o palco principal e agradou muito em sua exibição, chegando a emocionar em alguns momentos, mesmo sem a pirotecnia dos shows posteriores.
Na sequência, intercalado com as atrações do Sunset, o show da vez no palco Mundo reuniu um expressivo time de artistas nacionais para prestar uma merecida homenagem a Agenor de Miranda Araújo Neto, o Cazuza, que, por sinal, esteve na primeira edição do festival (em 1985) ao lado do Barão Vermelho.
No palco, nomes como Ney Matogrosso, Maria Gadú, Bebel Gilberto, Paulo Miklos e Rogério Flausino (Jota Quest) interpretaram as canções do eterno ídolo no show intitulado 'Cazuza - O Poeta Está Vivo', que traz curadoria de Frejat, o comandante do encontro. Apesar da gritante presença do público jovem, os hits do rock dos anos 1980 funcionaram bem.
O inédito palco Eletrônica, que, por atrair um público cada vez maior, deixou de ser arena neste ano, também funcionou como uma alternativa para a minoria que não foi presenciar a 'headliner' Beyoncé e o francês David Guetta, o primeiro DJ a se apresentar no palco principal do festival e um dos nomes mais contestados desta edição.
'Vou ser sincera, ele não faz a menor diferença para mim. Veio só para esquentar a pista para a nossa diva, linda e absoluta', declarou a carioca Vanessa Lima, que, mesmo ao lado do marido, não conseguia se conter com a oportunidade de ver a cantora americana. 'Sei não, eu sou mais a Ivete', rebateu o 'maridão' Aldo Aguiar.
Veterana no Rock in Rio, a baiana Ivete Sangalo, que esteve na última edição e já participou do festival tanto em Madri como em Lisboa (onde se apresentará no ano que vem), subiu ao palco e 'micaretou' a noite com seus velhos hits e alguns ousados 'covers', como 'Love Of My Life', do antológico Queen. Ivete pode não agradar a todos, mas botou a galera para pular com as mesmas 'Arerê', 'Festa' e 'Acelera Aê'.
Antes da aguardada exibição da estrela da noite, o palco Mundo ainda recebeu o 'deus balada' - como dizia a camiseta de um fã - David Guetta, que, mesmo com os equipamentos ligados, agitou menos que o axé da Ivete. Talvez a ideia de situá-lo fora do Eletrônica não tenha feito sucesso, mesmo diante de todo apelo pop e dos clichês do francês.
Diante de uma plateia (ou pista) inteiramente cheia, entre o sobe e desce de volume típico de Guetta, gritos pediam o início do show de Beyoncé, previsto para começar somente às 0h05 - fora o já imaginado atraso, de apenas 15 minutos. Até então, mesmo diante do cansaço, ninguém ali pensava na volta para casa, nem mesmos os maridões ou paizões.
Dentro da turnê brasileira de 'The Mrs. Carter Show', que arrancou muitos elogios em Fortaleza e Belo Horizonte, a senhora Jay-Z (Shawn Corey Carter) subiu ao palco e, para delírio dos fãs presentes, apresentou um grandioso espetáculo de luzes, som, vídeos e, até mesmo, cascata de fogos. Até quem questionou a vinda da diva pop gostou do que viu.
Após quase quatro anos desde sua última visita, a cantora americana, acompanhada da banda Suga Mama e sob as precisas coreografias de Frank Gatson, matou as saudades do público com seus inúmeros hits, caso de 'Who Run the World? (Girls)', que abriu o show. Depois, em um repertório de 17 músicas, vieram 'End of Time' (do último álbum '4'), 'If I Were a Boy', 'Get Me Bodied' e 'Baby Boy', entre outras não menos conhecidas.
No final da noite, antes de um final apoteótico junto aos fãs com 'Halo' e diversas trocas de figurino, Beyoncé apresentou uma sequência de tirar o fôlego, com 'Irreplaceable', 'Crazy in Love', 'Single Ladies', 'Grown Woman' e uma 'intro' de 'I Will Always Love You', em homenagem a Whitney Houston, que morreu no ano passado.
Para quem achou que já tinha visto de tudo na noite, a cantora americana surpreendeu no 'bis' e ainda entrou no chamado 'Passinho do Volante', com o pegajoso 'Ah, Lelek Lek Lek'. 'Foi o melhor show da minha vida. Se pudesse, iria para São Paulo (dia 15/09) e Brasília (17)', declarou Juliana Oliveira em menção aos outros dois shows da diva no Brasil. 'Ela é a diva das divas', finalizou a carioca.