GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

domingo, 9 de abril de 2023

Comissão de Cultura debate os 100 anos da Rádio MEC Convidados também irão discutir o papel da rádio pública na democracia

 


A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta quarta-feira (12) para debater os 100 anos da Rádio MEC e o papel da rádio pública na democracia. O encontro será às 16 horas, no plenário 10.

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ), uma das autoras do pedido de realização da audiência, lembrou que a Rádio MEC é a primeira emissora de rádio oficial do País com transmissões constantes desde a fundação, criada com o nome de Rádio Sociedade pelos cientistas Edgard Roquette-Pinto e Henrique Morize, no Rio de Janeiro.

"São 100 anos dedicados à música, à educação e à cultura. A professora da Universidade de Brasília (UnB) Nélia Del Bianco considera a MEC a primeira emissora pública, por ter contado, desde o início, com apoio da sociedade civil", disse a deputada.

Ainda segundo Benedita da Silva, pesquisa revela que cresceu o consumo de rádio na pandemia e que os conteúdos são ouvidos por cerca de 80% dos brasileiros. "O rádio na era digital acompanha o ouvinte em suas atividades diárias e em casa. O meio continua um dos mais populares e acessíveis para a população, pela facilidade de uso e os custos", afirmou.

A Rádio MEC conta hoje com cerca de 50 mil registros e produções, gravações feitas desde a década de 1930. "São registros que fazem parte da história do País. Processos tramitam no Iphan para que este conteúdo seja considerado patrimônio imaterial", disse Benedita.

Debatedores
Foram convidados para a audiência, entre outros:
- o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta;
- o diretor- presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Hélio Doyle;
- o professor da Universidade do Rio de Janeiro e representante da Frente em Defesa da Empresa Brasileira de Comunicação, Marcelo Kischinhevsky; e
- a representante do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro, Carolina Gaspar Barreto.

Veja a lista completa de debatedores convidados.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Nenhum comentário: