Colaboradora de jornalismo: Gabriela Melo
A Prefeitura de São Sebastião confirmou, na reunião de terça-feira (14), da Gerência de Apoio ao Litoral Norte, criada pelo governador do Estado, Tarcísio de Freitas, e comandada pelo Coronel do Exército, André Porto, a retirada da Unidade Móvel de Tratamento de Água (UMTA), encaminhada pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), vinculada ao Ministério das Cidades, para ajudar o município na calamidade.
Foi informado que a Sabesp, concessionária do serviço de água e esgoto em São Sebastião, fará a distribuição de água nos bairros da Costa Sul, como Cambury, Juquehy e Barra do Sahy.
Os cinco pontos de distribuição da Sabesp em escolas municipais e Unidades Básicas de Saúde (UBS) serão: EMEI Prof. Lino Marques Vicente - "Sementinha" (Cambury), Escola Municipal Cambury, EM Henrique Tavares de Jesus (Barra do Sahy), UBS de Barra do Sahy e UBS de Juquehy.
A Sabesp utilizará dois caminhões-tanque. A capacidade de produção é de 30 mil litros por dia. Segundo a empresa, estão sendo abastecidas as escolas e unidades indicadas pela Prefeitura e, também, as pousadas que hospedam os desabrigados, por meio de convênio junto aos governos estadual e municipal. A companhia informou ainda que está com os caminhões na região distribuindo água também para as residências, após atender as demandas públicas.
Juquehy já possui sistema de tratamento de água, enquanto Cambury, Baleia e Sahy não tem, situação que já está sendo solucionada por meio de convênio firmado pela Prefeitura com a Sabesp, em março de 2019, no valor de R$ 610 milhões.
A obra de construção do sistema para abastecimento de água dos bairros Barra do Sahy, Baleia e Cambury deverá ser iniciada ainda em março e concluída até o fim deste ano. Esse investimento de R$ 27 milhões prevê estruturas de abastecimento, como reservatório, e 68 km de rede. Os investimentos da empresa vão se juntar aos esforços dos governos municipal e estadual para reconstruir a região após as fortes chuvas no Carnaval.
Desde o início do impacto das chuvas, a Sabesp tem disponibilizado caminhões-tanque para abastecer todas as regiões de São Sebastião, mesmo as que não são operadas pela Companhia.
Funasa
Até a última sexta-feira (10), a Funasa produziu 360 mil litros de água, distribuídos na Vila Sahy, em escolas, antigos abrigos e residências. O equipamento havia sido instalado no bairro do Cambury e ajudou, desde o dia 1º de março, no bombeamento e distribuição de água potável para a comunidade de Barra do Sahy, na Costa Sul, o epicentro da tragédia.
A Funasa cedeu o equipamento no início da calamidade e também doou 2 mil pastilhas de tratamento de água para serem introduzidas nos reservatórios domiciliares da Vila Sahy, escolas e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), mais uma iniciativa de atenção das autoridades em relação ao monitoramento do controle de qualidade da água na região afetada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário