GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quarta-feira, 25 de abril de 2018

Ciapi completa dois anos com festa para idosos e familiares

A coordenação do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) e Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso promoveram uma programação especial nesta quarta-feira (25) para comemorar dois anos do Ciapi completos no dia 18 e também dos aniversariantes do mês de abril, que frequentam o espaço.

O Ciapi é um dos poucos no país a atender de modo interdisciplinar pessoas com deficiência e idosos por meio do Centro Dia e do Centro de Convivência.
Durante os festejos houve apresentações da teve a esquete “Nega Maluca”, com Margarida Maria Machado, do coral da oficina de cantoterapia, dos grupos de dança Fênix, Ritmos, dança sênior e zumba e da Banda Municipal Carlos Gomes, regida pelo maestro Salatiel Jesus.
Também foram oferecidos cortes de cabelo e barba, além de embelezamento das unhas com os alunos das oficinas de cabeleireiro e manicure do Centro de Referência de Assistência Social (Cras/Centro), supervisionados pelas professoras Berenice Martins Rodrigues e Adriana Maura Cortez.
O aposentado Otávio Maluta, 86 anos, frequenta o espaço desde a inauguração.  “Aqui gosto de jogar tranca mexicana e dançar. Faço também aulas diárias de alongamento ou musculação. É um lugar para passar o tempo de forma saudável e fazer amigos”, declarou.
CIAPI - Centro Dia – É destinado a ofertar o serviço da Proteção Social Especial, proporcionando atenção integral, cuidados básicos e promoção da qualidade de vida, preservando os laços familiares e comunitários para 100 usuários/mês com perfil de semidependência e vulnerabilidade social, entre idosos e pessoas com deficiência acima de dezoito anos.
Os principais objetivos do Centro Dia são o de prevenir situações de risco social; evitar o isolamento; fortalecer vínculos familiares; atender necessidades básicas e ofertar cuidados básicos, possibilitando autonomia, entre outras.
Podem usufruir do serviço, pessoas cuja renda familiar não ultrapasse a três salários mínimos ou a renda individual do usuário ser inferior a dois salários mínimos.
Centro de Convivência – É um espaço de atividades integradas, que estimula a convivência e a socialização, com o propósito de contribuir para um processo de desenvolvimento e habilitação ou reabilitação das funções humanas e da vida saudável, autônoma e ativa. Disponibiliza várias atividades como: hidroginástica, academia, vôlei, basquete, bocha, aulas de informática, culinária, dança sênior, dança circular, ginástica, coral, artesanato, teatro, artes, zumba, jogos (xadrez, dama, dominó, baralho), e salas de leitura, cinevídeo e de estimulação cognitiva.
Para frequentar o espaço, os interessados devem apresentar condição de saúde satisfatória, atestado pelo médico e realizar a matrícula conforme a disponibilidade de vagas.
CIAPI – Avenida Jorge Burihan, 30 – Jardim Britânia – Tel (12) 3886-3131.

Nenhum comentário: