GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

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Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

O que fazer para conseguir a 2ª via de comprovante de vacinação


Frasco de vacina da febre amarela – vacinaçãoCom o alerta da Organização Mundial da Saúde - (OMS) sobre o aumento da febre amarela no Brasil e a antecipação da campanha de vacinação fracionada em 75 municípios do país, a demanda pela imunização aumentou junto com as dúvidas sobre o que fazer quando a pessoa não se lembra se já foi vacinada ou tenha perdido a carteira de vacinação com as doses tomadas. O comprovante é necessário, por exemplo, para a emissão do Comprovante Internacional de Vacinação, que pode ser exigido de viajantes na entrada em outros países.

Em tais situações, a orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é procurar a unidade de saúde onde a vacina foi aplicada para resgatar o histórico de vacinação e solicitar uma segunda via do documento. Porém, segundo o órgão, não há uma padronização nesses registros nem regulamentação que exija o arquivamento dessas informações.
A depender da organização de cada posto de saúde, um pouco de sorte pode ser necessário para conseguir a segunda via do documento. Na dúvida, nos casos de febre amarela, a recomendação é que se tome uma nova dose. Nos locais onde há alta procura pela vacina, não adianta ter pressa para pedir a segunda via. Isso porque as unidades estão concentradas na imunização.
Os moradores de São Paulo que tenham sido vacinados na rede municipal têm uma chance de conseguir a segunda via do comprovante de vacinação de febre amarela em postos de atendimento da Anvisa instalados nos aeroportos. Mas isso não é tão simples, pois é necessário que a aplicação da vacina tenha sido registrada junto ao órgão federal.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, os postos estão orientados a atualizar os dados em um sistema integrado com todo o histórico do usuário logo na primeira visita à unidade de saúde, desde que a pessoa apresente os documentos comprovando as doses que já tomou. Mas para pedir a segunda via é preciso comparecer ao local onde a vacina foi aplicada.
Ministério da Saúde avisa que o cartão de vacinação é um documento que deve ser guardado junto aos demais documentos pessoais. Sua emissão pode ser feita em qualquer unidade do Sistema Único de Saúde (SUS) ou em clínicas particulares,  basta apresentar um documento com foto. O cartão deve ser atualizado sempre que uma nova vacina for tomada.

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