GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Prefeitura lança Projeto Boa Medida para alunos da rede municipal de Caraguatatuba

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, e o secretário de Educação, Ricardo Ribeiro, lançaram oficialmente na manhã desta terça-feira (24), no Ciase Sumaré, o projeto Boa Medida, voltado para alunos com sobrepeso ou obesos da rede municipal de ensino.


Presentes também o presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Renato Leite Carrijo de Aguilar e o vereador João Silva De Paula, o De Paula, e o secretário de Esportes e Recreação, Edivaldo Ormindo.

O programa desenvolvido pelo Setor de Projetos da Secretaria de Educação tem o objetivo de identificar e encaminhar esses estudantes para os Núcleos de Atividade Esportiva e de Práticas Corporais, onde integrarão um programa de atividades esportivas, três vezes por semana, com duração de 60 minutos cada aula, para a promoção da saúde e redução de peso.

O projeto prevê ainda a instalação do Centro de Medidas Corporais e de Avaliação Física – Cemcaf, o primeiro do Litoral Norte. O local será equipado para oferecer aos alunos, um programa de avaliação específica da composição corporal, bem como orientações e acompanhamento psicológico, nutricional e de atividades corporais de promoção da saúde.

O prefeito Aguilar Junior disse que o Boa Medida visa a saúde dos estudantes. “Quando estamos acima do peso, não podemos pensar somente na questão estética. A saúde e o bem-estar são mais importantes. Esse projeto é tão bom que será estendido aos servidores municipais também, com lançamento no próximo sábado (28)”, disse.

O secretário de Educação ressaltou que a boa saúde começa com boas atitudes. “Esse projeto depende, principalmente, da força de vontade dos participantes”, afirmou Ricardo Ribeiro.

A aluna Ana Paula de Souza, 11 anos, da EMEI/EMEF Profª Adolfina Leonor Soares dos Santos, já passou por avaliação e está no programa. “Fui ao médico endocrinologista para me ajudar a perder peso. Estou fazendo atividades físicas na escola e tenho um compromisso de perder peso em até um ano”, contou a menina.

O colega Maycon Douglas Leite Jardim, 11 anos, contou que toma muito refrigerante e frituras e promete reduzi-los no cardápio.

Já Tales Augusto Barbosa, 15 anos, da EMEF Prof. Luiz Ribeiro Muniz, reconhece que exagera nas bolachas recheadas.

“Além da alimentação balanceada na escola, contaremos também com os pais para regrarem a dieta em casa. Regularmente os participantes e seus responsáveis passarão pelo Cemcaf para avaliações e orientações com nutricionista e psicólogo”, disse o coordenador geral do Boa Medida, Mário Luiz da Silva.

Logo após o lançamento, o prefeito e demais autoridades juntamente com alguns alunos do programa e professores seguiram para uma caminhada do Ciase Sumaré até o mirante da praia da freira e retornaram novamente à unidade educacional.

Nenhum comentário: