GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Resíduos verdes triturados favorecem agricultores cadastrados na Prefeitura

A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Smaap) e a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), de Caraguatatuba, estão trabalhando em parceria para diminuir a quantidade de resíduos verdes, que são aqueles originários da poda, corte ou remoção de árvores e plantas.

Estes resíduos, triturados no local do corte por duas trituradoras da Prefeitura, estão sendo destinados aos agricultores cadastrados na Smaap, para compostagem e melhoria das condições do solo usado para plantio.
O mesmo ocorre com os resíduos de casca de coco recolhidos nos quiosques. São recolhidos aproximadamente mil cocos por mês, equivalente a 1,6 toneladas na baixa temporada e na alta temporada esse número aumenta, chegando  em média a 16 toneladas/mês, que são entregues aos agricultores.
Segundo técnicos da Smaap, a reutilização da poda triturada diminui os gastos de destinação do material para aterro e faz com que o produtor rural melhore as condições do solo, diminuindo o uso de adubos sintéticos e agroquímicos.
No primeiro semestre de 2017, já foram produzidos 1.794 metros cúbicos de resíduos de poda. Além dos agricultores, o material também é destinado ao Viveiro Municipal Pedro Gonçalves Leite, que tem uma pequena área de compostagem e às escolas municipais, que utilizam o produto em suas hortas.
Atualmente, os trituradores trabalham com materiais retirados pela Sesep, mas a Smaap está planejando ampliar os trabalhos com a compra uma nova máquina.

Nenhum comentário: