GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

domingo, 4 de dezembro de 2016

Samu Caraguatatuba completa seis anos Com cerca de 100% de aprovação, o serviço registra apenas 0,0002% de reclamação

Desde sua inauguração, em 22 de novembro de 2010, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192) de Caraguá já atendeu a mais de 87.619 mil urgências no município até o dia 29 de novembro de 2016. Somente neste ano, quando completa seis anos de atendimento, o serviços realizou 12.532 ocorrências. 

O coordenador do SAMU, o médico Arthur Maranha, afirma que, nestes seis anos, só tem a agradecer à equipe que passa por treinamentos constantes. “Temos apenas 0,0002% de reclamações que se voltam aos serviços prestados pelo SAMU Caraguatatuba; sendo que, em todo Litoral Norte, o serviço registra apenas 0,87% de reclamação. Isto é resultado da efetividade do SAMU”, conta.
“Em 2015, por exemplo, registramos cerca de 14 mil ocorrências em Caraguá e não tivemos o registro de nenhuma queixa. Em 2016, tivemos mais de 12 mil ocorrências e apenas três reclamações”, ressalta.
Desde dezembro do ano passado, o atendimento conta com o reforço de duas novas ambulâncias, compradas pelo Governo Municipal de Caraguá, que substituíram uma de suporte básico e outra de suporte avançado. No total, hoje a frota conta com quatro viaturas, três unidades básicas e uma avançada (UTI); além de duas reservas técnicas.  A equipe é composta por médicos socorristas, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem em um total de 47 profissionais.

O coordenador destaca ainda que um dos grandes problemas que o serviço enfrenta na cidade são os trotes realizados pelos usuários. “Isto é perigoso porque no intervalo deste deslocamento, alguém pode falecer por atraso na chegada da ambulância por questões de segundos”, afirma Maranha.
Samuzinho nas Escolas – De acordo com o Samu, por mês, 105 a 109 ligações são canceladas pela Central de Atendimento por serem suspeitas de trote; ou seja, de acordo com o serviço, isto corresponde a 10% das chamadas totais. O Projeto Samuzinho nas Escolas, que será lançado até o final do ano pelo Governo Municipal de Caraguá, por meio da Secretaria de Saúde, visa conscientizar as crianças sobre a importância de não passarem trote, com o objetivo principal de instruir melhor os pequenos sobre este serviço.

Semanalmente, um profissional do Samu percorrerá escolas municipais para promover palestras educativas sobre o atendimento a alunos do 6º e 9º anos. Nestes encontros, serão distribuídas cartilhas do Samuzinho, camisetas do projeto e imãs de geladeira com telefone do Samu (192) e espaço para os pais preencherem dados do endereço e referência da residência para facilitar o atendimento em caso de emergências. 

Temporada – Entre os dias 23 e 25 e de 30 a 31 de dezembro, o Samu de Caraguá contará com o reforço de mais uma viatura e uma equipe de suporte básico de vida, devido ao maior fluxo de turistas na cidade. Os mesmos serviços também ocorrerão durante os dias do Carnaval 2017 (de 24 a 28 de fevereiro).
                                              Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário: