GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Nanette Suckow de Oliveira recebe o título de cidadã caraguatatubense

O Poder Legislativo de Caraguatatuba, em sessão solene, concedeu o título de cidadã caraguatatubense a Sra. Nanette Suckow de Oliveira. A solenidade aconteceu na noite de sexta-feira no Plenário da Câmara Municipal.

A homenagem se deu por meio do decreto legislativo 279/2015, de autoria do Vereador Francisco Carlos Marcelino (Carlinhos da Farmácia), aprovado por unanimidade pelos demais Parlamentares, em maio deste ano.
Além de Carlinhos da Farmácia, o Presidente da Câmara de Caraguá, Oswaldo Pimenta de Mello Neto (China), esteve na sessão, que contou também com a presença de familiares, amigos, dos ex Vereadores, Wilson Rangel e Vera Peixoto; e políticos de Ilhabela, como o Prefeito Toninho Colucci, a vice-prefeita Nilce Signorini e o Presidente do Legislativo, Adilton Ribeiro.

Nanette é natural de Araraquara, interior de SP. Filha de Moacyr Suckow e Maria Norberto Suckow, veio morar em Caraguatatuba aos dois anos de idade. Colocada em um jacá (cesto feito de vime e bambu), atrelado a um cavalo, desceu através de picadas abertas na Serra do Mar.
Seus avós já residiam em Caraguatatuba, onde possuíam uma pequena loja e também trabalhavam como mascates, atendendo principalmente os trabalhadores da Fazenda dos Ingleses. Foi criada no bairro do Massaguaçu, onde seus pais se estabeleceram em um rudimentar comércio.
Aos 16 anos conheceu Melquíades de Oliveira (Zizo) com quem veio a casar aos 18 anos. Zizo já tinha um pequeno bar na atual avenida da praia (Pararaca) que atendia principalmente os soldados do exército que aqui estavam vendendo principalmente bebidas e peixe. Mais tarde, seu marido estabeleceu-se num armazém na atual Rua Altino Arantes, esquina com a Rua Major Ayres.
Sua participação na vida comercial de seu marido foi essencial para o crescimento e a evolução econômica da família. Trabalhava incansavelmente, não só no atendimento aos fregueses, mas também fabricando empadinhas para outros estabelecimentos comerciais; fazia ainda peças de crochê para atender. Mesmo com a vida corrida, não deixava de lado as tarefas domésticas e a criação dos filhos. Nanette foi uma grande batalhadora, não apenas no apoio ao marido e aos filhos, mas também às atividades sociais e religiosas da cidade.
Participou ativamente da vida religiosa do catolicismo por mais de 50 anos. Foi a primeira tesoureira da APAMI (Associação de Proteção à Maternidade e à Infância); trabalhou com muito ardor na campanha de arrecadação de fundos para criação da Santa Casa do Município; Foi sócia-fundadora da APAC (Associação de proteção às pessoas com câncer).
De seu matrimônio, nasceram quatro filhos: Antonio Melchiades de Oliveira (falecido); a médica - Dra Janete de Oliveira; José Assis de Oliveira e Luiz Francisco de Oliveira.
"Dona Nanette Suckow de Oliveira é um exemplo de trabalho e de cidadania em prol da família e da sociedade, que serve de modelo a todas as pessoas", disse Carlinhos da Farmácia, Vereador autor do projeto que concede a honraria.
Assessoria de Comunicação, Vitor Miki

Nenhum comentário: