GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Jô Soares volta a gravar programa após a morte do filho: 'Pesadelo de todo pai'

Jô Soares está de volta ao trabalho nesta segunda-feira (3). Mesmo abalado com a morte do seu único filho, Rafael Austregésilo Soares, o apresentador fez questão de voltar aos estúdios da TV Globo para gravar o "Programa do Jô" como uma forma de homenagem ao filho.
Jô Soares volta a gravar programa após a morte do filho: 'Pesadelo de todo pai': Jô Soares volta a gravar o 'Programa do Jô' nos estúdios da TV Globo após a morte do filho. 'Sofri a dor que é o pesadelo de todo pai', disse nesta segunda-feira, 3 de novembro de 2014
Jô Soares volta a gravar programa após a morte do filho: 'Pesadelo de todo pai'

Logo na abertura do programa, ao entrar no cenário de seu talk show, o apresentador declarou: "Na última sexta-feira, dia 31, eu sofri a dor que é o pesadelo de todo pai: a perda de um filho". Ele volta a falar que Rafael era autista e que permaneceu um menino até o fim de sua vida. "Ele passou a vida inteira na realidade do seu próprio mundo, com corpo de adulto e coração e alma de criança", disse o apresentador ainda no primeiro bloco.
'Essa disposição de viver com entusiasmo e paixão, me dá muito orgulho do meu filho'
Diante da plateia presente, Jô contou ainda que Rafa gosta de música, tocava piano, mas tinha uma paixão: o rádio. "Ele tinha a sua própria emissora em casa, cujo alcance eram as pessoas que o visitavam", lembrou ele, acrescentou que o rapaz era uma pessoa totalmente dedicada e com horários rigorosos, e que não tirava sua emissora do ar nem nos seus aniversários: "Essa disposição de viver com entusiasmo e com paixão, me dá muito orgulho do meu filho".
O apresentador, que este ano teve um sério problema de saúde, também fez questão de agradecer e elogiar sua ex-mulher, Theresa, com quem teve Rafael: "Ela foi minha companheira por 20 anos, e que por 50 anos dedicou sua vida ao nosso filhinho, o acompanhando desde o berço até o fim".
Lembranças e aprendizado com o filho: 'Escolher é perder sempre'
Antes de chamar os convidados para as entrevistas, Jô Soares lembrou uma história que marcou a sua vida. "Uma vez, em uma livraria, ele chegou junto ao caixa carregando uma dúzia de livros. Eu estranhei: 'Rafa, é muito! Escolhe seis' - e ele: Então não quero nenhum, eu prefiro não escolher", contou o apresentador, dando continuidade:
"Eu questionei: 'Mas por que não?'. E ele: 'Porque escolher é perder sempre'. Então Levei todos. Hoje, também não preciso escolher. Como ele nunca faltou ao seu trabalho, também não posso faltar ao meu", finalizou Jô.
Despedida e saudade: 'Nesses 50 anos, como nos ensinou...'
O velório de Rafael Soares, morto aos 50 anos vítima de um câncer, aconteceu no sábado (1º), no Memorial do Carmo, no bairro do Caju, Zona Central no Rio de Janeiro. Teresa Austregésilo, mãe de Rafael, foi a primeira a chegar. Em seguida chegou o ex-marido, rodeado de seguranças.
Muito abalado, o artista conversou com a imprensa na ocasião: "É uma coisa muito sofrida, evidente, mas uma morte anunciada. Há um ano e meio que a gente já sabia. Esse menino de 50 anos conseguiu ensinar muito".
Mais cedo, através de um comunicado, Jô tentou resumir a dor em algumas palavras. "Devido ao autismo, permaneceu um menino. Nosso menino. E, nesses 50 anos, como nos ensinou... a mim e a Teresa (Austregésilo)", declarou.

Nenhum comentário: