GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

domingo, 2 de fevereiro de 2014

O vereador Elizeu Onofre da Silva, autor do Projeto de Decreto Legislativo 236/2013, entregou na última sexta-feira, 22 de novembro, o título de cidadão caraguatatubense ao Padre Mateus Martins de Almeida, da Paróquia Nossa Senhora da Glória, no bairro do Travessão, pelos relevantes serviços prestados no município de Caraguatatuba.



A sessão solene contou com a presença do Presidente da Câmara, José Mendes de Souza Neto (Neto Bota) e da vereadora Vilma Teixeira de Oliveira Santos. Familiares e amigos também marcaram presença na homenagem.

“Parabéns ao Padre Mateus, essa pessoa fantástica que tanto contribui com a vida de muitos seres humanos de nossa cidade, em especial da região Sul. Um homem de bem, que tem um talento maravilhoso em levar a palavra de Deus para dentro do coração de muitas famílias. Fico feliz em poder oferecer essa honraria tão merecida a essa pessoa”, disse Ceará.

Padre Mateus Martins de Almeida nasceu em 05 de Junho de 1979 na cidade de Lorena, Vale do Paraíba. Filho de Benedito de Almeida e de Zenaide Martins de Almeida, que tiveram mais quatro filhos: Fábio, Adriana, Daniel e Nathaly. Seus pais são falecidos.

O homenageado conta que nunca havia pensado em seguir a carreira eclesial, pois depois de concluído o estudo do Ensino Médio pensava em cursar a Faculdade de Ciências Biológicas, Agronomia ou algo no ramo. Os pais sempre zelavam pela sua educação religiosa. Depois de algum tempo sem frequentar assiduamente a Igreja começou a participar das Missas Dominicais e logo das celebrações diárias, envolvendo-se cada vez mais na vida eclesial, até que foi convidado para participar de um movimento chamado Fé e Luz que trabalha com pessoas deficientes. Pouco tempo depois começou a participar da Pastoral Litúrgica e Vocacional, onde percebeu o chamado de entrega ao Reino de Deus.

Cursou Filosofia pelo Centro Unisal Salesiano de Lorena e consecutivamente o Instituto Canção Nova de Filosofia e Teologia na Faculdade Deohoniana de Taubaté, concluído em 2007.

Conheceu Dom Antônio Carlos Autieri, então Bispo da Diocese de Caraguatatuba de quem recebeu o convite para conhecer o Litoral Norte, no mês de agosto de 2007 e como seminarista foi morar em Ilhabela e ficou auxiliando na Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda, com o Pe. Sandro Degarres, da Ordem Religiosa Doutrinado de Cristo, dando assistência a todas as pastorais.

No ano de 2008, foi para São Paulo, mais precisamente na Zona Leste, auxiliando na Pastoral da Juventude e trabalhando com jovens e participando de uma grande obra social Salesiana, onde pode aprender mais sobre a vida religiosa. De volta a Diocese de Caraguatatuba ficou trabalhando e auxiliando todas as pastorais na Paróquia Nossa Senhora da Glória, no Bairro Travessão.

Em 31 de Janeiro de 2009 foi ordenado Diácono e continuou na Paróquia Nossa Senhora da Glória com o pároco responsável, Pe. Ilmo Dick. Em 01 de Agosto de 2009 aconteceu o tão esperado sonho, a ordenação sacerdotal. Ficou alguns meses trabalhando com o Pe. Ilmo Dick como Vigário Paroquial, na comunidade Nossa Senhora da Glória, no Bairro do Travessão e em novembro de 2009 foi empossado Pároco responsável pela comunidade da Paróquia Nossa Senhora da Glória, no Bairro do Travessão, onde permanece até hoje trabalhando em prol da comunidade, atendendo toda a Região Sul. 

Hoje, Padre Mateus também trabalha como assessor da Pastoral Carcerária Diocesana e fazendo visitas semanais ao CDP-Centro de Detenção Provisório, proporcionando momentos de oração aos detentos e suas famílias.

Nenhum comentário: