GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

HISTÓRICO

HISTÓRICO




A Instituição foi fundada em 2002 com o propósito de participar do desfile das escolas de samba mirins, evento organizado pela AESM-Rio (Associação das Escolas de Samba Mirim), e no ano de 2003 a Pimpolhos da Grande Rio realizou seu primeiro desfile na passarela do Samba, levando cerca de 1300 crianças para a avenida. Em 2004 a Pimpolhos se transformou em uma ONG para melhor desenvolver um trabalho junto as comunidade caxiense e a partir disso passou a ser uma instituição independente com a sua própria missão, visão, valores e objetivos, diferentes do da Acadêmicos da Grande Rio.
Para a realização dos desfiles seguintes, a Pimpolhos desenvolveu o Programa de Aprimoramento em Artes Carnavalescas – Arte Folia, projeto apoiado pelo Fundo Nacional de Cultura (MinC), e cuja proposta está baseada na abertura da produção carnavalesca para jovens aprendizes que são contemplados com uma bolsa-auxílio. O principal objetivo deste programa é dar oportunidade para dezenas de jovens aprenderem técnicas artísticas voltadas para a produção do carnaval, criando uma perspectiva de trabalho e promovendo a inclusão social. Muitos dos jovens beneficiados pelo programa estão hoje trabalhando profissionalmente na produção do Carnaval carioca, produzindo fantasias e alegorias para as escolas do grupo especial.
Devido ao sucesso das oficinas carnavalescas, e principalmente, pelo potencial a ser explorado pela intervenção artística como veículo de comunicação e inclusão social, a Pimpolhos passou a atuar dentro das comunidades de Duque de Caxias, realizando grandes tardes culturais e promovendo passeios educativos, interagindo diretamente com as crianças e adolescentes e abrindo um espaço interativo de promoção cultural.
No ano de 2006, em parceria com a Secretária de Educação do Município, a Pimpolhos começou o projeto Pimpolhos nas Escolas e passou a trabalhar lado a lado com as escolas municipais de Duque de Caxias, levando para dentro das salas de aula toda a magia da criação artística, e, com muito esforço e carinho está realizando um importante trabalho de promoção cultural através do fortalecimento da escola como órgão fundamental na luta contra a desigualdade social. Somado a esse trabalho a pimpolhos criou no ano de 2007 as oficinas do Carnaval Pedagógico, visando trabalhar com as crianças que participam do desfile os conceitos do enredo e das fantasias. A instituição todos os anos escolhe temas educativos, que através das oficinas são desenvolvidos com as crianças e com os presidentes de ala, no intuito de estar sempre fazendo do carnaval e do seu universo lúdico uma ferramenta de educação e um veículo para a transformação social.
Hoje a Pimpolhos continua realizando projetos de educação e formação, mas agora tendo um novo objetivo: criar mecanismos de auto sustentabilidade, pois para continuar realizando seus projetos e preservando todo o trabalho que já foi desenvolvido até agora, precisa desenvolver idéias que tragam receita para a instituição, pois o mercado de patrocínios é instável e o não recebimento deste pode interromper trabalhos que estão em andamento. Para isso a Pimpolhos criou três produtos culturais: shows de samba, oficinas de carnaval/formação de valores para escolas particulares e projetos de cenografia e figurino. Dessa forma a instituição espera a longo prazo tornar-se auto sustentável.

Nenhum comentário: