O nome dele é Joaquín Salvador Lavado Tejón, nasceu em Guaymallén, 22 de julho de 1932. Talvez você não saiba quem ele seja, mas se eu falar que ele é o Quino, o pai da Mafalda com certeza você vai saber na hora. Quino é um pensador, historiador gráfico e quadrinista.
A obra mais famosa de Quino é a tira cômica Mafalda, publicada entre os anos 1954 e 1983. Editada em tiras nos jornais, Mafalda questionava todos os problemas políticos, de gênero, e até científicos que afligiam sua alma infantil e, ao mesmo tempo, refletia o conflito que as pessoas da época enfrentavam, sobretudo com a progressiva mudança dos costumes e a já incipiente introdução da tecnologia no cotidiano.
Um bom exemplo é a tira onde Mafalda ouve no rádio:
-
- “O Papa fez um chamado à paz”
E, com sua ingenuidade infantil, responde ao aparelho:
-
- “E deu ocupado como sempre, não é?”
Apesar de ter sido interrompida ainda no começo dos anos 1970, Mafalda possui uma legião de fãs, e o trabalho de Quino ainda tem reconhecimento internacional, como um dos maiores cartunistas do mundo. Quino criou vários personagens, mas a personagem mais famosa é Mafalda, uma menina de quase 8 anos que odeia sopa.
“Eu particularmente já tive a honra de expor em Outubro de 2006 junto com ele minhas tiras e meus quadrinhos. Para você meu velho, parabéns e felicidades. Fique com a gente por pelo menos mais 81 anos!”
Nenhum comentário:
Postar um comentário