GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Caraguatatuba intensifica combate à Dengue


Com 373 casos confirmados, Caraguá enfrenta um quadro de epidemia de Dengue no município. Entre os principais focos das ações de combate neste momento estão os bairros da Martim de Sá, Casa Branca e Olaria.
Nesta quarta-feira (3/4/2013), duas equipes de combate ao mosquito do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizaram controle mecânico para eliminação de criadouros e controle químico com aplicação de inseticidas no bairro Martim de Sá.
O biólogo e coordenador da equipe de combate à Dengue, Ricardo Fernandes, afirmou que, na próxima semana, todo o Estado de São Paulo mobiliza-se no enfrentamento ao mosquito na Semana Estadual de Controle da Dengue. “Neste período, estaremos no Casa Branca e Olaria com a Operação Cata-Treco e contaremos com a participação dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Zoonoses”, disse.
Segundo o biólogo, nestes três bairros, existe uma concentração maior de casos de Dengue confirmados.  Segundo norma do Ministério da Saúde, em situação de epidemia, os principais focos do mosquito devem ser alvo das ações de combate com controle mecânico e químico.
Além destas mobilizações, na semana passada, a equipe realizou vistorias em imóveis especiais com grande concentração de pessoas, como escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBS); em pontos estratégicos (locais com grande concentração de criadouros) tais como depósito de carros, ferro velho; passando também por pontos críticos, imóveis em que os proprietários não permitem fiscalização, locais fechados etc.
Segundo Fernandes, para todo este trabalho estão envolvidas diretamente 32 pessoas. O coordenador garante que a equipe tem cumprido todas as normas do Ministério da Saúde no que diz respeito ao controle do mosquito da Dengue.
Em casos de epidemias, não são mais realizados os exames e, a partir da confirmação de três sintomas pelo médico, o paciente já recebe o tratamento adequado ao caso. A Dengue mata e os principais sintomas são: febre com início abrupto (rápido); dor de cabeça; dor no corpo; dor no fundo dos olhos e manchas vermelhas pelo corpo. Caso alguém apresente os sintomas é necessário procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.
Segundo a secretaria de Saúde na Cidade de Caraguatatuba, desde o início do ano a cidade registrou 1.409 notificações, sendo 373 casos positivos, 232 negativos e 804 esperam resultado de exames.

Nenhum comentário: