GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sábado, 24 de novembro de 2012

Glória Maria, do Globo Repórter, se orgulha de ser "neguinha".


Ser chamado de "NEGUINHA" pode ser considerado ofensa para muitas pessoas, mas não para Glória Maria. A experiente jornalista do Globo Repórter disse que é negra e gosta do apelido carinhoso de "neguinha", que ganhou de seus amigos. 
[Glória Maria - jornalista - Rede Globo
Glória Maria não gosta do vocábulo "afrodescendente""Desculpa, mas acho uma idiotice. Nós somos negros e ponto. Quando eu cheguei na tevê, todo mundo me chamava de Neguinha e eu era muito feliz! Se chama de branquinha alguém se ofende? Acho que a ofensa não está no Neguinha, mas na maneira que você diz, no tom que você diz. Às vezes, você ofende com o olhar, com o gesto. Meus amigos até hoje me chamam de neguinha. Até 15 anos atrás, na Globo, todo mundo me chamava de Neguinha e eu me sentia orgulhosíssima e me sinto até hoje."

Glória Maria disse ainda que não vê muita diferença entre o mercado de trabalho para jornalistas negros, desde a época em que começou na tevê até hoje. Ela assinala que consegue enumerar cerca de seis ou sete nomes. "Quando eu comecei, fui a primeira repórter negra da televisão. E de lá pra cá mudou muito pouco, hoje continua tendo poucos. Eu tenho 33 anos de jornalismo, não é possível que nesses anos não tenha aparecido outros negros de talento, se apareceram tantos brancos talentosos. Alguma coisa está errada, é uma conta que não bate. Então, com relação ao mercado de trabalho e ao racismo, a gente caminhou pouco. Temos feito ações para combater esse ranço, mas resultados reais, de alma, vejo pouco."

Nenhum comentário: