GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Caraguá recebe hoje oficina para discutir turismo sustentável


A 6ª Oficina do “Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral Norte” será realizada nesta quinta-feira, das 9h às 17h, em Caraguatatuba. O tema abordado será  “Iniciativa e Experiências Exitosas em Turismo Sustentável” com foco nas Unidades de Conservação da região, a luz do turismo sustentável. 
A atividade é uma as etapas finais do processo de construção do “Programa de Apoio ao Turismo Sustentável”. Até o momento estão mobilizadas cerca de 80 pessoas, entre representantes de quatro prefeituras municipais (São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba), representantes do Comitê Paulista da Copa 2014, da Fundação Florestal e do Instituto Florestal, profissionais do setor turístico, ONGs regionais, Sebrae, monitores e guias locais, consultores independentes, pesquisadores e estudantes, entre outros atores. O público alvo é o poder público local, as Unidades de Conservação, as instituições de ensino e pesquisa, as entidades da sociedade civil, o trade turístico, entre outros atores sociais regionais. 
Segundo o Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável (Ceds), um dos organizadores da oficina, a participação efetiva dos envolvidos está garantindo a formatação de produtos turísticos, um Programa com Diretrizes para o setor e um Plano de Comunicação, uma proposta para a competitividade no Litoral Norte usando como uma das ferramentas o processo de certificação que serão apresentados ao final do processo.

Os assuntos abordados estão: Resultado das oficinas de Turismo Sustentável; Circuito Quilombola do Vale do Ribeira; Rota Doria e Cambuci X Cultura, Turismo e Meio Ambiente; Projeto Nova Imagem 40 anos, o resgate do Parque Nocional da Serra da Bocaina através da repartição de benefícios e responsabilidades; O Mercado como instrumento de conservação da mata atlântica; Artesanato qualidade e acabamento, design do produto e sustentabilidade; Núcleo de Novos Negócios e Parcerias da Fundação Florestal, com apoio e estratégias para a Sustentabilidade do Litoral Norte de SP; Roteiro de Pesca de Tróia da Almada; Projeto “Manejo Florestal Comunitário da Juçara e Cambucy”, relato das experiências do Programa Juçara – Conservação Ambiental com Protagonismo Social.
O Turismo Sustentável foi eleito pelo Comitê do Diálogo para a Sustentabilidade (Comdial) como norteadora das ações previstas para 2011/2012 em função da evidente importância econômica, cultural, social e ambiental que esta atividade representa para a região. 
Esta proposta, realizada em parceria com as Unidades de Conservação, pretende instrumentalizar a região para as etapas iniciais do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo Sustentável no Litoral Norte Paulista.

Confira a programação

9h às 9h30 – Abertura
Rinaldo Madrigano Artero (Secretario Adjunto de Turismo de Caraguatatuba)
Carlos Zacchi Neto (Gerente Litoral Norte e Baixada Santista da Fundação Florestal)
9h30 às 9h45 – Resultados das oficinas de Turismo Sustentável
Patrícia Ortiz (coordenadora da Oficina, Unitau/Campus Ubatuba) e Edson Lobato (Gestor do PESM – Núcleo São Sebastião)
9h45 às 10h20 – Circuito Quilombola do Vale do Ribeira
Maurício de Carvalho (Técnico de Turismo de Base Comunitária do ISA), Jorlei da Costa Pereira e Ivo Rosa (ambos do Conselho Gestor do Circuito Quilombola)
10h20 às 11h – Rota Doria e Cambuci X Cultura, Turismo e Meio Ambiente
Ana Lúcia Wuo (Diretora da Associação LAR TERRA de Resgate Cultural e Ed. Ambiental Presidente do Comtur de Salesópolis - Integrante da Rota Dória, Rota do Cambuci e do Conselho Consultivo do Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Caraguatatuba)
11h às 11h30 – Projeto Nova Imagem - 40 anos, o resgate do Parque Nacional da Serra da Bocaina através da repartição de benefícios e responsabilidades
Francisco Livino (Analista Ambiental; Arquiteto-Urbanista, Chefe do Parque Nacional da Serra da Bocaina/ICMBio)
12h às 12h30 - Debate
14h às 14h10 – O Mercado como Instrumento de Conservação da Mata Atlântica
Marcéu Pereira (Coordenador do Programa “Mercado Mata Atlântica - RBMA”)
14h10 às 14h30 - Artesanato qualidade e acabamento, design do produto e sustentabilidade
Delta Sueli dos Santos, (Artesã da marca Banana Brazil Art Natural e Assessora de Projetos Produção de Economia Solidária, da Secretaria Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Economia Solidaria do Município de Registro/SP).
14h30 às 15h – Núcleo de Novos Negócios e Parcerias da Fundação Florestal - como apoio e estratégias para a Sustentabilidade do Litoral Norte de SP
Fabrício Matheus (Núcleo de Novos Negócios e Parcerias da Fundação Florestal)
15h às 15h30 - Roteiro de Pesca de Tróia da Almada
Flávia Navarro, Thaís Basaglia e Comunidade da Almada
15h30 às 16h – Projeto “Manejo Florestal Comunitário da Juçara e Cambucy” - Relato da Experiência do Programa Juçara - Conservação Ambiental com Protagonismos Social
Fábio Reis (Engenheiro Florestal - Integrante da Equipe Ipema)
16h às 16h30 – Debate de encerramento

Nenhum comentário: