GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Aeroporto de Ubatuba, paraíso dos cães, tinha o apelido de Dogtuba

Circulou recentemente em alguns portais da internet uma foto do acervo do historiador e aviador Wanderley Duck. Na imagem, uma aeronave da Vasp aparece em operação de embarque de passageiros no aeroporto Gastão Madeira, localizado na região central de Ubatuba. A foto, que não tem data precisa, retrata um dia nublado da cidade no final da década de 60, quando o avião da foto circulava em ares brasileiros. 
Abaixo, segue o relato do aviador Wanderley Duck, no qual ele revela um apelido do aeroporto ubatubense, dado pelos próprios pilotos que decolavam e aterrissavam na pista local.

“Antigamente nos chamávamos o pequeno aeroporto de Ubatuba de Dogtuba, porque o que aparecia de cachorro na pista era uma barbaridade. Quando a gente alinhava na cabeceira para decolar e via que tinha cachorro na pista, geralmente uma meia dúzia de vira-latas, nós dávamos duas rajadas de motor, que era o sinal para o guarda campo sair correndo e ir espantar os bichos”, diz o aviador, ressaltando mais detalhes sobre a aeronave fotografada.
“Quanto ao avião da foto, na realidade não era um DC-3 e sim um Douglas C-53D-DO, cn 11683, fabricado em 1942.Inicialmente ele foi o USAF 42-68756. Depois foi vendido para a Panair do Brasil e recebeu o prefixo de PP-PBU. Posteriormente ele foi vendido à NAB e teve o seu prefixo mudado para PP-NAT. Quando foi para a Vasp, manteve esse prefixo. Transferido para o projeto Rondon, ele recebeu o prefixo de PP-KTY e com esse prefixo voou também para a Rico e para a Aerovalp. Foi destruído em 1974, em um acidente no Campo dos Afonsos”, conta Wanderley Duck. 

Atualmente, com a área cercada, a presença de cachorros na pista não é mais tão rotineira como no passado. Além disso, os ubatubenses já estão mais acostumados com a presença das aeronaves no município e os jovens não ficam mais na beira da pista esperando os aviões, como na foto acima. 

Nenhum comentário: