GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Animais soltos na praia são alvos de fiscalização da prefeitura

O único bairro com animais recolhidos por abandono foi Maresias, com dois cães ao total

A atual Administração de São Sebastião por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), através do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), e em parceria com a Semam (Secretaria do Meio Ambiente) e Segur (Secretaria de Segurança), realizou neste final de semana, mais uma ação da Operação Praia 2012, dessa vez nos bairros de Maresias, Paúba, Santiago, Toque-toque Pequeno e Toque-toque Grande, localizados na Costa Sul do município.

O objetivo da ação é fiscalizar a presença de cães mantidos irregularmente nas praias do município, além de orientar aos proprietários dos animais acerca da ilegalidade (Lei Municipal 1609/02) e dos riscos para a saúde pública de se permitir a presença de animais nas praias.
A operação teve início no bairro de Maresias, onde estiveram presentes dois agentes de combate às endemias e um fiscal do Meio Ambiente, os quais fizeram uma verdadeira varredura em toda extensão da praia.
De acordo com o fiscal da Semam, Luís Carlos dos Santos, nos casos em que o proprietário do animal não cumpra com a Lei e se recuse a retirar o animal da praia, a GCM (Guarda Civil Municipal), é acionada podendo interceder no recolhimento do bicho; na sequência, o fiscal do Meio Ambiente aplicar a multa. “Na grande maioria dos casos de abordagem, o proprietário colabora e acata o pedido dos agentes, retirando o animal da praia”, disse.
Para o agente de combate a endemias, Rodinei Caminho dos Santos, a presença de animais “vadios”, que vivem na rua e que muitas vezes são abandonados por seus donos, é mais um problema a ser enfrentado. “Esses animais são retirados da praia e levados pelos agentes ao CCZ (Centro de Controle de Zoonose), onde recebem tratamento com vacina, alimentação e aguardam por um período de três dias a busca de um possível proprietário, caso contrário são levados à adoção. Segundo informou, ao fim da ação, o único bairro com animais recolhidos por abandono foi Maresias, com dois cães ao total, os quais já foram encaminhados ao Centro do Jaraguá.
De acordo com a moradora de Maresias, Wilma Maria Schultz, ações como essa deveriam acontecer com mais freqüência na região “Sou contra a presença de animais na praia, pois transmitem doenças a todos”, comentou.
Para a turista de Guarulhos, Maria Helena Gomes da Silva, que freqüentava a praia com seu animal de estimação e foi abordada pelos agentes, a Lei deveria ser aplicada apenas aos animais de rua. “Esses cães abandonados são os verdadeiros transmissores de doenças e não o meu animal, tratado, vacinado e muito bem cuidado”, desabafou.
A Operação Praia 2012, continua no próximo sábado, nas praias da região central como Guaecá, Barequeçaba, Praia Grande, Praia Preta, Pontal da Cruz, Arrastão, São Francisco, Cigarras além de Enseada, Canto do mar ambas na Costa Norte.
Serviço: O CCZ está localizado na avenida Dario Leite Carrijo, 2.598, Jaraguá, Costa Norte e permanece aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Outras informações pelo telefone (12) 3861-2555.

Nenhum comentário: