O Flamengo sempre teve, historicamente, a tradição de vencer partidas decisivas e conquistar torneios importantes com gols de falta. No último domingo, com a cobrança certeira que garantiu o título da Taça Guanabara para o Rubro-negro, Ronaldinho tornou-se outro craque do clube a decidir um confronto em uma jogada de bola parada.
O principal gol de falta da história do Flamengo talvez seja o marcado por Zico, maior ídolo da equipe, aos 39 minutos do segundo tempo, na decisão da Taça Libertadores de 1981, contra o Cobreloa-CHI, vencida por 2 a 0. Na partida, o Galinho brilhou e anotou os dois gols do Rubro-negro.
Outro episódio marcante do Flamengo definido por uma cobrança de falta é o Campeonato Carioca de 1999, o primeiro dos três que o time conquistaria em seguida sobre o Vasco. Em 09 de junho, aos 31 minutos do segundo tempo, o apoiador Rodrigo Mendes marcou o único gol do jogo em uma cobrança impecável.
No entanto, a cobrança de falta que talvez esteja mais nítida na memória dos rubro-negros, atualmente, é a do ídolo Petkovic, aos 43 minutos do segundo tempo da final do Campeonato Carioca de 2001, a última da sequência contra o Vasco. Até aquela altura do confronto, os cruzmaltinos estavam conquistando o torneio, mas o sérvio assegurou o título para a Gávea.
Ronaldinho, aos 26 minutos do segundo tempo, colocou o nome nessa galeria de atletas que, em um lance, fizeram história no Flamengo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário