GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sexta-feira, 25 de março de 2016

Revista diz que Lula vai pedir asilo à Itália para evitar ser preso



Uma das estratégias do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para "fugir da possibilidade de ser preso" é pedir asilo à Itália, segundo informações divulgadas pela Revista Veja. A publicação destaca que o país europeu foi escolhido porque a família de Lula tem dupla cidadania.
A revista apurou que a alternativa seria retirar o ex-presidente do país para evitar que ele seja preso na Operação Lava Jato, que investiga crimes de corrupção envolvendo políticos brasileiros.
Segundo a Veja, o plano prevê que Lula pediria asilo a uma embaixada, após negociar uma espécie de salvo-conduto no Congresso, que lhe daria permissão para deslocar-se da embaixada até o aeroporto sem ser detido - e, do aeroporto, voaria para o país do asilo.
Os detalhes sobre o susposto plano, apurados pela publicação, estão na reportagem de capa da Veja.

Defesa de Lula recorre ao STF contra suspensão da posse de Lula na Casa Civil

Em nota divulgada hoje (25), a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou que entrou com recurso contra a decisão liminar do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendendo a nomeação de Lula para chefiar a Casa Civil. De acordo com a defesa, os recursos foram protocolados ontem (24).

Brasília - O novo ministro da Casa Civil, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de posse (José Cruz/Agência Brasil)

A liminar de Mendes foi concedida semana passada e atendeu pedidos do PPS e do PSDB. Na decisão, Gilmar Mendes disse que a nomeação de Lula para o cargo de ministro teve por objetivo retirar a competência do juiz federal Sérgio Moro (responsável pelas investigações da Lava Jato em primeira instância) para investigá-lo.
Além da suspensão da posse, o ministro do STF decidiu também que os processos que envolvem Lula na Operação Lava Jato deveriam ficar sob a relatoria do juiz. Na terça-feira (22), o ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no STF, determinou que Moro enviasse imediatamente ao tribunal todas as investigações envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Na nota, os advogados de Lula informaram que pedem a “reforma da decisão proferida por Gilmar Mendes”. Entre os motivos, a defesa afirmou que o tipo de ação usada pelos partidos para questionar a nomeação, o mandado de segurança coletivo, “não serve para essa finalidade, conforme jurisprudência do próprio STF”.
Eles defendem também que o ex-presidente atende os requisitos exigidos pela Constituição Federal para ocupar o cargo de ministro e dizem que “sua nomeação tem por objetivo ajudar o país e a presidenta da Republica a retomar o desenvolvimento social e econômico.”
Para os advogados, outro motivo para o pedido é que “não é possível presumir desvio de finalidade na nomeação de Lula, muito menos mediante a distorção de conversas interceptadas de forma ilegal – do telefone de Lula e de seus advogados” . Segundo os advogados, o ministro do STF não poderia ter tomado a decisão de devolver para Moro o processo, já que o tema “extrapola os limites das ações propostas pelo PPS e pelo PSDB e somente poderá ser analisado no âmbito de processo já distribuído ao ministro Teori Zavascki”.
Zavascki é o relator da Lava Jato no STF. Os advogados questionam ainda o fato das ações serem distribuídas ao ministro Gilmar Mendes. Para eles, deveria ser tratado por Zavascki.
Conorme a nota, o recurso deve ser julgado pelo STF junto com outro apresentado esta semana pela Advocacia-Geral da União (AGU) sobre o mesmo tema. 
A AGU também rebate as afirmações do ministro Gilmar Mendes sobre suposta intenção do governo em nomear Lula para beneficiá-lo com o foro privilegiado em função das investigações da Operação Lava Jato. A AGU destacou que não há nenhum impedimento legal para que Lula assuma o ministério.

Batalha contra o câncer: "Otimista e confiante", diz Pezão após 1ª quimioterapia

Pezão começou o tratamento nesta sexta-feira e terá de enfrentar cerca de oito ciclos de quimioterapia para combater o câncer

O governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), de 60 anos, deu o primeiro passo nesta sexta-feira, 25, no combate contra o câncer no sistema linfático (linfoma). Foi o primeiro dia de quimioterapia do governador e ele se disse "otimista e confiante" com o tratamento.Na próxima segunda, dia 28, Pezão começa a licença de 30 dias e vai ser substituído pelo vice-governador Francisco Dornelles (PP), de 81 anos. As sessões de quimioterapia devem acontecer até mesmo aos fins de semana. Após o primeiro ciclo, Pezão terá 18 dias de descanso.O oncologista Daniel Tabak, responsável pelo tratamento, serão de seis a oito ciclos de quimioterapia no total. O número final vai depender da reação do organismo do governador Às drogas apliacadas.Graças a Deus, o tratamento é mais simples do que o nome complicado desse linfoma. Estou bem e bastante otimista e confiante", disse Pezão.
Boa tarde, pessoal. A primeira sessão químio já foi. Amanhã e domingo farei as duas outras deste primeiro ciclo. Estou bem e confiante! Quero agradecer a todos pelas orações e também pelas manifestações de carinho como essa da minha amiguinha Luma!
Publicado por Luiz Fernando Pezão em Sexta, 25 de março de 2016
A doença diagnosticada é linfoma não-Hodgkin anaplásico de células T-Alk positivo. As sessões acontecem no quarto do hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo (zona sul), onde o governador está internado desde o dia 12. Se reagir bem às primeiras sessões, Pezão poderá ir para a casa no próximo dia 29 de março, quando completa 61 anos.Ontem, após divulgar o diagnóstico, o governador publicou nas redes sociais mensagens de agradecimento. "Vou encarar com determinação e muita firmeza", escreveu. "Seu Deus está me colocando essa provação, é sinal que Ele vai me dar os instrumentos para eu sair dessa mais forte ainda", disse.
Meus amigos, hoje os médicos chegaram ao meu diagnóstico. Estou com um linfoma não-Hodgkin. Amanhã, começo o tratamento...
Pezão recebeu, inclusive, uma ligação da presidente Dilma Rousseff, que em 2009 também enfrentou um linfoma não-Hodgkin tipo B. O câncer da presidente atingiu os gânglios, enquanto o linfome de Pezão afeta os ossos das vértebras.

PMDB do Rio decide abandonar governo de Dilma Rousseff



O PMDB do Rio de Janeiro decidiu, por unanimidade, deixar o governo Dilma Rousseff. Entre os 12 representantes da legenda no RJ estão: Sérgio Cabral, Jorge Picciani e Eduardo Paes.
O partido votará, em Brasília, na terça-feira (29), pela saída do governo. Além de votar pela saída do governo, o grupo do Rio vai também aproveitar a ocasião e entregar os cargos que mantém no governo federal.

Ator que fez Pedrinho em "O Sítio do Pica Pau Amarelo" morre aos 43 anos

Daniel Lobo – conhecido como o terceirinho Pedrinho na primeira versão de “O Sítio do Pica Pau Amarelo (1986) – faleceu, aos 43 anos, na quinta-feira (24) em Tubarão, Santa Catarina. O ator lutava contra um tumor e faleceu em decorrência de complicações do quadro.
Último trabalho de Daniel Lobo foi peça "Nise da Silveira – Guerreira da Paz"
Atualmente, o artista se dedicava ao teatro e foi diretor do espetáculo "Nise da Silveira – Guerreira da Paz", que contava a trajetória da psquiatra alagoana. Lobo precisou se afastar no dia 12 de março do espetáculo para cuidar da saúde.
"Após seis comoventes semanas de temporada no MASP, com o público crescendo a cada dia e a perspectiva de lá ficarmos por muito tempo, por motivos de saúde sinto-me na missão de interromper a caminhada. Foram dois anos de muita dedicação para vivermos este momento da Vida, deste projeto que fala de Arte e Espiritualidade retornar à SP, e tocar o coração das pessoas", escreveu em seu Facebook.

Políticos que não se candidataram também constam em planilhas


A força-tarefa da Lava Jato apreendeu, ao longo da semana, planilhas da Odebrecht nas quais são mencionados 284 políticos em tese beneficiados com doações da empreiteira para as eleições de 2010. Nelas constam parlamentares de diversos partidos, tanto da base do governo quanto da oposição.
Chama a atenção, no entanto, nomes de políticos que não estiveram no páreo daquele ano. Caso do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, que, de acordo com o jornal Extra, justificou: “Certamente, para a minha campanha não foi. Se eu pedi, foi para o PMDB, e foi colocada para outras campanhas".
Outro exemplo é do também peemedebista Jorge Picciani, que, via assessoria, disse que não concorreu a nenhum cargo público em 2012 e que, em 2014, não constam doações da empreiteira a ele.
O senador Renan Calheiros e o ex-presidente José Sarney são mais dois nomes de peso que aparecem na lista, sem que tenham concorrido nas eleições.
Na última quarta-feira (23), o juiz Sérgio Moro, responsável pelos julgamentos em primeira instância da Lava Jato, decretou sigilo sobre o processo.

Em mensagem misteriosa, McGregor aumenta rumores sobre revanche com Nate Diaz

Conor McGregor já foi confirmado por Dana White como o grande nome a liderar o card do UFC 200, show programado para o próximo dia 9 de julho, em Las Vegas (EUA). No entanto, a dúvida sobre quem seria  seu adversário segue em alta, embora Nate Diaz dispare como favorito para uma revanche. E, através de uma mensagem misteriosa, o irlandês aumentou os rumores sobre o reencontro.

Conor McGregor foi confirmado no card do UFC 200 - Reprodução
Em uma de suas contas em redes sociais, Conor postou uma foto de um dos golpes que sofreu na luta contra Nate no início do mês e, apesar de elogiar a atuação do americano, deu a entender que a hora de tirar as diferenças no octógono pode estar mais perto do que nunca.
"Foi um bom golpe. Aproveite. Nós veremos na próxima vez", afirmou em tom misterioso o campeão dos pesos-penas (66 kg).
Caso o duelo se confirme, a divisão dos penas ficará, mais uma vez, no aguardo do irlandês que voltaria a se apresentar em outras divisões. No entanto, isso poderia abrir uma possibilidade para que José Aldo e Frankie Edgar, postulantes ao posto de desafiante do título, disputassem o cinturão interino.


Grampo da PF - Renata (esposa de Lulinha) com Kalil Bittar

José Dirceu dá resposta inacreditável ao ser questionado pelo juiz Sergi...

Chuvas deixam moradores de Caraguatatuba em panico 25/03/2016

O Blog do Guilherme Araujo e a Rádio Caraguá Mix
mandam um ALÔ PARA OS MORADORES DOS BAIRROS: GETUBA, CAPRICORNIO, CENTRO, MORRO
DO ALGODÃO, PEREQUE, TRAVESSÃO, GAIVOTAS e outros... Estou preocupado com a
chuva que esta caindo em Caraguatatuba neste momento, espero que os
moradores dos bairros que vem sendo vitimas estejam preparados....


Atenção senhores da DEFESA CIVIL E
COLABORADORES a chuva já começou...


Gritar pra que?

Eu tenho acompanhado com preocupação que alguns militantes brasileiros estão indo as ruas gritando LULA – LULA – LULA e esqueceu-se de gritar que precisamos de melhor EDUCAÇÃO, SAÚDE, SANEAMENTO BÁSICO, TRANSPORTES DE QUALIDADE E POLÍTICOS CORRUPTOS NA CADEIA... 
No meu ponto de vista este seria o melhor grito dos brasileiros que vão as ruas, ou melhor, dizendo de todos os brasileiros que ama esta nação chamada BRASIL...


Turista esbanja simpatia e dá exemplo de conservação ambiental na Praia ...

Chuvas causa enchente nas ruas do centro de Caraguatatuba no dia 23032016

segunda-feira, 21 de março de 2016

Meu primeiro encontro com Francisco Brennand


Em setembro de 1997, viajei para o Recife para um encontro com o artista plástico Francisco Brennand. A conversa com o maior escultor brasileiro vivo foi transformada em uma reportagem especial para o Correio Braziliense. Na madrugada deste sábado (19) para domingo (20), a GloboNews exibe o resultado de um novo encontro com o pernambucano de sangue inglês: Documento Brennand. Dessa vez, eu estava acompanhando da jornalista Cristina Aragão, editora de cultura do canal. O especial da GloboNews será reprisado no domingo (20) às 07h05 e 16h05. Abaixo, segue o texto publicado há quase duas décadas.

Francisco Brennand (esq.) ao lado de Cristina Aragão e Gerson Camarotti














Certa vez, uma velha senhora foi visitar a Oficina de Cerâmica de Francisco Brennand, localizada no bairro da Várzea, no Recife. Ela aproveitou a oportunidade para conhecer o tão "badalado" templo de arte, já que sua sobrinha, uma jovem arquiteta, iria encomendar cerâmicas para a construção que estava realizando. Depois de terminada a compra, a arquiteta não encontrou mais a tia. O sumiço da velha mobilizou todos os funcionários da Cerâmica. Eles passaram a procurá-la por toda parte: pelo pátio, entre as esculturas e até nos fornos. 

Só depois de muito custo, foram achar a velha senhora dormindo encolhida dentro do carro da sobrinha. A tia tinha se recusado a entrar no famoso museu de esculturas do artista porque ao se deparar com a primeira peça, a mulher de cabelos brancos ficou espantada, absorta, aniquilada e muda com a cena de horror que viu. Ela foi tomada por um violento repúdio. "Isso é uma carnificina!!!", sentenciou a velha senhora para sua sobrinha, já dentro do carro.

"Nunca ninguém tinha conseguido perceber em minha obra o que ela realmente é. A velha senhora foi a minha crítica mais aguda", revelou à Agência Meridional o artista Francisco Brennand, numa conversa de seis horas em seu ateliê. Ele só ficou sabendo do fato dias depois, quando a arquiteta voltou à oficina.

As imagens de sexo abundante nas esculturas de Brennand, com excesso de bundas, seios, falos e vulvas expostas até em bocas de anfíbios, mulheres ensanguentadas a golpes de punhal e espada, mulheres descabeçadas, como Inês de Castro, deuses que traem e são traídos, homens com cabeças de animal e seres hermafroditas estão longe de representar uma arte erótica como muitos críticos insistem em afirmar. 

Em um de seus painéis está a inscrição das palavras de Joseph Conrad: "O horror, o horror". "Todos que chegam aqui ficam deslumbrados com a monumentalidade do conjunto e teimam em não particularizar as peças. Essas peças são as palavras para formar um livro. A verdade não é a beleza", adverte o artista citando Francis Bacon. 

Antes de ser um elemento de fascínio, Brennand construiu uma obra de alerta e reflexão. Aos 70 anos, completados no último dia 11 de junho, ele tenta fugir do rótulo de um senhor respeitável e insuspeito, objeto de tantas homenagens recentes. "A maior parte das pessoas quer ignorar o que eu faço. Quando alguém chega na minha idade se torna cidadão acima de qualquer suspeita", lamenta.

"Nunca fui uma figura respeitável. Eu sou um anti-social. Mas a humanidade é naturalmente desatenta. Se as pessoas olhassem um pouco mais à direita iriam perceber o que eu quero expressar com a minha arte. Foi o que a velha senhora, desprovida de modismos e badalações, conseguiu enxergar. Não estou falando novidade. Isso sempre esteve em minha obra". 

Brennand confessa que toda a exacerbação do sexo presente em sua obra é o reflexo de sua própria vida, conturbada. Quando chegou para se instalar nas ruínas da velha oficina, na Várzea, no início dos anos 70, Brennand já estava separado de sua esposa, a poetisa Deborah Vasconcelos Brennand, com quem teve duas filhas. 

O artista passou a frequentar a zona portuária do Recife para encontrar estas mulheres, ditas generosas. "Estava a procura de putas e sexo farto", diz o mestre da cerâmica sem nenhum pudor. "Minhas companheiras eram pescadas muitas vezes nas camadas mais baixas da sociedade. Era no baixo meretrício mesmo", enfatiza. Ele levava essas mulheres para as ruínas de seu novo ateliê. Hoje, a transpiração daquelas experiências está representada em todos os detalhes do "templo Brennand". 

Atualmente ele está entusiasmado numa série que está fazendo desde 1995 intitulada A História de Chapeuzinho Vermelho. Nessa revisão do conto infantil, Brennand retrata Chapeuzinho Vermelho em seus quadros como uma mulher lasciva, que provoca o Lobo. 

A nova personagem é completamente diferente da inocente menina das histórias infantis. É ela quem toma a iniciativa e deita na cama do Lobo até ser devorada. "Foi o primeiro strip-tease da história", brinca Brennnad que já fez mais de 10 quadros dessa série. Quando questionado se o Lobo Mau era ele, o artista não hesitou em responder. "É claro que sim".

Talvez a obra de Francisco Brennand assuste. Mas a intenção é esta mesmo. A escultura que segundo ele é o cerne do seu pensamento chama-se Dioniso, datada de 1986. Ela vai ser exposta pela primeira vez no próximo ano, em São Paulo, numa mostra individual do artista para marcar a reabertura da Pinacoteca São Paulo, que fechou desde a exposição de Rodin. A peça representa o deus grego do desregramento, da transgressão, da bebida, do vinho e do delírio místico. 

A figura criada pelo artista tem o corpo contorcido, o órgão sexual indefinido e a cabeça de coelho. "O coelho é um dos bichos mais sensuais. Cada vez que tem um orgasmo cai de costas e depois volta ao combate", sorri Brennand, deixando escapar uma observação despretensiosa. 

Dono de uma arte polêmica, Brennand, para explicá-la, colocou certa vez num catálogo de uma exposição a seguinte frase de Agatha Christe: "Era um artista e conseqüentemente um imoral. Na verdade, ele era imoral e portanto deveria ser um artista". Ninguém compreendeu o que o artista quis dizer. Mas já era uma justificativa para que no futuro ninguém viesse a se espantar com declarações como estas, que fez à Agência Meridional pela primeira vez.

"Hoje eu tenho medo de pagar o preço por essa tentativa de descoberta. Armazenei em mim um profundo sentimento de culpa. Penetrei em certas províncias absolutamente proibidas. Não tenho dúvida de que a punição chegará. Como aconteceu com a Lady Diana, vai acontecer comigo e vai acontecer com todos os pecadores", alerta o mestre, que está lendo com entusiasmo o livro Crash, Estranhos Prazeres, de J. G. 

Ballard, que narra a história de pessoas que sentem orgasmos vivenciando acidentes automobilísticos. 
Para ele, esse templo erguido ao horror tem que servir como um objeto de reflexão. "De tudo o que está aqui, muito foi sofrimento e muito foi repúdio", confessa Brennand, um velho leitor do clássico 120 dias de Sodoma, do Marquês de Sade. 

Foi o seu amigo Ariano Suassuna, escritor e dramaturgo paraibano, quem colocou no papel a crítica quedefine com exatidão esse universo Brennand. Foi num texto de apresentação para o catálogo da individual que o artista fez em Berlim, em 1993. 

Suassuna narra uma visita imaginária que ele teria feito a "Ilumiara Brennand" com um certo judeu alemão chamado Josef David Yaari. Depois de discutir muito sobre a obra de Brennand e de iniciar a visita pelo pátio externo, Suassuna faz o convite:

- Não vou entrar. Não passo daqui!, recusou Yaari.
- Você vai deixar de ver o principal e o mais importante?, questionou Suassuna.
- Preciso me defender contra o "Horror" e mostrar a mim mesmo que o fascínio e a grandeza deste Horror não me vencem e nem me dobram!

De uma forma indireta, Suassuna expôs a principal característica desse artista de gênio, que reconhece a culpa de quem quebrou o elo sagrado do equilíbrio. "Eu sou um artista. Essa palavra me absolve de tudo", sentencia.

PICASSO
Como toda família tradicional pernambucana, o pai do jovem artista mandou seu filho estudar na Europa. Era 1949 e Francisco Brennandsó tinha 22 anos. Estava contaminado com idéias sobre a existência das artes maiores e das artes menores. Para Brennand pintura só em óleo sobre tela e escultura só com o mármore de carrara. Na primeira semana em Paris, o pintor Cícero Dias o convidou para uma exposição de cerâmicas de Picasso. 

"Foi uma surpresa e ao mesmo tempo a suprema humilhação por ter tido pensamentos tão tolos. Fiquei desmoralizado por ter rejeitado a cerâmica, produto fabricado pelo meu pai", lembra o artista. Quando voltou da Europa, em 1953, Brennand correu para recuperar o tempo perdido. Até hoje ele usa para fazer cerâmica o barro selecionado pelo seu pai em prospecções feitas em diferentes regiões do Nordeste, especialmente do barro encontrado na cidade de Oeiras, no Piauí.

Depois de modelada, a obra entra na fornalha com 1.400 graus de temperatura. Cada peça fica exposta ao calor durante 24 horas, retornando ao fogo inúmeras vezes até chegar ao ponto de parecer uma rocha vulcânica. O resultado é uma alquimia que impressiona. 

Após sucessivos estudos, conhecendo principalmente os mosaicos gregos e bizantinos, Brennand descobriu o potencial da fragmentação das cores. "Comecei a descobrir novas colorações contaminadas que hoje são copiadas em todo o Brasil", conta Brennand, lembrando que até recentemente uma das principais características da cerâmica era a uniformidade. "Não podia existir nenhuma pinta", acrescenta.

Quem chega ao pátio central da Oficina de Francisco Brennand, localizada às margens do rio Capibaribe, pode pensar que está sofrendo de alucinação. Tudo encanta pela grandiosidade. Num vasto espaço equivalente a dois campos de futebol, o incrédulo visitante atacado por uma "miragem" se questiona se está numa espécie de templo onde estão presentes a arte de dezenas de civilizações antigas.

Mas não é miragem. Tudo o que se vê é real. No centro do pátio está um ovo pendurado num cabo de aço representando a origem da vida. Esse ovo é protegido por uma infinidade de pássaros-rocas perfilados, como aqueles que lançavam pedras contra o navio de Simbad, o marinheiro. 

Mas de onde surgem essas idéias? Em certa época, Miró começou a utilizar a fome para ter alucinações e começar a criar. Brennand também vai no mesmo caminho. Ele acredita nas alucinações, que consegue alcançar com a exacerbação do trabalho. "Depois de horas trabalhando o sangue começa a alterar. É o momento da exaustão. Você deixa de lado o racional e chega a solução ideal", explica Brennand. O mistério desse artista está desvendado. É a alquimia do sangue que transpassa para o barro, como se tudo fosse uma única matéria.