GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

domingo, 30 de abril de 2023

O mal que a corrupção causa na administração publica municipal de Caraguatatuba

Por: Jornalista Gabriela de Melo Dias - MTB nº 12923/PR

Prevalência e impacto da corrupção na administração pública municipal

A corrupção na administração pública municipal é um problema generalizado que pode assumir várias formas. Alguns dos tipos mais comuns de corrupção na administração pública municipal incluem peculato, suborno e nepotismo. A corrupção passiva, que envolve funcionários públicos que aceitam subornos ou presentes em troca de favores, também é um problema significativo em muitos municípios. Estas práticas corruptas podem ter um impacto prejudicial no funcionamento dos serviços públicos e no bem-estar dos cidadãos. Portanto, é essencial identificar e combater a corrupção na administração pública municipal para garantir que os serviços públicos sejam prestados de forma eficiente e eficaz.

As consequências negativas da corrupção na administração pública municipal são amplas e podem ter um impacto significativo nos serviços públicos. A corrupção pode levar à falta de transparência na tomada de decisões, o que pode minar a confiança pública no governo. Também pode resultar na má alocação de recursos, o que pode levar a ineficiências na prestação de serviços públicos e desperdício de dinheiro do contribuinte. A corrupção também pode ter um impacto negativo nos membros mais vulneráveis ​​da sociedade, pois os recursos destinados a seu benefício são desviados para ganho pessoal. Portanto, é fundamental implementar estratégias de combate à corrupção na gestão pública municipal e garantir que os recursos públicos sejam utilizados para os fins a que se destinam.

Existem várias estratégias que podem ser implementadas para combater a corrupção na administração pública municipal. Isso inclui o fortalecimento da advocacia pública municipal, dos órgãos de controle e da atuação dos conselhos de políticas públicas. Além disso, a instituição de leis e códigos de conduta que promovam a transparência e a prestação de contas na administração pública podem ajudar a prevenir a corrupção. A educação e o treinamento de funcionários públicos também podem desempenhar um papel crítico na redução da corrupção. Finalmente, é essencial permanecer vigilante na luta contra a corrupção e responsabilizar os funcionários públicos por suas ações. Com a implementação dessas estratégias, é possível reduzir a prevalência da corrupção na administração pública municipal e garantir que os recursos públicos sejam utilizados em benefício de todos os cidadãos.

Guilherme Araújo, CEO jornalismo investigativo - (MTB nº 79157/SP), ativista politico, palestrante, consultor de negócios e politicas publicas, analista, mediador de conflitos de medio e  alto risco, membro titular da Associação Brasileira de Imprensa - (ABI).


Nenhum comentário: