GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

domingo, 30 de abril de 2023

Corrupção no sistema de saúde municipal

Uma das formas de corrupção mais prevalentes no sistema municipal de saúde são propinas e propinas na aquisição de insumos médicos. No Brasil, existem inúmeros casos de manipulação de processos licitatórios para a compra de insumos médicos, com indivíduos e empresas oferecendo subornos a funcionários públicos em troca de contratos. Esse tipo de corrupção não só leva a preços inflacionados de suprimentos médicos, mas também coloca em risco a saúde dos pacientes, comprometendo a qualidade dos produtos adquiridos.

O uso indevido de recursos e o desfalque de funcionários é outra forma de corrupção que assola o sistema de saúde municipal. Em muitos casos, os funcionários desviam recursos destinados à melhoria da qualidade dos serviços de saúde, desviando-os para ganho pessoal. Por exemplo, durante a pandemia de COVID-19, houve relatos de autoridades negociando a compra de vacinas a preços inflacionados ou desviando fundos destinados aos esforços de alívio da pandemia. Tais práticas não apenas minam a confiança do público no sistema de saúde, mas também trazem sérias consequências para os pacientes que dependem desses serviços.

Nepotismo e clientelismo nas contratações e promoções também são formas de corrupção prevalentes no sistema municipal de saúde. Essa prática envolve funcionários que favorecem seus amigos e familiares para cargos ou promoções, mesmo que não sejam qualificados para a função. Isso não apenas leva à falta de diversidade e meritocracia no sistema de saúde, mas também compromete a qualidade da assistência prestada aos pacientes. É essencial manter-se vigilante na luta contra a corrupção na administração municipal e garantir que leis e regulamentos estejam em vigor para prevenir tais práticas.

Guilherme Araújo, CEO jornalismo investigativo - (MTB nº 79157/SP), ativista politico, palestrante, consultor de negócios e politicas publicas, analista, mediador de conflitos de medio e  alto risco, membro titular da Associação Brasileira de Imprensa - (ABI).

Nenhum comentário: